6 sinais de que você é um pai codependente e por que é tóxico para seus filhos

Os Melhores Nomes Para Crianças

  6 sinais de você're A Codependent Parent And Why It's Toxic For Your Kids

Imagem: Shutterstock





Todos os pais amam seus filhos até a lua e vice-versa. Eles fazem grandes esforços para criá-los com os valores certos e torná-los independentes. Mas quando chega a hora e as crianças desejam crescer sozinhas, por que se torna difícil para alguns pais se desapegarem? Suas reações variam de raiva a tristeza em relação ao filho por se afastar deles (ou é o que eles pensam). Assim, derrotando o próprio propósito de sua boa educação. Há uma linha muito tênue entre amor e carinho e ser codependente de seu filho. Como é difícil diferenciar, confira esses seis sinais de ser um pai codependente. Se algum (ou todo) se encaixar na sua descrição, então você sabe o que fazer:

1. As emoções do seu filho afetam você

  As emoções afetam você

Imagem: Shutterstock



Se seu filho estiver triste, você também ficará chateado. Se ele/ela estiver com raiva ou chateado, você também ficará preocupado. Em suma, você não ficará bem até que seu filho esteja. No entanto, você precisa perceber que o que quer que seu filho reaja ou como faz parte de seu crescimento e experiências de vida. Então, em vez de se estressar com isso, deixe seu filho ser responsável por suas próprias emoções. Torne suas emoções independentes das de seu filho.

2. Você quer estar no controle o tempo todo

  Controle o tempo todo

Imagem: Shutterstock



Se o seu filho parece estressado, você se esforçará para chegar à causa raiz do problema e também resolvê-lo apenas para encontrar a paz para você também. Isso pode ter um efeito desastroso na equação pai-filho. Seu filho é um indivíduo diferente. Através de seu comportamento, você está tirando o direito de seu filho de lidar com sua vida à sua maneira. Portanto, não culpe seu filho se ele considerar isso uma violação desnecessária de sua privacidade.

3. Você destaca a vítima em você

  Você destaca a vítima em você

Imagem: Shutterstock

Uma das principais razões para a codependência é a própria experiência dos pais com relacionamentos pessoais. Se uma certa quantidade de amor ou carinho estivesse faltando em seu relacionamento com os pais ou cônjuge, esse pai tentaria buscá-lo na criança. Esse pai começaria a contar histórias de seu passado doloroso para a criança desde o início. Eles tentarão se destacar como vítimas para ganhar a simpatia da criança.



4. Seus outros relacionamentos são ignorados

  Seus outros relacionamentos são ignorados

Imagem: Shutterstock

Você pode estar tentando ser a melhor mãe ou pai. Mas, você está ignorando completamente seus outros relacionamentos no processo? Se sim, então você pode ser um pai codependente. Pode ser seu cônjuge, irmãos ou até mesmo outros filhos seus, em comparação com aquele a quem você está emocionalmente ligado. Todos esses relacionamentos precisam ser nutridos da maneira certa, com uma quantidade adequada de atenção e espaço. Portanto, dê-lhes a mesma importância.

bicarbonato de sódio e vinagre para drenagem

5. Você sente que está sempre certo

  Você sente que está sempre certo

Imagem: Shutterstock

Você tem direito sobre seu filho. Mas, assumir que você está sempre certo pode atrapalhar a tomada de decisões certas para seu filho. Às vezes, seus filhos se conhecem melhor do que você. Então, em vez de impor suas decisões a eles, faça disso um esforço colaborativo. Deixe seus filhos cometerem seus próprios erros e aprendam com eles. Oriente-os a tomar as decisões certas em vez de se esforçar para provar que você está sempre certo!

6. A culpa é sua arma

  A culpa é sua arma

Imagem: Shutterstock

Quando seu filho tem um ataque devido à sua natureza autoritária e intrusiva, você reage com comentários passivo-agressivos, tratamento silencioso, etc. Tudo isso, apenas para fazer seu filho se sentir culpado. No entanto, em vez de recorrer a esse tipo de comportamento, tente a auto-introspecção. Você está entrando em seu espaço? Seu comportamento está levando seu filho a se comportar mal? Você precisa encontrar respostas para essas perguntas. Só então você será capaz de fazer as pazes antes que seja tarde demais.

Cada relacionamento tem seus próprios limites, incluindo aquele entre pais e filhos. É lamentável se você sofreu em alguns de seus relacionamentos. Mas fazer seu filho compensar isso é injusto. Você precisa perceber que seu comportamento errado pode moldar a percepção de seu filho sobre relacionamentos futuros. Seu filho pode pegar a deixa errada e fazer o mesmo com seus filhos, criando assim um círculo vicioso.

Lembre-se, quando você ama alguém e a deixa ir, ela sempre voltará para você. Acredite nisso e solte seus filhos na hora certa. Afinal, é seu filho – ele sempre estará lá para você!

As duas guias a seguir alteram o conteúdo abaixo.

Calculadora Caloria