12 tipos de vinho branco seco

Os Melhores Nomes Para Crianças

vinho branco

Muitas pessoas preferem os brancos secos a qualquer outro tipo de vinho. Vinhos como Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Riesling seco são produzidos em todo o mundo, e os bebedores de vinho os valorizam por seus sabores crocantes e facilidade de combinação com alimentos. Você pode beber brancos secos em qualquer época do ano, mas eles são especialmente refrescantes durante os meses quentes de verão. Com tantas variedades de vinho branco seco, há um branco que se adapta a quase todos os paladares.





Definindo seco

Uvas para vinhotêm graus variados de açúcares naturais, dependendo da variedade, da época em que as uvas foram colhidas e do nível de concentração dos sucos. Durante o processo de fermentação, a levedura converte açúcares do suco de uva em álcool. Quando a maior parte do açúcar é convertida e o açúcar residual é inferior a um por cento do volume do vinho (quatro gramas de açúcar por litro), o vinho é considerado seco. Os vinhos também podem ser considerados meio secos se contiverem um açúcar residual de 12 g / L. Vinhos com níveis mais altos de açúcar são meio secos, médios ou doces.

Artigos relacionados
  • Galeria do guia de vinhos para iniciantes
  • Informações básicas sobre vinhos e dicas para servir
  • 8 ideias para cestas de vinhos italianos
Vinhas com barril de madeira velho na linha de uva verde videira

Doce e frutado são dois termos que costumam ser confundidos emterminologia do vinho. Um vinho frutado não é necessariamente doce, e os vinhos mais secos ainda podem ter múltiplas características de frutas. Frutado não descreve necessariamente o nível de doçura do vinho, mas sim suas características de fruta. Por exemplo, Riesling pode ter sabor de maçã, ou Sauvignon Blanc pode ter sabor de groselha.



Brancos Muito Secos

Estes vinhos contêm menos de 4 g / L de resíduoaçúcar. Portanto, possuem uma característica seca e crocante que os torna perfeitos para os amantes de vinho seco.

quando os gatos machos entram no cio

Sauvignon Blanc

Este é um dos vinhos mais secos e crocantes, tornando-o uma superestrela para degustar ou cozinhar. Este vinho magro e limpo é geralmente herbáceo ou herbáceo com acidez bem equilibrada e frutas subjacentes. Você pode encontrar o Sauvignon Blanc cultivado em todo o mundo. As principais regiões de cultivo incluem Bordeaux,Nova Zelândia, o Vale do Loire,África do Sul, Áustria, Califórnia e estado de Washington.



Albariño

Esta secaVinho espanhol, pronuncia-se al-buh-reen-yo, tem um ácido brilhante e sabores refrescantes de frutas cítricas e leves notas salgadas. É delicioso com os frutos do mar que abundam na culinária espanhola. Os portugueses chamam-lhe Alvarinho.

Chardonnay

OBorgonharegião da França é bem conhecida por sua excelenteChardonnayvinhos. Na verdade, o Chablis da França é um vinho fino e crocante feito exclusivamente de uva. Os vinhos desta região são perfumados com sabores de maçã, frutas tropicais, frutas cítricas e sílex. As versões do Novo Mundo da Califórnia e do Estado de Washington são envelhecidas em carvalho novo e tendem a ser tostadas com sabores de baunilha. A presença de ausência de carvalho no Chardonnay afeta significativamente os perfis de sabor. Sem carvalho, as notas tropicais brilhantes vêm à tona. Com carvalho, os sabores tostados de baunilha tendem a dominar.

Muscadet

Com pronunciado musk-uh-day, este vinho de corpo leve é ​​extremamente seco. Muscadet é feito de uvas Melon de Bourgogne e não deve ser confundido com Muscat ouVinhos Moscato, que tendem a ser secos ou semi-doces. Em vez disso, Muscadet é forte, picante e delicioso, com notas cítricas e minerais. Este vinho vem do Vale do Loire.



Torrontés

Torrontés (torr-on-tez) é um vinho que está crescendo em popularidade. Você encontrará muitos exemplos deliciosos de países da América do Sul, especialmenteArgentina. É um branco aromático, o que significa que o vinho é particularmente perfumado. Na boca, você descobrirá notas de pêssego e frutas cítricas junto com uma acidez viva e notas florais.

Brancos Meio Secos

Esses vinhos podem ter até 12 g / L de açúcar residual. Eles tendem a ser um pouco mais doces do que os vinhos muito secos, mas não tão doces a ponto de serem classificados como vinhos secos ou de sobremesa.

como responder ao e-mail da entrevista

Pinot Blanc

Pinot Blanc é uma mutação genética da Pinot Noir. No entanto, é uma uva vinífera branca cultivada em regiões como Alemanha, Áustria, Itália e Alsácia, França. Possui perfis de sabor semelhantes aos do Chardonnay, fazendo vinhos médios a encorpados com acidez viva e notas de maçã e amêndoa.

Pinot Grigio / Pinot Gris

Na Itália, este vinho é chamado de Pinot Grigio. Em outros lugares, particularmente no Oregon e na França, os vinhos da mesma uva são chamados de Pinot Gris. Na Alemanha, é chamado de Grauburgunder. Pinot Grigio da Alsácia, França é um vinho doce e geralmente não se encaixa na categoria de brancos secos. Os vinhos Pinot Grigio / Gris secos são leves, crocantes e frutados com notas minerais ou cítricas. O estilo italiano Pinot Grigio tende a ser a versão nítida e mineral deste vinho branco seco, enquanto o estilo francês Pinot Gris tende a ser frutado e seco.

