10 maneiras de saber se um dragão barbudo está morrendo

Os Melhores Nomes Para Crianças

Dragão Barbudo

Dragões barbudos, ou 'beardies', são um dos lagartos de estimação mais populares, especialmente entre criadores de répteis iniciantes. Como eles têm necessidades específicas de cuidados, dieta e temperatura que podem passar despercebidas tanto por tratadores novatos quanto por tratadores mais experientes, é importante saber como saber se seu dragão barbudo está morrendo de vontade de levá-lo imediatamente a um veterinário experiente.





1. Sem movimentos intestinais

Acompanhar a frequência com que seu beardie evacua é uma etapa necessária para garantir que ele esteja saudável. Se o seu beardie não eliminar há vários dias, é possível que ele tenha uma impactação no intestino, o que pode levar à morte. Enquanto existem coisas que você pode fazer para ajudá-los a ir , como dar-lhes banho ou alimentá-los com abóbora simples em lata, você deve consultar seu veterinário sobre os próximos passos.

2. Diarréia e fezes com sangue

dragão barbudo debaixo do cobertor

Por outro lado, não evacuações está tendo movimentos prejudiciais à saúde, especialmente diarréia. Se o seu beardie estiver produzindo fezes aquosas ou você observar sinais de sangue nas fezes, ele pode estar sofrendo de parasitas ou problemas com sua dieta, e a intervenção médica é necessária imediatamente. Outro sinal de que seu beardie pode estar doente é se as fezes tiverem um cheiro forte e ruim. A possível causa de problemas com as fezes pode ser dieta inadequada , parasitas, habitat sujo ou hidratação, iluminação e temperaturas inadequadas.





3. Letargia

Beardies definitivamente gostam de relaxar, mas se você vir seu dragão mal se movendo ou se movendo menos do que o normal, isso é um sinal de que ele pode estar gravemente doente. Muitas vezes, isso pode acontecer devido a calor ou iluminação inadequada , o que tem um efeito negativo direto no seu metabolismo. Você deve verificar o ambiente do tanque em busca desses fatores para descartar a iluminação ou o calor como um problema.

Também é comum que os beardies fiquem um pouco letárgicos se estiverem prontos para sofrer brumação (semelhante à hibernação nos mamíferos) ou quando estiverem prontos para se livrar. Um beardie com uma configuração adequada e que não está perdendo deve estar ativo e alerta. Uma visita ao veterinário é necessária se você observar um comportamento lento.



4. Falta de apetite

Dragão de barba exótico obtém vitamina UVB da luz

Embora não seja totalmente anormal para seu dragão barbudo não comer todos os dias, a falta de apetite pode ser motivo de preocupação quando associada a outros sintomas. Os motivos comuns pelos quais um beardie não come incluem o seguinte:

  • Alguns beardies param de comer se se sentirem estressados, o que geralmente acontece quando um novo beardie é levado para casa, para um novo ambiente.
  • Outros não comerão se o aquário não estiver quente o suficiente, pois o calor é necessário para o funcionamento do metabolismo do lagarto.
  • Da mesma forma, se não receberem luz ultravioleta B (UVB) suficiente, isso pode causar falta de apetite.

Você deve verificar todas essas possibilidades quando perceber que seu beardie está sem apetite, e se conseguir eliminar todas elas e ele ainda não estiver comendo e perdendo peso, fale imediatamente com um veterinário. Seu dragão barbudo pode ter parasitas, impactação ou problemas com sua dieta.

5. Problemas de movimento

Uma doença muito comum e grave entre beardies e outros répteis é Doença Óssea Metabólica (DMO) . Um sinal desse distúrbio é a dificuldade de movimentação; beardies que sofrem de MBD agem como se não tivessem controle total de seus membros, e você pode observar espasmos ou tremores associados à letargia e falta de apetite.



