Imagem: iStock
NESTE ARTIGO
- Benefícios das Atividades de Team Building
- Atividades e jogos de team building para adolescentes
- Como manter as equipes engajadas durante a atividade de Team Building
Enquanto alguns adolescentes podem se dar bem com seus colegas ou um grupo, outros podem ter dificuldades para trabalhar juntos em uma equipe. As atividades de formação de equipes para adolescentes são uma ótima maneira de ensinar a seus alunos a arte do trabalho em equipe e incutir neles habilidades de liderança. Existem certos jogos e atividades interessantes que podem vir em seu socorro e ajudar os adolescentes a desenvolver habilidades interpessoais para sobreviver em um grupo. Neste post, compartilhamos com você algumas atividades de formação de equipe que ajudam os adolescentes a se tornarem membros da equipe e a construir autoconsciência e confiança. Rolar para baixo.
Benefícios das Atividades de Team Building
Aqui estão alguns aspectos positivos das atividades de team building para adolescentes (1) (dois) (3)
- Divida os adolescentes em equipes de seis a sete membros cada. Um adolescente interpreta o dragão e assim se torna o juiz.
- No jogo, os adolescentes vivem em uma vila que está sob o ataque do dragão e precisam afugentar o dragão. Cada equipe representa uma aldeia.
- Os aldeões precisam se organizar em ordem do mais alto para o mais baixo enquanto estão com os olhos vendados.
- Eles podem discutir entre si e tentar maneiras de ficar em uma fila em ordem crescente de altura o mais rápido possível.
- Quando a tarefa estiver concluída, os aldeões devem dizer Boo! para espantar o dragão. A equipe que terminar a tarefa e for a primeira a dizer Boo! para o dragão ganha o jogo.
- Os participantes devem ficar em fila, respeitando certas características. Por exemplo, você pode pedir a todos os adolescentes que fiquem de acordo com o tamanho do sapato.
- Assim, o participante com o menor tamanho de sapato será o primeiro da fila, enquanto o que tiver o maior será o último.
- A diferença aqui é que eles precisam se organizar em uma ordem específica sem falar um com o outro.
- Este jogo é sobre confiança e bom trabalho em equipe, onde todos os membros têm que pensar de forma inteligente.
- Faça equipes com quatro a cinco membros cada.
- Amarre uma corda a uma altura do chão. Representa a cerca elétrica.
- Agora atribua um limite de tempo, digamos 30 segundos, dentro do qual cada equipe tem que pular a corda e cruzar a 'cerca elétrica' com segurança sem pisar na corda.
- Você pode deixar uma equipe executar de cada vez e ver qual equipe concluiu a tarefa mais rapidamente.
- Escolha um produto/projeto final com vários elementos nos quais você deseja que a equipe trabalhe. Por exemplo, você pode pedir à equipe para desenvolver um livro de histórias para crianças pequenas, em que cada adolescente terá que escrever uma parte da história.
- Trabalhar para uma tarefa/objetivo comum com componentes individuais melhorará suas habilidades de colaboração. Os adolescentes também aprenderão a importância da comunicação produtiva.
- Peça a todos os adolescentes que fiquem em círculo, estiquem os braços e fechem os olhos.
- Depois de fazer isso, peça-lhes que segurem as mãos mais próximas sem olhar para a mão de quem eles seguram.
- Como as mãos teriam se emaranhado, o desafio então seria desembaraçar o nó humano sem soltar a mão que seguravam.
- Os adolescentes terão que trabalhar juntos para passar por cima e por baixo um do outro em um padrão de trama.
- Este jogo ajuda a melhorar a tomada de decisões mais rápida e precisa por meio de uma comunicação eficaz. É um dos melhores exemplos de jogos e atividades que potencializam a comunicação interpessoal.
- Esta atividade de equipe ativa precisa de força física. Paintball pode parecer um pouco duro demais para alguns adolescentes. No entanto, pode ser divertido também.
- Para jogar o jogo, você precisa de duas equipes. Cada equipe receberá um certo número de balões cheios de cores. A tarefa é que cada equipe jogue esses balões na equipe oposta e tente pintar cada membro. O membro que for atingido pelo balão colorido e tiver cor sobre ele será eliminado.
- Desta forma, uma equipe tem que eliminar o número máximo de jogadores da outra equipe.
- Cada membro da equipe aprende a trabalhar em conjunto, se defender e proteger uns aos outros, planejando estrategicamente em equipe.
