7 Sinais e Sintomas de Desidratação em Crianças

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





A desidratação em crianças é uma condição comum observada durante os verões ou episódios de infecções. Pode haver muita perda de líquidos em uma criança devido à sudorese profusa ou condições como vômitos ou diarréia. No entanto, a desidratação pode ser facilmente prevenida e também controlada pelos pais com medidas simples em casa. Continue lendo enquanto distribuímos algumas informações úteis sobre as possíveis causas, sinais a serem observados e formas de prevenir a desidratação em crianças pequenas.

O que é desidratação?

A desidratação é a condição em que o corpo perde mais água do que recebe. Ele cria uma escassez de água para funções essenciais do corpo, eventualmente interrompendo os processos metabólicos normais. As crianças pequenas são o grupo mais suscetível a desidratar, pois seus corpos menores mantêm menores reservas de líquidos. 1 ).



De volta ao topo



O que causa desidratação em crianças?

As crianças podem perder líquidos de várias maneiras, resultando em desidratação:

    Diarréiaé a principal causa de perda de água entre as crianças ( dois ). A condição surge devido a fezes moles causadas por infecção viral, bacteriana ou parasitária e até alergia alimentar. A condição causa uma rápida perda de água do corpo da criança, levando à desidratação.
    Vômitoesgota rapidamente as reservas de líquidos do corpo, assim como a diarreia.
  1. A alta temperatura corporal durante um febre faz o corpo perder água rapidamente, especialmente quando a criança transpira.
    Alta temperatura e umidadelevar à transpiração excessiva, o que pode levar à desidratação e insolação ( 3 ). Crianças que brincam muito ao ar livre podem ser propensas a essa forma de desidratação. Seu filho pode não ser capaz de falar sobre desidratação, mas seu corpo lhe dá sinais suficientes.

De volta ao topo



Quais são os sinais de desidratação?

Fique atento a esses sintomas ( 4 ):

como saber quantos anos uma cadeira de balanço tem
    Boca secaé o primeiro sinal de desidratação em crianças. Você percebe menor salivação e a boca parece pegajosa com lábios secos.
  1. sem urinar por seis a oito horas ou urina muito escura e concentrada.
  1. menos lágrimas do que o normal quando a criança chora.
  1. O da criança os olhos parecem afundados nas tomadas.
  1. O ponto fraco da criança no topo da cabeça (chamado fontanela) parece afundado .
  1. A criança seria desinteressado em qualquer atividade. Ele terá níveis mais baixos de concentração e agiria espalhafatoso quando persuadido a fazer algo.
  2. A desidratação devido a uma causa infecciosa produzirá fezes moles ou aquosas, mesmo que a criança esteja desidratada.

Quando a desidratação é apenas devido a vômitos ou superaquecimento, o movimento intestinal será pouco frequente e as fezes podem ser mais difíceis.

Se você suspeitar de desidratação e esses sintomas estiverem presentes, entre em contato com seu pediatra ou profissional de saúde.

De volta ao topo

Quando correr para um médico?

Leve a criança a um médicoou unidade de emergênciaquando você vê os seguintes sinais:

você pode levar Lisol em um avião?
  • Sonolência e semi-inconsciência
  • Vômitos e/ou diarreia repetidos
  • A micção acontece apenas uma ou duas vezes em 24 horas
  • A criança é incapaz de manter os líquidos para baixo

Vômitos e diarréia causam perda rápida de líquidos, enquanto a micção pouco frequente indica que a desidratação já começou. É quando a criança deve ser levada a um médico para diagnóstico.

Se inscrever

De volta ao topo

Como a desidratação é diagnosticada?

Os pediatras procuram os sintomas mencionados anteriormente, pois a desidratação é principalmente um diagnóstico clínico. Eles podem proceder aos seguintes testes de diagnóstico para auxiliar no processo de diagnóstico e tratamento:

    Exames de sangueajuda a entender os níveis de sódio e potássio no sangueque pode ser anormal é a criança estar muito desidratada.
    Teste de urinaverifica se há urina concentrada, que é um sinal revelador de desidratação e um indicador de baixos níveis de fluidos no corpo.

Continue lendo para descobrir as maneiras de tratar a desidratação.

De volta ao topo

Como é tratada a desidratação em crianças?

Repor os líquidos perdidos é o único tratamento para a desidratação, mas tratar a causa subjacente também é importante. Aqui está como a desidratação é tratada ( 5 ):

1. Reidratação oral

Os sais de reidratação oral, mais conhecidos como SRO, são medicamentos de venda livre para reidratação de crianças pequenas. Você pode comprar uma bebida de reidratação pronta ou comprar um pó de SRO para dissolver na água potável. Uma única bolsa geralmente é dissolvida em um litro de água, mas procure as instruções do fabricante. O próximo passo é o processo de reidratação oral.