A deformação óssea também é um problema comum observado em dragões barbudos com DMO, e você pode notar deformidades como inchaço ou amolecimento ao longo da coluna, pernas ou mandíbulas. Um terceiro sinal de MBD são os problemas com a captura de insetos vivos, pois sua incapacidade de se mover corretamente impede sua capacidade de capturar insetos que se movem rapidamente, como os grilos. A impactação com risco de vida também pode causar problemas de movimento, especificamente quando o lagarto parece que suas patas traseiras não estão funcionando e parece se arrastar pelo tanque.

6. Problemas de pele

Alguns outros comuns preocupações com a saúde do beardie incluem podridão da cauda, ​​podridão da boca e fungo amarelo. Os sinais mais óbvios são problemas visíveis na pele do lagarto, como manchas descoloridas, principalmente ao redor da boca, aparecimento de podridão, feridas abertas, inchaço ou inflamação. Outro sinal é que a pele parece pálida ou acinzentada, e isso se refere à pele que não está sendo trocada no momento.

7. Olhos fundos

veterinário segurando dragão barbudo

Se os olhos do seu beardie parecem 'afundados' na cabeça ou caídos, e eles não parecem focado, brilhante ou claro , isso é um sinal de desidratação. Fornecer-lhes banho-maria, spray de água de uma garrafa, bem como Pedialyte diluído através de um pequeno conta-gotas pode realmente ajudar na desidratação. Um lagarto desidratado pode sucumbir rapidamente à doença e à morte, e intervir imediatamente é a chave para manter seu beardie bem.

8. Pele enrugada

A pele do urso que parece visivelmente enrugada é um sinal de possível desidratação. Você também pode 'testar' a pele pegando os dedos e puxando levemente a pele para ver se ela volta ao lugar. A pele normal e saudável deve apresentar elasticidade e assentar normalmente, enquanto a pele seca e desidratada não. Se o seu lagarto estiver desidratado, você também poderá notar que a cauda parece mais fina do que o normal e as áreas gordurosas, ou almofadas, parecem afundadas.

9. Problemas respiratórios

Outro problema muito comum com os beardies são os problemas respiratórios. Isso pode ser devido à umidade ou temperaturas inadequadas no tanque, estresse ou substrato incorreto . Se você notar que seu beardie está respirando superficialmente ou com dificuldade ou com a boca aberta, isso pode ser um sinal de que ele tem uma infecção respiratória.

Também pode ser um sinal de superaquecimento, o que pode causar desidratação e derrame. Se você notar seu beardie cavando, ficando nos cantos ou sob as decorações, ou agindo como se quisesse sair do tanque, verifique as configurações de temperatura para ter certeza de que não está muito quente.

10. Ficar do lado frio

Uma configuração adequada para um beardie terá uma área fria e quente em um tanque, bem como um local para se aquecer. Se o seu beardie ficar na área fria e não sair, isso é um motivo imediato de preocupação.

Se um réptil não conseguir se aquecer, seu metabolismo não funcionará adequadamente, o que pode levar rapidamente à morte. Se o seu beardie não estiver se movendo para as áreas mais quentes do tanque ou para o local de frade, pode ser que ele esteja sofrendo de sérios problemas médicos que o impeçam de ter energia para se movimentar e precise de uma consulta veterinária o mais rápido possível.

Conhecendo os sinais comuns de morte do dragão barbudo

Certifique-se de compreender todos os requisitos ambientais necessários para seu barbudo , incluindo iluminação, umidade, temperaturas e dieta adequada. Você precisará desse conhecimento não apenas para mantê-los saudáveis, mas também para descartar causas quando notar sinais de doença.

É importante interagir regularmente com seu beardie e ficar de olho na frequência com que ele come, faz suas necessidades e mostra comportamento ativo. Isso o ajudará a identificar possíveis sinais de que eles estão morrendo, quando ainda há tempo para intervir. Certifique-se de ter um veterinário perto de você especializado em exóticos assim, você saberá exatamente aonde ir quando ficar claro que é necessária uma intervenção médica imediata.

Calculadora Caloria