- Desenhe uma linha reta no chão e peça a todos os jogadores que fiquem de um lado da linha.
- Então, quando você diz vá, eles têm que cruzar a linha ao mesmo tempo.
- Parece fácil, mas não é. São necessárias algumas tentativas e algumas soluções criativas de problemas para saber como todos eles podem cruzar a linha no momento exato.
- Este jogo pode ser mais divertido se você clicar em fotos ou gravar vídeos da atividade.
- Forneça aos jogadores muitos materiais domésticos e uma caixa de ovos frescos.
- Eles devem usar o material doméstico fornecido para criar um recipiente no qual deixarão o ovo.
- O objetivo aqui é que o ovo caído não se quebre.
- A atividade pode ser desafiadora pedindo ao jogador que fique em alguma altura, como em uma cadeira, antes de deixar cair o ovo.
- É um bom exemplo para ensinar ao adolescente o valor de pensar fora da caixa.
- Comece o jogo dividindo os jogadores em algumas equipes.
- Peça a cada equipe para escolher um item de uma pilha de materiais domésticos aleatórios, como canecas quebradas, limpadores de cachimbo, caixas de papelão, um relógio quebrado, etc., e invente uma história sobre o item ser encontrado como uma antiguidade 500 anos no futuro. Todo esse processo deve ser concluído em cinco minutos.
- O desafio aqui ensina seu filho adolescente a trabalhar de forma colaborativa. Isso precisa de uma comunicação rápida e precisa entre os adolescentes, que é efetivamente coordenada por um líder.
- Comece esta grande atividade organizando aleatoriamente os adolescentes em pares, com cada par representando uma equipe. Cada membro da equipe se senta de costas com seus parceiros, ou seja, eles se sentam de costas um para o outro.
- Um adolescente receberá um pedaço de papel em branco com uma caneta ou marcador. O outro receberá um pedaço de papel com uma forma ou desenho simples.
- O adolescente que receber a ilustração deve descrever verbalmente o desenho para o outro adolescente sem olhar para ele. O outro adolescente deve desenhar a ilustração ouvindo apenas as instruções verbais.
- A equipe que completar a tarefa primeiro ganha o jogo.
- É uma atividade divertida que muitas vezes traz uma grande risada. Além disso, também oferece uma ótima oportunidade para os adolescentes identificarem os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe e utilizá-los para o benefício da equipe.
- Comece o jogo dividindo os adolescentes em equipes de quatro ou cinco participantes cada.
- Dê uma sacola contendo de três a quatro utensílios domésticos para cada equipe.
- Cada equipe agora tem que realizar uma esquete usando os itens como adereços. A equipe que usa os itens de forma mais eficaz ganha o jogo.
- Gravar o esquete que cada equipe executa será uma boa ideia, pois os adolescentes podem assistir e guardar as memórias.
- Esta atividade pode ensinar o adolescente a ser observador e desenvolver habilidades de competição saudáveis.
- Divida os adolescentes em equipes; cada equipe tem que selecionar um adolescente como o capitão.
- O capitão deve ficar de um lado da área de jogo, de frente para a parede/cerca. Os participantes restantes ficam em uma perna na extremidade oposta da cerca/muro.
- O objetivo do jogo é chegar ao capitão.
- Quando o capitão grita “Comece”, os participantes lentamente começam a pular em direção ao capitão em completo silêncio.
- Se o capitão se virar, os jogadores têm que congelar. Uma vez que o capitão se vira, a equipe continua a pular para alcançá-lo.
- Se o capitão vir alguém se mover de seu lugar ou alguém cair, toda a equipe terá que retornar à sua posição inicial.
- É uma atividade ativa ao ar livre que exige trabalho em equipe e força física. Essa atividade pode promover o vínculo entre os membros da equipe por meio do trabalho em equipe, habilidades de liderança e comunicação eficaz.
- Comece o jogo dividindo os adolescentes em equipes de quatro ou cinco membros cada.
- Então, cada equipe forma uma pirâmide humana dentro de um tempo estipulado, digamos cinco minutos.
- Para fazer isso, três membros da equipe se ajoelham de quatro e, em seguida, os próximos três sobem de costas e fazem outra camada. Na pirâmide, os membros da equipe devem ficar em círculo voltados para dentro.
- Esta é uma atividade divertida que os adolescentes vão adorar por todas as risadas e gargalhadas que ela traz.
- No jogo, divida os adolescentes em equipes de quatro a cinco membros cada.
