5 razões pelas quais seu gato pode ter uma pata inchada

Os Melhores Nomes Para Crianças

Close da pata do gato na mão

Se o seu gato tem uma pata inchada, é definitivamente motivo de preocupação. Aprenda os motivos mais comuns pelos quais seu gatinho pode ter problemas nas patas e como você pode identificar os sinais de uma lesão ou infecção no pé do seu gato.





Como saber se a pata do seu gato está inchada

Dependendo do comprimento do pelo do seu gato, pode ser difícil ver se a pata está inchada. Os seguintes sintomas tendem a acompanhar uma pata inchada, então tente examinar os pés do seu gato se notar algum destes sinais:

  • Mancando
  • Favorecendo a pata ferida
  • Lambendo ou mordendo a pata
  • Calor na pata causado porinflamação, infecçãoou abscesso
  • Possível odor ruim de uma infecção
  • Relutante em ser ativo
Artigos relacionados
  • 22 fotos engraçadas de gatos de Natal
  • Problemas de pele de gato que você não deve ignorar
  • 6 sinais inconfundíveis de gravidez de gatos

Causas de uma pata inchada

Existem muitas razões pelas quais a pata de um gato pode inchar. Pode ser devido a algo tão simples como uma picada de inseto ou tão grave como uma infecção ou fratura óssea. As informações a seguir não pretendem substituir o diagnóstico e cuidados veterinários profissionais; no entanto, pode ser mais fácil para você descrever o que você vê quandochame seu veterinário. De acordo com a Dra. Marie em Pergunte a um veterinário , possíveis causas de inchaço, incluem:



Picadas e picadas de insetos

Os gatos adoram matar insetos e abelhas e às vezes são picados na pata. As picadas de abelhas e de insetos geralmente incham rapidamente e podem infectar. Às vezes, o ferrão permanece na pata. Picadas de aranhas e escorpiões podem ser muito perigosas, causando inchaço muito doloroso, infecção grave e morte dos tecidos na área infectada.

Lesões por corpo estranho

Uma pata inchada pode ser proveniente de um corpo estranho preso em uma almofada entre os dedos do pé do gato ou no tecido macio da pata. Qualquer coisa, desde um espinho a um pequeno pedaço de vidro quebrado, pode ser responsável pelo inchaço. Se você vir o objeto e conseguir removê-lo com uma pinça, o inchaço deve diminuir em um ou dois dias. Se você tiver certeza de que a pata inchada foi devido a um problema menor, como um espinho que você removeu, mergulhe a pata em uma mistura de um galão de água fresca fria com duas colheres de sopa de cholhexidina a dois por cento adicionadas. A cholhexidina é um anti-séptico que está disponível em várias farmácias. Muitas pessoas ainda preferem consultar o veterinário, mesmo que o problema pareça ser pequeno, pois a chance de infecção está sempre presente.



Perfurações, lacerações ou hematomas

Esses tipos de lesões causam danos aos tecidos moles da pata, áreas carnudas ou almofadas. Essas lesões podem ser causadas por pisar em um objeto pontiagudo, ficar preso em algo ou pelos dentes ou unhas de outro gato. As feridas de qualquer tipo podem ficar inchadas, infeccionadas ou com abscesso. Se você sentir calor na pata do seu gato, é um sinal de infecção, abcesso ou inflamação e precisa de atenção médica imediatamente.

Entorses, fraturas e luxações

Os gatos adoram pular e, às vezes, uma pata inchada pode ser o resultado de uma entorse, fratura do osso do couro cabeludo ou luxação por pular, brincar ou correr. Alguns gatos têm as patas machucadas e até mesmo fraturas devido ao fato de seu cuidador pisar acidentalmente em seus pés. Para gatos que saem de casa, a causa pode ser um acidente com um veículo.

Supercrescimento de unhas

PARAunhas de gatotambém pode ser a causa de uma pata inchada. As unhas muito compridas podem ficar presas em objetos, quebrar e infectar. Às vezes, uma unha comprida fica presa em algo e se torce, resultando em uma articulação ou dedo do pé inchado artrite . Se uma unha for cortada muito perto do sabugo, também corre a possibilidade de infeccionar.



Razões para chamar o veterinário

Seu veterinário é a pessoa mais qualificada para diagnosticar a causa de um inchaço na pata e, muitas vezes, ele pode determinar a causa do inchaço por meio de um simples exame. Em alguns casos, exames de sangue ou raios-x podem ser necessários para chegar ao diagnóstico mais preciso.

Se a pata do gato estiver quente ao toque ou parecer estar causando muita dor, é provável que ele esteja infectado. Em um caso como esse, é muito importante chamar o veterinário imediatamente. Quanto mais você esperar, pior a infecção se tornará, e é quase certo que a medicação seja necessária para impedir que a infecção se espalhe por todo o corpo do gato

Se o inchaço for devido a uma picada de abelha, inseto ou aranha, seu gato pode precisar de medicamentos para interromper a reação alérgica e ajudar a reduzir o inchaço na pata.

Verifique regularmente se há infecções nas patas do seu gato

Todos os cuidadores de gatos desejam que seus animais felinos sejam saudáveis ​​e felizes. É uma boa prática examinar as patas do seu gato regularmente.

  • Procure pequenos cortes nas almofadas.
  • Verifique entre os dedos dos pés se há corpos estranhos, como lascas, rebarbas ou espinhos.
  • Verifique as unhas do seu gato e apare-as se forem muito compridas.

Ao realizar esses atos simples, você reduz significativamente o risco de seu gato ter a pata inchada.

Calculadora Caloria