6 doenças e tratamentos mais comuns em peixes Betta

Os Melhores Nomes Para Crianças

Peixe betta doente no aquário

É um fato da vida que os peixes betta às vezes ficam doentes. Você pode prevenir o aparecimento da maioria das doenças do betta mantendo o aquário do seu betta limpo e alimentando-o com uma dieta adequada. No entanto, pode chegar o dia em que seus peixes simplesmente não ajam como eles próprios e você suspeitará que pode ter um betta doente. Aprenda sobre algumas das doenças mais comuns dos peixes betta e como elas são tratadas.





Doenças Betta Comuns

Embora existam muitos beta doenças de peixes, as seguintes condições são aquelas com as quais o dono de um animal de estimação provavelmente terá que lidar.

Fim da podridão

Apodrecimento das barbatanas em peixes Betta

A podridão das barbatanas é uma infecção bacteriana betta das barbatanas que praticamente as corrói. À primeira vista, as barbatanas ou a boca de um peixe podem parecer danificadas. Este pode ter sido o primeiro problema que levou à infecção. Barbatanas, bocas e caudas, por outro lado, degradam-se e apodrecem com o tempo. Se uma infecção fúngica não for visível, o peixe provavelmente está sofrendo de podridão nas nadadeiras.



Geralmente é causado por más condições da água que estressam os peixes e diminuem a capacidade do sistema imunológico de combater doenças. Se não for tratada, a infecção penetrará no corpo do betta e eventualmente o matará.

O tratamento consiste na troca completa da água e na medicação dos peixes com tetraciclina para a infecção bacteriana inicial e medicação antifúngica para evitar uma infecção secundária oportunista.



Constipação

A constipação é o resultado da superalimentação do seu betta. Os sinais de constipação incluem falta de apetite, abdômen inchado e ausência de fezes na parte inferior do corpo. o tanque .

canções sobre divórcio e seguir em frente

O tratamento geralmente envolve o jejum do betta por um ou dois dias. Outro remédio é alimentar o peixe com uma única ervilha congelada sem a pele. A fibra ajuda a mover o bloqueio. Remova todas as partes não consumidas da ervilha após 20 minutos.

EU

Ich é uma infecção parasitária de peixes betta, e esses organismos estão quase sempre presentes e aguardando uma oportunidade de se agarrar a um hospedeiro. Ichthyophthirius multifiliis , um ecoparasita (um parasita que vive fora do corpo) que se encista dentro das manchas brancas na pele e nas escamas do peixe, é a causa. Se a terapia não for administrada, ela afetará o corpo e, em praticamente todos os casos, matará o hospedeiro ao longo do tempo.



O primeiro sinal são algumas manchas brancas nas escamas de um betta que parecem pequenas bolas de algodão. Na verdade, são cistos que abrigam o estágio imaturo dos parasitas, conhecidos como tomites. Os peixes também prendem as nadadeiras e se esfregam em qualquer superfície do tanque enquanto tentam desalojar os parasitas.

Ich só pode ser tratado na fase de natação livre, então você precisa remover o filtro de carbono, adicionar um tratamento de ich, como verde malaquita , para a água e aumente a temperatura do tanque para 85 graus Fahrenheit. Isso incentiva os cistos a se desprenderem e estourarem. Isso, por sua vez, libera os tomites, e então o medicamento na água pode matá-los.

Veludo

Esta é outra infecção parasitária. Veludo é uma das doenças mais frequentes nos peixes de aquário e pode matar todos os habitantes antes que o proprietário desavisado perceba o que está enfrentando. É causada por uma das várias espécies de um pequeno parasita conhecido como Oödinium, também conhecido como ferrugem ou doença do pó de ouro.

quanto tempo dura o sangramento de implantação

Oödinium é um dinoflagelado, uma criatura que possui clorofila e é classificada como protozoário por alguns e algas por outros. Este é um parasita que afeta peixes de água doce e salgada. Um betta afetado terá uma camada cinza a dourada em seu corpo. Às vezes isso não é fácil de ver, mas o veludo deve aparecer sob boa iluminação.