- Peça a cada equipe para ficar em linha reta com todos voltados para uma direção. Cada adolescente coloca as mãos no ombro do adolescente à sua frente para formar uma linha.
- O adolescente que está na frente da fila está com os olhos vendados.
- Espalhe itens diferentes pela sala ou campo.
- Cada equipe deve coletar esses itens mantendo a linha. Os membros da equipe não vendados orientam o front-ender com os olhos vendados por meio de instruções, como mover para a direita, dar três passos à frente e assim por diante.
- A equipe que coletar todos os itens no menor tempo vence o jogo.
- Pegue um quebra-cabeça e divida-o em pequenas seções.
- Forneça essas seções do quebra-cabeça para diferentes subequipes dentro de uma equipe.
- Cada subequipe tem que completar o quebra-cabeça o mais rápido possível.
- Feito isso, todas as subequipes trabalham juntas para completar o grande quebra-cabeça que é todo o quadro.
- Esta atividade ajuda a melhorar as habilidades de resolução de problemas dos adolescentes. Também ajuda no desenvolvimento da cooperação e do trabalho em equipe, necessários para atingir objetivos maiores.
- Este jogo é um exemplo perfeito de trabalho em equipe e coordenação.
- Neste jogo, você precisa dividir os adolescentes em duas equipes.
- Entregue um lençol grande ou cobertor para ambas as equipes.
- A tarefa é que cada equipe jogue a bola por cima da rede para a equipe adversária, que deve pegar a bola usando o cobertor ou o lençol.
- A equipe que tiver o máximo de capturas é a vencedora.
- Esta é uma atividade de construção de equipe simples, mas divertida, que faz com que um adolescente aprenda a trabalhar em equipe, analisando e utilizando a força da equipe.
- Para iniciar a atividade, divida os adolescentes em duas equipes. Agora, cada equipe se revezará para desenhar uma imagem no quadro.
- A reviravolta aqui é que o membro da equipe que desenha será vendado. Assim, ao desenhar a imagem sussurrada pelo juiz, seus companheiros de equipe devem identificar essa imagem.
- A equipe que adivinhar o número máximo de imagens será a vencedora. Você também pode definir um limite de tempo para tornar o jogo desafiador.
- Cada equipe deve utilizar estrategicamente os recursos fornecidos para concluir o objetivo principal dentro do prazo definido.
- Divida o grupo de adolescentes em duas equipes. Atribua uma tigela de água e um kit de construção com itens como palitos, massa, barbante, clipes de papel, etc., para cada equipe.
- Ajuste o cronômetro para 20 minutos e peça à equipe para preparar uma ponte que passe sobre a tigela de água.
- Quando o tempo acabar, cada equipe demonstrará a força de sua ponte colocando pedrinhas nela. A ponte que cair primeiro perde o jogo, e a equipe vencedora ganha um prêmio!
- Divida os jogadores em duas equipes.
- Peça à primeira equipe para ficar em uma linha de frente para o segundo grupo.
- A segunda equipe tem um tempo definido (digamos, cinco minutos) para observar a aparência da outra equipe.
- Quando o tempo acabar, a segunda equipe sairá da sala e a primeira equipe mudará dez coisas sobre eles.
- As dez coisas devem ser perceptíveis. Quando a segunda equipe retornar, eles devem observar a primeira equipe novamente e identificar as dez coisas que mudaram.
- Cada palpite ou identificação correta concede um ponto, e a equipe com o máximo de pontos vence.
- Divida os adolescentes em dois grupos. Cada grupo deve ter no mínimo cinco membros.
- Para jogar, faça um grande círculo de corda para cada equipe e coloque-o no chão.
- Cada equipe deve ficar nas bordas do círculo, de modo que a corda fique esticada em torno de seus tornozelos enquanto segura as mãos no ar.
- Os membros da equipe devem se revezar movendo a corda dos tornozelos aos pulsos, mantendo as mãos no ar o tempo todo. O membro da equipe terá que se mexer e se mover para deslizar a corda para cima. Outros membros da equipe podem ajudar mantendo a corda o mais esticada possível.
- A equipe que terminar o desafio primeiro, vence!
- Esta atividade divertida ajuda a melhorar as habilidades de comunicação e resolução de problemas.
- Este jogo é adequado para um grupo de mais de dez jogadores.
- Peça aos adolescentes para ficarem em círculo, virados no sentido anti-horário.