Processo de reidratação oral

eu. O processo de reidratação oral dura mais de quatro horas.

nora presentes para casamento

ii. O volume da solução ORS depende do peso da criança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda multiplicar o peso da criança em quilogramas por 75 para chegar ao volume de SRO em mililitros. 6 ).

iii. Por exemplo, se a criança pesar 10 kg, você precisará dar a ele 750 ml de solução ORS em quatro horas.

4. Dê uma ou duas colheres de chá (5 ou 10ml) de solução SRO com uma colher ou seringa oral a cada poucos minutos.

v. Após quatro horas, avalie a condição da criança.

Se o pediatra da criança sugerir um volume maior de SRO, siga a recomendação do médico. Repita o procedimento de reidratação se a criança ainda estiver muito desidratada.Seria melhor dar pequenos volumes de líquido com frequência, especialmente em uma criança que está vomitando.

2. Reidratação intravenosa

Casos extremos de desidratação devem ser tratados com uma infusão intravenosa (IV). É necessário quando a criança fica semiconsciente, sem resposta e desenvolve letargia grave. Os fluidos IV são administrados apenas em um hospital sob a supervisão do médico.

3. Medicação antibiótica, antiviral e analgésica

Antibióticos e medicamentos antivirais geralmente não são necessários. Em alguns casos, eles podem ser usados ​​para tratar a infecção subjacente. A febre é controlada com medicamentos como ibuprofeno e acetaminofeno. Esses medicamentos são administrados conforme prescrição médica.

A reidratação oral, juntamente com alguns medicamentos, talvez seja tudo o que você precisa para curar a desidratação de uma criança em idade pré-escolar. Mas os cuidados não param por aí. Você também pode usar alguns remédios caseiros.

quanto deve pesar um menino de 15 anos

De volta ao topo

Quais são os remédios caseiros para desidratação?

Siga estes passos em casa para aliviar a desidratação da criança:

    Alimente com alimentos que hidratam:Faça a criança comer frutas com alto teor de água, como melancia e banana. Você também pode dar água de coco fresca e macia. Alimente purês de frutas diluídos, caldo de legumes ou frango e preparações com alto teor de água, como khichdi. O iogurte também é uma boa opção contra a desidratação.
    Dê bastante água:Dê goles de água em intervalos regulares e aumente a frequência quando o tempo estiver quente ou úmido.
  • Você pode continuar amamentando se seu filho tiver diarreia.

Não dê suco de frutas e bebidas esportivas comerciais, pois contêm alto teor de açúcar e sódio, o que pode aumentar os níveis de desidratação ( 7 ). Se a criança sofre de diarréia, reduzafórmula ou vacaleite, pois pode agravar as fezes moles. Você também pode consultar um pediatra ou nutricionista pediátrico para saber quais alimentos combinam com seu filho. Quando a criança estiver de volta à boa saúde, alimente-a da maneira usual.

De volta ao topo

Como prevenir a desidratação em crianças?

Prevenir a desidratação envolve mitigar a perda de fluidos excedentes do corpo. Aqui está o que você deveria fazer:

    Mantenha a criança hidratada.Certifique-se de que eles recebam líquidos adequados de acordo com seu estilo de vida e clima. As crianças que passam muito tempo ao ar livre precisam de mais água do que aquelas que brincam em ambientes fechados. A perda de líquidos pela transpiração é maior em condições úmidas; portanto, a criança deve tomar goles regulares de água. Você pode adicionar folhas de hortelã ou um pouco de suco de limão à águase eles não gostam de beber água..
    Prevenir infecçõesdo trato gastrointestinal, pois podem causar diarreia e vômitos. Mantenha a higiene e ensine ao seu filho hábitos saudáveis, como lavar as mãos antes e depois das refeições e ao voltar para casa do lado de fora.
  • Especialistas recomendam vestir seu filho em roupas leves, de cores claras e folgadas em clima quente e úmido ( 8 ). A dissipação de calor é melhor em tais roupas, reduzindo assim a possibilidade de superaquecimento e desidratação.

De volta ao topo

Ter uma ingestão adequada de líquidos é a chave para evitar a desidratação em crianças pequenas. Lembre-se, quanto mais ativo seu filho, mais água ele precisará. Manter-se vigilante ajuda a detectar a desidratação precocemente. A reidratação e alguns cuidados farão com que o pré-escolar volte ao normal.

Tem mais dicas para evitar a desidratação em crianças? Então deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

Calculadora Caloria