O tratamento do veludo é basicamente o mesmo do ich.

Infecções fúngicas em peixes Betta

Os esporos de fungos podem ser encontrados em quase todos os aquários. As infecções fúngicas são particularmente comuns em aquários devido a estes esporos. Eles podem atacar sempre que houver danos na camada de gosma de um betta. Um peixe afetado parece estar usando algodão.

O tratamento envolve a adição de um fungicida ao tanque. Você também pode precisar tratar os peixes com azul de metileno ou violeta genciana.

Doença da bexiga natatória

A doença da bexiga natatória afeta a capacidade do seu betta de nadar normalmente. Você pode notar que eles têm dificuldade em manter o equilíbrio e nadam de lado, de cabeça para baixo, ou talvez tenham dificuldade em nadar até o topo ou o fundo do tanque. O problema geralmente é devido a uma infecção bacteriana, muitas vezes causada pela má qualidade da água, mas ferimentos sofridos durante o transporte, reprodução ou combate também podem produzir esta condição.

O tratamento envolve mover o betta afetado para um tanque raso, onde a linha de água estará apenas alguns centímetros acima da barbatana superior. Trate a água com um antibiótico e faça trocas diárias de água até que o peixe se recupere.

Dicas para tratar doenças em peixes Betta doentes

Você pode melhorar as chances de recuperação do seu animal de estimação se seguir estas dicas.

Peixe doente de quarentena em um tanque hospitalar

Lutando contra peixes isolados em quarentena

Colocar os peixes doentes em quarentena antes de reintroduzi-los no aquário deve evitar uma maior propagação da infecção. A tanque hospitalar deve ter o fundo descoberto e ter pelo menos 10 galões de tamanho. Deve ter um filtro biológico estabelecido, bem como filtragem química. Também será necessário um aquecedor e uma bomba de ar para garantir a circulação adequada da água. Não é necessário usar esterilizador UV, mas é uma opção.

Um sistema de quarentena não precisa ser complicado ou caro. Mantenha-o limpo, troque a água regularmente e fique de olho na química da água, bem como no estado dos peixes. Mantenha níveis baixos de luz e forneça bastante cobertura, como vasos de flores ou outras peças de design, especialmente se os peixes estiverem assustados ou ansiosos.

Verifique se o tanque está estável e localizado em uma área tranquila da casa. Como esses arranjos são tão simples, é muito mais fácil examinar os sintomas e determinar o que está causando a doença.

Escolha o medicamento apropriado para a doença do seu Betta

A loja de aquários local vende medicamentos para uma ampla variedade de doenças, então peça ajuda para escolher o remédio certo. Os verdadeiros hobbyistas dessas lojas ficarão felizes em tentar ajudá-lo a descobrir qual doença seu peixe tem e recomendar a medicação certa.

como remover arranhões no vidro

Siga as instruções do rótulo sobre medicamentos

Siga as instruções do rótulo do medicamento ao pé da letra. Não adivinhe as medidas; os medicamentos dizem especificamente quanto usar por galão ou por tamanho do tanque. Pode ser necessário reduzir a dosagem para a quantidade apropriada para um tanque menor. Lembre-se de que alguns medicamentos podem matar peixes se não forem administrados corretamente.

Termine o tratamento

Siga com o tratamento conforme recomendado. O maior erro que a maioria das pessoas comete é interromper a medicação assim que o betta começar a melhorar. Isso muitas vezes permite que a doença recupere uma posição e, em seguida, geralmente se tornará resistente à medicação assim que o tratamento for reiniciado.

Prevenindo a doença de Betta

A dica mais importante de todas envolve cuidado e prevenção. Um betta provavelmente nunca sofrerá de uma dessas doenças se seu aquário for mantido limpo. Portanto, faça aquelas trocas rotineiras de água, troque o filtro do aquário conforme recomendado pelo fabricante e realmente reserve um tempo para observar seus peixes para poder detectar qualquer sinal de doença no início. Os tratamentos são sempre mais bem-sucedidos quando o problema é detectado precocemente.

Calculadora Caloria