Afinação de violão de 12 cordas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Afinar 12 cordas pode ser tão fácil quanto seis quando você pega o jeito!

Se você está interessado na afinação de um violão de 12 cordas, provavelmente achou que é mais difícil do que afinar um violão de seis cordas. No entanto, depois de ver as etapas para afinar as 12 cordas, o processo não parecerá tão intimidante como no início e você pode até gostar de aprender como fazer o som das 12 cordas cintilar e brilhar.





Como afinar uma guitarra de 12 cordas

A menos que você seja um profissional com um ouvido para uma entonação perfeita, você deve sempre afinar um violão de 12 cordas com um afinador. A entonação precisa é crítica. Caso contrário, o som da guitarra será péssimo, mesmo que apenas uma das 12 cordas esteja ligeiramente desligada. Se você não quiser pagar por um sintonizador de plug-in ou diapasão, você pode usar um vídeo de afinador de guitarra sem narração ou baixe um app sintonizador para o seu telefone.

Artigos relacionados
  • Imagens de contrabaixo
  • Notas de violão de 6 cordas
  • Guia para guitarras de aço Carter

Siga estas etapas para afinar suas 12 cordas:



  1. Observe as cordas, toque cada uma e observe que não são 12 notas diferentes como uma escala, mas seis pares de cordas afinadas em seis notas - duas cordas por nota. Na maioria desses pares, uma corda é uma versão grave, uma oitava abaixo da nota afinada padrão de sua corda gêmea.
  2. Para afinar a afinação padrão, você afinará cada par de cordas com as seis notas normais da afinação padrão da guitarra: Mi grave (ou seja, E2), Lá, Ré, Sol, B, Mi agudo (ou seja, E4). Alguns músicos preferem afinar um passo inteiro abaixo da afinação padrão (Ré, Sol, C, Fá, Lá, Ré) para reduzir a tensão das cordas se estiverem quebrando as cordas ou se quiserem uma qualidade de som inferior, mas este exemplo manterá a afinação padrão .
  3. Comece com o par de cordas para a nota E grave (as duas cordas mais próximas do seu corpo). A corda fina neste par é o mi baixo padrão, como você teria em uma corda de seis. Sintonize para baixo E padrão, que é de 82 Hz em um sintonizador.
  4. Conforme você dedilha a corda para combinar seu tom com o Mi do afinador, pare a corda gêmea próxima a ela de tocar também, apoiando sua palheta ou dedo nela depois de dedilhar a corda que está afinando.
  5. Afine a próxima corda do par, que é a corda mais grossa e mais grave perto da corda que você acabou de afinar. Afine uma oitava abaixo da nota E padrão que você acabou de afinar com a corda anterior. (Isso seria uma nota E1, 41 Hz.)
  6. Passe para o próximo par mais próximo de seu corpo, o par da nota A na afinação padrão. A corda fina neste par é o A padrão, como você teria em uma corda de seis. Sintonize para o padrão A, que é 110 Hz em um sintonizador.
  7. Afine a próxima corda do par, que é a corda mais grossa e mais grave perto da corda que você acabou de afinar. Afine uma oitava abaixo da nota A padrão que você acabou de afinar com a corda anterior. (Isso seria A2 ou 55 Hz.)
  8. Passe para o próximo par mais próximo de seu corpo, o par da nota Ré na afinação padrão. A corda fina neste par é o D padrão, como você teria em uma corda de seis. Ajuste para D padrão, que é 147 Hz em um sintonizador.
  9. Afine a próxima corda do par, que é a corda mais grossa e mais grave perto da corda que você acabou de afinar. Afine uma oitava abaixo da nota Ré padrão que você acabou de afinar com a corda anterior. (Isso seria D2, ou cerca de 73,42 Hz.)
  10. Passe para o próximo par, o par da nota G na afinação padrão. A corda fina neste par é o G padrão, como você teria em uma corda de seis. Sintonize no padrão G, que é 196 Hz em um sintonizador.
  11. Afine a próxima corda do par, que é a corda mais grossa e mais grave perto da corda que você acabou de afinar. Afine uma oitava abaixo da nota G padrão que você acabou de afinar com a corda anterior. (Isso seria G2, ou 98 Hz.)
  12. Passe para o próximo par, o par da nota B na afinação padrão. A primeira corda neste par é o B padrão, como você teria em uma corda de seis. Ajuste para o padrão B, que é 247 Hz em um sintonizador.
  13. Afine a próxima corda do par, mas, neste caso, você não afinará a corda uma oitava abaixo. Esta corda é combinada com a frequência exata de sua corda gêmea, então também é um B em 247 Hz. Alguns guitarristas irão afinar esta segunda corda apenas um pouco fora do tom intencionalmente, desligando o pino de afinação um fio de cabelo depois de ser afinado corretamente. Isso pode aprimorar o efeito semelhante ao de um coro de 12 cordas.
  14. Passe para o próximo par, o par da nota E aguda na afinação padrão. A primeira corda neste par é o E agudo padrão, como você teria em uma corda de seis. Sintonize-o em E alto padrão, que é 300 Hz em um sintonizador.
  15. Afine a próxima corda do par, mas, neste caso, você não afinará a corda uma oitava abaixo. Esta corda é combinada com a frequência exata de sua corda gêmea, então também é um E a 300 Hz. Alguns guitarristas irão afinar esta segunda corda apenas um pouco fora do tom intencionalmente, desligando o pino de afinação um fio de cabelo depois de ser afinado corretamente. Isso pode aprimorar o efeito semelhante ao de um coro de 12 cordas.

