12 razões para queda de cabelo nas orelhas de um gato

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinário examinando a orelha de um gato sagrado da Birmânia

Se o seu gato tem uma careca na cabeça ou está perdendo o pelo ao redor das orelhas, talvez seja hora de dar uma olhada mais de perto no que está acontecendo. Existem vários motivos para a queda de cabelo felino, também conhecida como alopecia. Pode ser herdado ou adquirido.





1. Perda de cabelo hereditária

Seu gato perdendo cabelo nas orelhas ou na cabeça pode ser simplesmente resultado da genética. Nos casos de queda de cabelo hereditária, não há causa subjacente, exceto uma transferência de genes, de modo que as manchas calvas não apresentam qualquer irritação e não parecem incomodar em nada o gato afetado. Não existe nenhum tratamento para interromper a queda ou estimular o crescimento do cabelo novamente depois de perdido.

Artigos relacionados

De acordo com ProVet Health Care , algumas raças de gatos com tendência à queda de cabelo hereditária incluem:



Perda de cabelo adquirida

A perda de cabelo adquirida é normalmente um sinal de outras condições que causam coceira. Os gatos afetados coçam, mastigam, lambem ou esfregam as áreas que coçam até que o cabelo seja literalmente removido. Se os fatores hereditários forem descartados, isso deixa uma série de outras causas possíveis, e algumas delas são contagiosas. Lembre-se de que as informações apresentadas aqui não pretendem substituir um diagnóstico profissional do seu veterinário.

com quais sinais são virgos compatíveis

2. Ácaros da orelha

Ácaros da orelha , cientificamente conhecido como Otodectes cynotis , pode causar coceira intensa e resultar em queda de pêlos nas orelhas e na cabeça do gato. Esses ácaros são facilmente transferidos para outros gatos e às vezes até para pessoas, embora normalmente não consigam sobreviver em humanos.



Sinais de um infestação de ácaros da orelha incluir:

  • Esfregar a cabeça
  • Orelha tremendo
  • Coçar
  • Vermelhidão
  • Perda de cabelo
  • Acúmulo marrom e ceroso nas orelhas
  • Cheiro desagradável

Os ácaros da orelha são facilmente diagnosticados com um otoscópio. O tratamento geralmente consiste na limpeza completa, mas suave, das orelhas e na aplicação de um medicamento recomendado pelo veterinário diretamente nos canais. Geralmente é necessário repetir o tratamento por até três semanas para matar todos os novos filhotes.

3. Pulgas

Gato siamês coçando o pescoço

A saliva deixada para trás quando um pulga morde um gato causa uma reação com coceira chamada dermatite alérgica a pulgas, que faz os gatos se coçarem loucamente. Embora a queda de cabelo possa ocorrer em qualquer parte do corpo, a cabeça, os pelos do rosto do gato e as orelhas são especialmente vulneráveis ​​à queda de cabelo quando os gatos se esfregam em móveis e tapetes ou coçam as têmporas enquanto tentam encontrar algum alívio.



quando posso me mudar legalmente

As pulgas são facilmente detectadas pela sua presença física ou pelos pequenos excrementos que deixam no pelo do seu gato. As infestações podem ser tratadas com vários produtos inseticidas, incluindo sprays, xampus, banhos e medicamentos locais, como Frontline para gatos.

4. Micose

Ao contrário do seu nome, micose não é um verme. Na verdade, é uma infecção fúngica que coça e vive nos folículos capilares e se alimenta de células mortas. À medida que o fungo se instala nas hastes do cabelo, as hastes se quebram no nível da pele e deixam manchas calvas. Às vezes, surgem manchas crocantes ao redor das orelhas e outras áreas afetadas. A micose é muito contagiosa , e pode ser diagnosticado através da cultura do fungo no cabelo. Existem vários tratamentos possíveis para eliminar a infecção.

Esses incluem:

  • Aplicação de um curso de imersão em cal e enxofre
  • Administrando griseofulvina comprimidos conforme recomendado pelo seu veterinário
  • Aplicação de uma pomada tópica como miconazol
  • Shampoos antifúngicos repetidos
  • Raspar completamente o gato inteiro

5. Muitos

Muitos é outro tipo de infestação contagiosa por ácaros que causa coceira intensa, especialmente ao redor do rosto, orelhas e pescoço. A pele nas áreas afetadas apresenta bastante queda de cabelo, e a pele normalmente começa a se cobrir com uma espécie de crosta amarelo-acinzentada que é semelhante a um caso grave de eczema.

Muitos felinos é dividido em dois tipos: notoédrico e demodécico. Qualquer um dos tipos é diagnosticado por meio de uma raspagem de pele da área afetada e visualizada sob ampliação para detectar a presença de ácaros. Dependendo do tipo de sarna, pode ser necessário cortar pelos longos e aplicar um pouco de enxofre de cal uma vez por semana até que raspagens subsequentes da pele mostrem que os ácaros desapareceram. Os tratamentos podem ser repetidos de seis a oito vezes para curar a infestação.