- Instrua os jogadores a colocar a perna esquerda para dentro em direção ao círculo e se mover e diminuir o tamanho do círculo.
- Os jogadores continuam se aproximando até que cada jogador toque o lado do outro jogador.
- Em uma contagem de três, os jogadores colocam as mãos nos ombros do jogador à sua frente.
- Em seguida, diga-lhes para se sentarem lentamente. Se as equipes fizerem isso corretamente, elas acabarão sentadas no colo umas das outras.
- Este é um bom exercício de construção de equipe que funciona para habilidades sociais e comunicação eficaz.
- Divida os jogadores em equipes. Um membro de cada equipe será convidado a desempenhar o papel de agricultor, enquanto outros membros da equipe atuarão como aldeões.
- O agricultor tem que voltar para casa junto com suas compras, ou seja, cachorro, arroz e frango, atravessando um rio de barco.
- O desafio, porém, é que o agricultor pode carregar apenas um item no barco. Mas o agricultor tem que garantir que a galinha não coma o arroz e que o cão não coma a galinha.
- Então, como ele/ela consegue todas as três compras com segurança? Os aldeões podem ajudá-lo a encontrar uma solução.
- A equipe que completar a tarefa primeiro vence.
- Este jogo é um quebra-cabeças perfeito para os adolescentes pensarem de forma criativa.
- Divida os adolescentes em duas equipes. Cada equipe ficará de frente uma para a outra enquanto segura a ponta de uma corda.
- Instrua os adolescentes a segurar a corda firmemente. Quando as equipes estiverem prontas, o moderador do grupo apitará.
- As equipes começam a puxar as cordas com toda a estratégia e força para derrubar a equipe adversária.
- A equipe que conseguir que a equipe adversária seja puxada além da linha central vence o jogo.
- Você precisará de um brinquedo de quebra-cabeça com três torres ou pinos. Uma torre, na extremidade, será composta por vários discos dispostos de forma com o maior na parte inferior e o menor no topo.
- O objetivo é mover toda a pilha de discos da torre em uma extremidade para a torre na outra extremidade.
- A equipe pode usar a torre do meio para colocar temporariamente os pinos enquanto move os pinos para a outra extremidade. No entanto, as regras são que apenas um disco pode ser movido de cada vez e você não pode colocar discos grandes em discos menores.
- Você pode cronometrar o jogo. A equipe que conseguir todos os discos de uma torre para outra vence o jogo.
- O jogo envolve reviravoltas matemáticas e lógicas que oferecem amplas oportunidades para discussão, resolução de problemas e planejamento.
- Divida os jogadores em quatro ou mais equipes, dependendo da força dos participantes.
- Ao sinal do mediador, cada equipe deve se aninhar e criar um som e uma ação para as outras equipes.
- Cada equipe executa duas vezes para outras equipes.
- O objetivo de todas as equipes é fazer o mesmo som e fazer a mesma ação ao mesmo tempo.
- O jogo continuará até que todos os grupos executem o mesmo som e movimentos em sincronia.
- Faça os jogadores ficarem na fila com uma criança segurando o bambolê sobre o braço.
- Diga aos jogadores para juntarem as mãos e tentarem embaralhar, empurrar e dançar juntos.
- Eles têm que embaralhar os bambolês sobre seus ombros, braços e pernas para passá-los para o parceiro ao lado dele.
- O objetivo é completar a passagem do laço sem quebrar a corrente.
- Qualquer jogador que largar o loop será enviado para a equipe.
- A equipe que passar o bambolê de uma ponta a outra no menor tempo vence o jogo.
- Divida os jogadores em duas equipes e deixe-os ficar em uma linha ombro a ombro. Cada membro estende as mãos para a frente com as palmas voltadas para cima. Eles dobram os dedos para apontar apenas o dedo indicador para a frente.
- Coloque uma vara longa de forma que fique apoiada no dedo de cada jogador.
- Na contagem de três, os companheiros de equipe devem colocar a haste no chão ou no chão sem deixá-la cair.
- A equipe que completar o desafio primeiro ou no menor tempo vence o jogo.
- Escolha jogos com objetivos fáceis de entender e alcançar.
- Você pode tornar a meta difícil, mas certifique-se de que ela seja alcançável. Um objetivo que parece impossível pode desmotivar os adolescentes e levar à falta de participação ativa.
- Comunique claramente os benefícios da atividade que você planejou. Defina um sistema de recompensas para que seja criado um ambiente de competição e entusiasmo.