Alguns guitarristas fazem uma versão abreviada da afinação para ajudá-los a se lembrar das etapas acima:

EeAaDdGgBBEE



Nota: maiúsculas significa que é uma nota de afinação padrão da guitarra e minúsculas significa que é uma oitava abaixo da afinação padrão.

Assista às etapas de ajuste no formulário de vídeo

Este vídeo lhe dará uma visão geral do processo. O instrutor passa os primeiros minutos demonstrando o som de uma corda de 12 cordas e explicando alguns dos fundamentos. As instruções de ajuste reais começam às 5:35.

Algumas dicas e recursos finais de ajuste

Um 12 cordas soa maravilhoso, mas pode ser um pouco mais complicado de manter e tocar corretamente. Essas dicas o ajudarão na jornada.



  • A corda G mais grave é a corda com maior probabilidade de quebrar na guitarra. Para evitar isso, certifique-se de usar o medidor adequado para sua guitarra e não aperte demais.
  • Se você quebrar cordas repetidamente, considere afinar suas 12 cordas em uma afinação rebatida, que segue os mesmos passos descritos acima, exceto que você está afinando cada nota um passo inteiro abaixo em seu afinador (isto é, em vez de afinar a 6ª corda em Mi , você está afinando em D. Em vez de afinar a quinta corda em A, você está afinando em G e assim por diante.)
  • Até que você se acostume com as notas de todas as cordas, você pode querer manter um guia de referência para que possa sempre ver qual nota corresponde a qual corda, caso se esqueça.
  • Cada par de cordas são colocados juntos porque o músico sempre deve pressionar cada par para baixo. Em outras palavras, cada dedo está sempre pressionando duas cordas ao mesmo tempo. Isso exige força extra dos dedos e pode levar algum tempo para que as mãos adquiram a pressão e a resistência adequadas. Seja paciente com o processo enquanto seu corpo aprende a se ajustar.

Recursos adicionais

Os links a seguir têm recursos adicionais para ajudá-lo a dominar o violão de 12 cordas:

  • Guitar Noise oferece um aula gratuita de 12 cordas como um artigo
  • Se você está no mercado para comprar uma guitarra Taylor de 12 cordas, um dos mais renomados fabricantes de 12 cordas e seis cordas, tem um guia de e-book grátis para saber o que procurar ao comprar uma nova guitarra.

Sintonize como um profissional

Com as etapas, vídeos e recursos acima, seu 12 cordas tocará afinado. Não demorará muito para que você esteja gravando seus próprios vídeos de instrução de violão de 12 cordas para o YouTube.

Calculadora Caloria