13 causas da perda de cabelo felina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato com infecção fúngica por esporotricose felina

Perceber que o seu gato está perdendo uma grande quantidade de cabelo pode ser bastante alarmante, mas existem muitas razões para a perda de cabelo em gatos. Alguns, como pulgas, são fáceis de tratar; outros requerem a ajuda de um veterinário. De qualquer forma, aprender sobre as causas pode ajudá-lo a conseguir a ajuda de que seu gato precisa.





Por que meu gato está perdendo cabelo?

A perda de cabelo, também conhecida como alopecia, geralmente é causada por um dos seguintes distúrbios.

Artigos relacionados
  • Problemas de pele de gato que você não deve ignorar
  • Sintomas de diabetes felino a serem observados em seu gato
  • Galeria de gatos adoráveis

Hipertireoidismo

Como o distúrbio mais comum que os felinos sofrem,hipertireoidismotambém é a principal causa de perda de cabelo felina. Outros sintomas de hipertireoidismo incluem perda de peso, redução ou paralisação completa da higiene, sede e micção excessivas e apetite insaciável. Felizmente, na maioria dos casos, o hipertireoidismo pode ser facilmente controlado com medicamentos ou terapia com iodo radioativo.



Hipotireoidismo

Uma condição rara em gatos,hipotireoidismofaz com que a glândula tireoide produza níveis inadequados de hormônios da tireoide para manter um metabolismo normal. A condição causa queda de cabelo, além de uma série de outros sintomas que incluem fraqueza, ganho de peso e letargia.

Pulgas

Dermatite alérgica a pulgaspode levar à queda de cabelo. O foco do gato torna-se coçar para aliviar a coceira intensa. O animal fará qualquer coisa para alcançar a pele agitada, incluindo arrancar pêlos nas áreas incômodas. Gatos com pulgas devem ser tratados imediatamente para evitar complicações mais sérias para sua saúde geral.



Animal House of Chicago

Alergias

Queda de cabelo e coceira são sintomas comuns quando um gato tem umreação alérgicaa algo que comeu ou entrou em contato com o meio ambiente. Rastrear a causa da alergia é a parte mais difícil do diagnóstico do problema. Uma vez identificado o alérgeno, o tratamento geralmente envolve a eliminação da substância da dieta ou do ambiente do gato. À medida que o alérgeno sai do sistema do gato, as erupções cutâneas com coceira começam a desaparecer. Um veterinário também pode prescrever medicamentos para aliviar o pior da coceira. Assim que o sistema voltar ao normal, a maioria dos gatos crescerá novamente.

Animal House of Chicago

Pioderma

Pioderma é uma infecção bacteriana que geralmente se instala quando a pele é traumatizada por arranhões e mordidas. A infecção produz perda de cabelo localizada, bem como uma secreção de pus que forma crostas nas lesões. Muito cuidado deve ser tomado para limpar a secreção para promover a cura, mas como a piodermite é uma infecção secundária, ainda é crucial determinar a causa da irritação.

Mange Demodéctica

Muitos mitos enterram-se sob a pele e podem causar coceira extrema, embora não possam ser vistos.Mange é tipicamente diagnosticadoatravés de raspagens de pele vistas ao microscópio. O tratamento geralmente envolve a aplicação de um produto de piretrina sob supervisão veterinária.



Gato com ácaros da sarna

Micose

Micose Na verdade, é uma infecção fúngica que produz manchas circulares de perda de cabelo à medida que o fungo infesta os fios de cabelo. Geralmente é tratada com vários banhos ou medicamentos orais, mas alguns veterinários também recomendam raspar o gato infectado para remover o fungo completamente. Uma vez ofungo micosese foi, o cabelo deve crescer novamente.

Animal House of Chicago

Mange Notoédrico

Em alguns casos, a queda de cabelo em gatos pode ser causada por outras causas menos conhecidas, como notoedres cati, mais comumente referido como sarna notoédrica . Este é um parasita que causa alopecia em gatos. A perda de cabelo por notoedres cati é vista nas orelhas, pescoço, pálpebras e outras regiões faciais e superiores do corpo. Embora a maioria das pessoas nunca tenha ouvido falar de notoedres cati, é o segundo parasita mais comum em gatos.