Viognier

Viognier (vee-oh-nay) é uma uva aromática. Na verdade, nos vinhos Côte-Rôtie da França, os produtores de vinho misturam um pouco de Viognier com Syrah para adicionar um aroma atraente com um aroma cítrico. É uma uva francesa que está crescendo em popularidade em todo o mundo por seus aromas e sabores altamente perfumados de pêssego e madressilva.

Valtellina Verde

A Áustria é especializada neste vinho pêssego com notas de pimenta e especiarias. Quando as uvas são colhidas quando estão menos maduras, os cítricos - especialmente lima - é o sabor que predomina. No entanto, quanto mais tarde na temporada as uvas são colhidas, menos notas cítricas você encontrará no vinho e as uvas mais maduras produzem vinhos com notas de pêssego.

como se livrar de resíduos de fita

Gewürtztraminer

A Alemanha e a Alsácia são especializadas neste branco picante e aromático. Você também pode encontrar bons exemplos da Nova Zelândia, Oregon e Califórnia. Nem todos os Gewürtztraminers (guh-vurtz-tra-mee-nehr) estão secos. Esta uva também é popular em uma versão mais doce, de colheita tardia. Se você está procurando por seco, escolha uma versão alemã trocken ou halbtrocken. Espere notas florais, de especiarias e cítricas neste vinho.

Riesling

Outra uva vinífera que prospera no clima mais frio da Alemanha e da Alsácia, a Riesling (ree-sling) pode ser seca ou doce. Os vinhos ácidos têm sabores de minerais, frutas de caroço e maçãs. Você também pode encontrar exemplos de Rieslings secos em Washington, Oregon e Califórnia.

champanhe

Champagne (eVinhos espumantesfora da França) também é um tipo de vinho branco seco. Embora muitos champanhes sejam secos, a região tem sua própria classificação de doçura.

  • Extra Brut tem menos de 0,6% de açúcar residual.
  • Brut contém menos de 1,5 por cento de açúcar residual.
  • Extra Sec tem 1,2 por cento a 2 por cento. É um vinho meio seco.
  • Sec tem de 1,7% a 3,5% de açúcar residual.
  • Demi-Sec contém 3,3 por cento a 5 por cento de açúcar residual.
  • Doux contém 5 por cento ou mais de açúcar residual.
Seis garrafas de champanhe

Combinação de alimentos para brancos secos

Pronto para experimentar excelentes combinações de comida com brancos secos? Embora não existam regras rígidas e rápidas, considere o seguinte.

  • Vinhos crocantes como o Sauvignon Blanc combinam bem com alimentos leves e brilhantes, como halibute com limão.
  • O Sauvignon Blanc também é o vinho ideal para acompanhar uma salada, vegetais ou qualquer coisa com fortes notas de ervas, principalmente endro ou manjericão.
  • Vinhos de carvalho com sabores tostados, como os encontrados no Chardonnay, funcionam bem com alimentos ricos e gordurosos, como lagosta com molho de manteiga ou fettuccine Alfredo.
  • Brancos apimentados ou ácidos como Riesling, Torrontés, Viognier ou Gewürtztraminer se adaptam bem a alimentos picantes, como comida asiática.
  • Champanhe e vinhos brancos espumantes funcionam bem com alimentos que têm sabores salgados ou umami.
  • Um branco frutado como o Pinot Gris funciona com alimentos delicadamente saborosos, como o marisco.
  • O alvarinho, com seu salgado sutil, fica muito bom com peixes crus como o sashami.
Chef abre vinho italiano seco com ostras com limão

Cozinhando Com Vinho Branco Seco

Muitas receitas não especificam o varietal específico de vinho, mas, em vez disso, pedem um 'vinho branco seco'. Então, qual vinho você deve usar?

peso médio para menino de 14 anos
  • Use um vinho com sabor intenso, como um Chardonnay de carvalho, umvermute seco, ou um secoXerezem molhos e guisados ​​amanteigados ou cremosos, como o fettuccine Alfredo ou o risoto de cogumelos.
  • Use um vinho com um toque mais leve para pratos com sabores mais leves, como o molho beurre blanc ou um risoto de vegetais de primavera. Chablis é uma boa escolha aqui.
  • Para frutos do mar, considere um branco seco ácido com notas cítricas, como Alvarinho.
  • Para pratos que privilegiam sabores de ervas ou vegetais ou que são muito leves, selecione um branco seco de ervas como o Sauvignon Blanc.

O Branco Seco Certo

Não deixe que o termo 'seco' o intimide. Enquanto os brancos secos têm pouca doçura, a maioria é muito acessível. São especialmente maravilhosos quando resfriados à temperatura correta e servidos com alimentos que complementam seus sabores e aromas. Se você é novo no ramo de vinhos, busque conselhos especializados dos funcionários do restaurante ou da loja de vinhos local, que podem orientá-lo para alguns dos melhores vinhos brancos secos disponíveis.

Calculadora Caloria