- Torne a atividade atraente e desafiadora. Por exemplo, uma corrida simples pode se tornar um desafio colocando obstáculos na pista de corrida.
- Como formador/mediador/facilitador, crie um ambiente de cooperação e confiança.
- Guie-os e incentive-os durante a atividade e tente manter o moral deles alto.
- Comunique claramente as regras e os aspectos de segurança da atividade.
- Mesmo quando você tiver feito arranjos para a segurança dos participantes, fique atento durante o jogo/atividade. Estabeleça penalidades apropriadas para desrespeitar limites e regras de segurança.
Construir relacionamentos: À medida que seu filho adolescente se envolve em uma atividade de construção de equipe, ele aprende a interagir com pessoas diferentes. Essa interação os expõe ao conceito de perspectivas individuais, que é uma parte importante das habilidades sociais.Aprimore as habilidades de comunicação: Alguns adolescentes são introvertidos e lutam para se comunicar. Atividades e jogos de team building podem proporcionar a eles uma boa oportunidade de aprender a se misturar.Motivar: Pesquisas mostram que os adolescentes podem ser imensamente encorajados por seus pares. Portanto, jogos ou atividades em equipe com seus amigos ou colegas de classe são uma oportunidade para as crianças se motivarem para trabalhar em uma determinada tarefa.Promova a produtividade: Trabalhar em equipe significa ter várias ideias e reuni-las para resolver o problema em questão. Esse padrão de trabalho ajuda os adolescentes a identificar seus pontos fortes e fracos, que podem ser usados para aumentar a eficiência e a produtividade.Desenvolver o pensamento crítico: No processo de contribuição individual para a atividade, os adolescentes aprendem sobre várias formas de enfrentar uma situação. Isso amplia suas habilidades de lógica e resolução de problemas que são necessárias para atingir um objetivo.Melhora a Cooperação: As atividades de formação de equipes ensinam seu adolescente a cooperar com diferentes grupos de pessoas para alcançar um objetivo comum.Permite feedback: Ele oferece a oportunidade para os adolescentes receberem feedback e utilizá-los de forma construtiva.Desenvolve habilidades de liderança: Essas atividades estimulam um senso de agência e responsabilidade e podem ajudar o adolescente a adquirir e desenvolver suas qualidades e habilidades de liderança.Atividades e jogos de team building para adolescentes
Estes são uma mistura de vários jogos e atividades de team building que lidam com várias áreas de desenvolvimento, como resolução de problemas, tomada de decisão, adaptabilidade, planejamento e construção de confiança.
1. Vaia o dragão
Imagem: Shutterstock
2. Alinhamento silencioso
Imagem: Shutterstock
3. Cerca elétrica
Imagem: iStock
4. Colabore para criar
Imagem: Shutterstock
5. Desatado
Imagem: Shutterstock
6. Paintball
Imagem: Shutterstock
o que meu número efc significa
7. Acabamento fotográfico
Imagem: iStock
8. A queda do ovo
Imagem: Shutterstock
9. O futuro antigo
Imagem: Shutterstock
10. Desenhe em sequência
Imagem: Shutterstock
11. A esquete folgada
Imagem: iStock
12. Aproximando-se
Imagem: Shutterstock
13. Pirâmides humanas
Imagem: iStock
14. Caça ao tesouro
15. Quebra-cabeça
Imagem: iStock
16. Voleibol cobertor
Imagem: Shutterstock
17. Pictionary cego
18. Construa uma ponte
Imagem: iStock
19. Descubra a diferença
Imagem: Shutterstock
20. Preso à corda
Imagem: Shutterstock
21. Sentado na volta
Imagem: Shutterstock
22. Cachorro, arroz e frango
Imagem: iStock
23. Cabo de guerra
Imagem: Shutterstock
24. Torre de Hanói
Imagem: Shutterstock
25. O exercício de consenso
Imagem: Shutterstock
26. Passe o bambolê
Imagem: Shutterstock
como amarrar uma bandana para rapazes
27. Vara de hélio
Imagem: Shutterstock
Como manter as equipes engajadas durante a atividade de Team Building
Você pode usar essas dicas para fazer os adolescentes participarem e mantê-los engajados.
dois. Atividades de Team Building para Adolescentes ; Poder Infantil UNICEF
3. Jenn Diretor Knudsen, Quando os adolescentes precisam mais de seus amigos do que de seus pais ; Universidade de Berkeley da Califórnia