Doença de Cushing

Doença de Cushing, também conhecida como hiperadrenocorticismo , é uma causa muito menos comum de queda de cabelo. Outros sintomas que ocorrem concomitantemente são aumento do apetite e sede, bem como letargia leve a grave. Você pode notar que a pele do seu gato parece fina, ou as carícias que ele gostava de fazer agora podem deixá-lo agitado. A queda de cabelo associada à doença de Cushing é bilateral, o que significa que o que falta em um lado do corpo do animal será quase exatamente igual ao que falta no outro. Geralmente, essa perda de cabelo está localizada no abdômen médio e inferior, mas pode tecnicamente ocorrer em qualquer parte do corpo.

Hipotricose Congênita

Ao contrário da alopecia verdadeira, que leva à perda de cabelo, a hipotricose congênita apenas causa o enfraquecimento do cabelo. De acordo com ProVet Health Care , essa condição genética geralmente afeta gatos Birman, birmaneses, siameses e Devon Rex.

Granuloma Eosinofílico

A causa exata de granuloma eosinofílico não é conhecido, mas os veterinários especulam que pode estar relacionado a uma alergia subjacente. Essa condição geralmente causa lesões irritantes que causam perda de cabelo na parte posterior das coxas.

Animal House of Chicago

Alopecia endócrina felina

Alopecia endócrina felina é na verdade uma condição bastante rara caracterizada por perda de cabelo no abdômen, na parte interna das pernas e na região genital. A causa exata da doença não é conhecida atualmente, mas acredita-se que esteja ligada aos níveis hormonais.

Alopecia Psicogênica

Alopecia psicogênica é um distúrbio compulsivo que leva um gato a se cuidar obsessivamente. Lambidas e mastigações excessivas levam à perda de cabelo e alguns gatos até arrancam os próprios pelos. Um veterinário só chegará a esse diagnóstico se todas as outras condições subjacentes puderem ser excluídas.

alopecia em gato

Prevenindo Queda de Cabelo de Gato

Embora existam algumas causas para a queda de cabelo sobre as quais você tem pouco controle, existem algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a garantir que a pele e o pelo do seu gato permaneçam saudáveis.

exército de salvação natal inscrição 2020

Alimente seu gato com uma dieta nutritiva

A melhor maneira de evitar a queda de cabelo causada por alergias alimentares ou por uma dieta inadequada é alimentar seu gato com uma comida saudável desde o início. Escolha alimentos ricos em proteínas cujo primeiro ingrediente seja carne, de preferência salmão ou peru. Outras carnes, como carne de vaca ou mesmo frango, podem não fornecer ao seu gato todos os nutrientes necessários. Omelhores comidasterá os ingredientes mais digeríveis para manter a saúde do gato. Peru e salmão são considerados carnes que um gato comeria sem intervenção humana, e ambos oferecem as proteínas mais digeríveis para os felinos. Alguns veterinários alertam que alimentos à base de peixe podem causar hipertireoidismo; entretanto, isso geralmente ocorre apenas com alimentos de baixo valor agregado. Para evitar esse distúrbio, aumente a dieta do seu gato com um suplemento de vitamina E e vitamina B.

Proporcione um ambiente saudável para seu gato

Se você permitir que seus gatos aproveitem o ar livre, certifique-se de que eles estejam atualizados comtodas as vacinas. Isso não apenas os impedirá de experimentar quaisquer doenças evitáveis ​​que possam levar à queda de cabelo, mas a vacinação também evitará doenças muito mais sérias e possivelmente fatais.

Use tratamentos preventivos

Para o seu gato ao ar livre, use um tratamento preventivo que protege contra todos os parasitas, incluindo pulgas,ácaros,vermes, micose e carrapatos. Certifique-se de que qualquer preventivo que você use seja formulado especificamente para gatos.

Procure atendimento veterinário para perda de pele em gatos

As informações apresentadas aqui não pretendem substituir o diagnóstico e tratamento veterinário profissional. Se o seu gato apresentar algum sintoma de queda de cabelo, peça ao veterinário para examinar o animal para obter um diagnóstico e plano de tratamento adequados. Lembre-se de que o pelo do seu gato protege sua pele, então a perda de pelo pode se tornar um problema sério se não for tratada.

Calculadora Caloria