Embora muitos vinhos agora apresentem tampas de rosca, muitas variedades ainda usam rolhas. Se você não consumir a garrafa de uma vez, vedar novamente essas variedades pode ser um pouco mais complicado. Felizmente, existem vários métodos para guardar o seu vinho e saboreá-lo mais tarde.
Método de inclinação e torção
Se a rolha estiver em boas condições e tiver sido removida com um saca-rolhas tradicional, você poderá forçá-la de volta na garrafa com a técnica certa. Sempre examine a rolha primeiro para determinar qual extremidade estava dentro da garrafa. Essa é a extremidade que deve voltar para dentro, já que a extremidade externa pode estar contaminada com poeira. Refrigerar o vinho depois de selado; durará de três a cinco dias.
- Segure a garrafa firmemente em uma superfície estável.
- Incline ligeiramente a rolha para que um lado entre antes do outro. Segure-o de forma que ele fique apoiado na borda da garrafa.
- Com um movimento, gire e pressione para baixo, deixando a primeira parte da rolha deslizar para dentro da garrafa cerca de meia polegada.
- Ainda segurando a garrafa com firmeza, pressione com força a rolha com a palma da mão. Isso forçará a rolha ainda mais para dentro da garrafa.
- Dicas de segurança para garrafas de água de plástico
- Idéias para cozinha com tema de vinho: 7 maneiras de adicionar elegância
- Como abrir uma garrafa de vinho com algumas etapas fáceis
Embrulhe a cortiça em papel encerado
Se você estiver tendo problemas para fazer a rolha deslizar de volta para a garrafa com sua mão, pode haver muito atrito entre a superfície da rolha e a garrafa de vidro. Você pode reduzir o atrito envolvendo a rolha em um pequeno pedaço de papel manteiga. O vinho será mantido por três a cinco dias refrigerado com este método.
qual é o símbolo de escorpião
- Corte um pedaço de papel encerado que tenha aproximadamente o mesmo comprimento da rolha e dê a volta por cima sem se sobrepor.
- Enrole o papel encerado em volta da rolha e posicione a rolha sobre a garrafa em um ângulo.
- Segure a garrafa com firmeza e empurre suavemente a rolha de volta, com um leve movimento de balanço. Evite torcer, pois isso irá enrugar o papel encerado.
- Pressione com firmeza até que a rolha esteja quase totalmente dentro da garrafa.
Use toalha de papel se você perdeu a cortiça
Às vezes, não importa o quanto você tenha prática para abrir o vinho, a rolha pode se esfarelar ou quebrar, deixando você sem nada para usar para selar o vinho. Se isso acontecer, você pode fazer uma rolha temporária de toalha de papel, filme plástico e fita adesiva. Esta é apenas uma solução temporária até que você encontre uma rolha ou umRolha de vinho, mas funcionará em uma pitada. Ele durará apenas um ou dois dias, então você precisará substituí-lo rapidamente.
- Rasgue um pedaço de toalha de papel e dobre-o para ter cerca de cinco centímetros de largura.
- Começando em uma das pontas curtas, enrole firmemente a toalha de papel dobrada sobre ela mesma até formar uma cortiça. Verifique o tamanho em relação ao frasco para confirmar se caberá e apare um pouco conforme necessário. Você quer que seja um pouco maior do que o gargalo da garrafa.
- Prenda a ponta da toalha de papel com fita adesiva. Enrole tudo em filme plástico, usando mais fita para prender as pontas.
- Agora posicione a rolha da toalha de papel sobre a garrafa e empurre e gire simultaneamente, introduzindo-a na garrafa. Continue até que o frasco esteja selado.
Use rolhas de vinho
As rolhas de vinho são acessíveis e fáceis de usar. Eles também são fáceis de encontrar; a maioria das lojas que vendem suprimentos para cozinha ou vinho os tem. É uma boa ideia ter alguns à mão se você bebe vinho e muitas vezes não termina a garrafa. Rolhas simples podem custar alguns dólares por três ou mais, enquanto rolhas decorativas podem custar cerca de US $ 15 a US $ 20 por um conjunto de três. Guarde vários e você sempre poderá tampar uma garrafa de vinho não usada. As rolhas funcionam quase da mesma forma que a recolocação do vinho. Refrigerados, eles o preservam por três a cinco dias.
Use um Economizador de Vinho
Protetores de vinho são selantes a vácuo que vêm com uma rolha e uma bomba de vácuo ou um gás inerte como o argônio. A teoria é que o uso desses dispositivos pode ajudar a conservar o vinho por mais tempo, pois retira o ar da garrafa ou o substitui por um gás inerte, e o ar é o que faz com que o vinho oxide e perca o sabor. As vedações a vácuo e rolhas simples custam menos de US $ 10, e os sistemas com injeção de gás inerte podem custar até algumas centenas de dólares, dependendo do sistema. Um selador a vácuo preservará o vinho por uma ou duas semanas, enquanto um selador a gás inerte pode ajudar a conservar o vinho por mais alguns meses após a abertura.
Recorking Champagne e Espumante
Champanhe e vinho espumante geralmente vêm com rolhas cônicas que não cabem novamente na garrafa, não importa o método que você tente. No entanto, ainda há uma maneira de selar novamente esses vinhos.
- Guarde a rolha de uma garrafa de vinho não espumante previamente aberta. Uma vez que esta rolha não é cónica, pode utilizá-la para selar o vinho espumante.
- Posicione a rolha sobre o gargalo da garrafa, agarrando com firmeza o vinho.
- Empurre a rolha suavemente para dentro da garrafa, torcendo-a levemente conforme necessário para colocá-la dentro.
Algo a ter em mente com o vinho espumante, no entanto, é que muitas pessoas sentem que tem um gosto melhor se o cortiça é deixada de fora . Você pode até inserir uma colher no gargalo da garrafa para ajudar a mantê-la fresca. É melhor guardar o vinho espumante na geladeira e consumi-lo um ou dois dias após a abertura da garrafa.
Selar novamente não preserva o vinho
Não importa o que você faça, lembre-se de que qualquer método de selagem de vinho não o preservará por mais tempo. Para isso, você precisará de umdispensador de vinhoque impede que o ar chegue ao vinho. Assim que o ar entrar em contato com o vinho, ele deve ser guardado na geladeira e consumido em poucos dias. Ainda assim, saber selar o vinho é útil para quando você precisar transportá-lo ou mantê-lo fresco por um tempo.