6. Alergias Alimentares

Veterinário examinando gato

Alergias a comida também pode produzir coceira intensa e feridas com secreção, especialmente ao redor da cabeça, rosto, orelhas e pescoço. Os gatos afetados começam a perder cabelo rapidamente e as infecções crônicas de ouvido contribuem para o problema. Obter um diagnóstico de alergia alimentar requer uma série de testes alimentares em que seu veterinário prescreverá uma dieta restrita que reintroduzirá lentamente os alimentos, um de cada vez, até que uma reação alérgica seja observada a um item específico. Para saber mais sobre alergias alimentares e muitos outros problemas de saúde digestiva do seu gatinho, consulte e-book chamado Happy Tummy Cat , escrito por um veterinário para fornecer referência rápida para uma infinidade de sintomas.

Às vezes, mais de um alimento está envolvido em uma reação, mas todos os alimentos problemáticos devem ser eliminados permanentemente da dieta do seu gato. Depois que as substâncias nocivas saem do organismo do gato, as feridas cicatrizam e o pelo tende a crescer novamente, embora possa ter cor e textura ligeiramente diferentes do pelo original.

7. Estresse crônico

Talvez uma causa menos óbvia, o estresse crônico desempenha um papel na queda de cabelo. Os gatos confortam-se com a higiene e, quanto mais estressados ​​se sentem, mais se limpam. Lambidas constantes e lavagem das patas acabam desgastando o pêlo, especialmente em áreas com pêlo muito curto, como cabeça e orelhas. Esta condição específica é conhecida como alopecia psicogênica .

Gerenciar o estresse felino requer identificar as coisas que causam ansiedade e eliminá-las do ambiente do seu gato, tanto quanto possível. Alguns gatos também respondem a estímulos saudáveis, como um árvore de gato para se exercitar. Isso alivia o tédio e dá ao seu gato algo em que se concentrar além de si mesmo. No entanto, alguns gatos precisam da ajuda de outras soluções como Feromônios ou medicamentos para ansiedade .

8. Alopecia areata

Alopecia areata não é completamente compreendido, mas os pesquisadores suspeitam que a condição esteja relacionada à autoimunidade e também possa ser complicada pela dieta de um gato. Parece causar a maior perda de cabelo ao redor da cabeça, pescoço e costas devido a arranhões excessivos. Os veterinários tentam principalmente tratar a doença testando alergias a comida, eliminando então esses alérgenos da dieta do gato.

9. Atopia

Arranhando gato

Atopia refere-se a alergias causadas pela inalação de irritantes ambientais, como fungos, pólens, ácaros, etc. produz coceira intensa isso faz com que o gato arranhe muito, principalmente ao redor da cabeça e das orelhas. O tratamento inclui a remoção do máximo possível do alérgeno do ambiente do gato ou a limitação da exposição do gato ao alérgeno. Às vezes, anti-histamínicos são administrados ao gato para ajudar a aliviar a coceira durante a pior reação. Em alguns casos, seu veterinário pode recomendar medicamentos imunossupressores ou injeções contra alergia.

amaretto azedo com mistura agridoce

10. Alopécia Facial

Alopecia facial é considerada normal a queda de cabelo que ocorre na cabeça, entre os olhos e as orelhas. Este tipo de queda de cabelo parece ser mais proeminente em gatos com pelos curtos e escuros. Por ser considerado normal, não há tratamento para isso, a menos que você veja outros sinais de uma doença de pele que possa realmente ser a causa da queda de cabelo.

11. Adenite sebácea

Adenite sebácea é uma doença inflamatória das glândulas sebáceas. É muito raro em gatos, mas causa queda de cabelo no rosto, cabeça e orelhas. Não há cura para esta doença, por isso o tratamento consiste principalmente em controlar os sintomas, administrando medicamentos antiinflamatórios ao gato e usando shampoo anti-descamação para limpar as lesões crostosas que se formam ao redor dos folículos capilares.

12. Dermatite Solar

Também conhecida simplesmente como queimadura solar, dermatite solar causa uma queimadura dolorosa seguida de descamação e alguma queda de cabelo. A condição geralmente é mais notável ao redor das orelhas, mas o nariz e as pálpebras também são bastante suscetíveis, pois, em primeiro lugar, têm pouco ou nenhum cabelo para proteção. Gatos com pele rosada e pêlo mais claro correm maior risco. O tratamento inclui manter o gato longe do sol e aplicar uma pomada antibiótica para promover a cura. A exposição prolongada ao sol pode fazer com que a dermatite solar evolua para carcinoma de células escamosas nas orelhas e no rosto de um gato, por isso é importante protegê-lo dos danos do sol.

Consulte o seu veterinário

Se notar queda de cabelo nas orelhas do seu gato, não hesite em levá-lo ao veterinário. Quanto mais rápido a causa for diagnosticada, mais facilmente ela será tratada e você poderá evitar que o problema fique completamente fora de controle. Em muitos casos, os pelos das orelhas do seu gato acabarão por voltar a crescer.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria