7 maneiras atenciosas de se preparar para a morte do seu cachorro

Os Melhores Nomes Para Crianças

Ame o seu cão e atenda às suas necessidades.

Perder um cachorro de estimação nunca é fácil, mas pelo menos você pode fazer alguns preparativos se conhecer o seumorteestá se aproximando. A perda emocional em si pode parecer opressora, mas existem algumas considerações práticas com as quais você precisa lidar.





Preparando-se emocionalmente para a morte do seu cachorro

A verdade é que você provavelmente nunca se sentirá totalmente preparado para enfrentar a perda de um amado companheiro canino. Você pode esperar sentir tristeza, mas pode não perceber o quão grande é o papel do seu cão em sua vida até que ele vá embora e você seja deixado para trás para continuar. Mesmo assim, existem algumas etapas que você pode seguir para começar a se preparar para essa perda.

poemas fúnebres para o pai da filha
Artigos relacionados
  • Livros sobre luto por uma criança natimorta
  • As 20 melhores canções fúnebres com as quais as pessoas se relacionarão
  • Galeria de presentes para os enlutados

Aprenda sobre os estágios do luto

A menos que você já tenha passado por uma perda significativa, você pode não entender verdadeiramente o que esperar enquanto trabalha para superar seu luto. O luto por um cachorro é muito semelhante ao luto por qualquer outro ente querido. Estar ciente de que você pode experimentar uma variedade de emoções durante os vários estágios do luto, até mesmo um pouco de raiva e negação, pode ajudar a prepará-lo para algumas das turbulências emocionais que estão por vir.



Fale com seus filhos

Se você tem filhos, eles também serão afetados pela morte do seu cachorro. É melhor conversar com eles com antecedência e gentilmente dizer que seu animal está doente e logo irá para seu merecido descanso.

Tente fornecer apenas o máximo de detalhes que cada criança possa entender e esteja preparado para algumas perguntas. Pode ajudar informá-los de que o cão não sentirá mais dor depois que morrer. Preparar as crianças também lhes dará a chance de se despedir.



Passe um tempo de qualidade com seu cachorro

Reserve um tempo especial para ficar com seu cachorro. Se ele ainda estiver bem para andar, leve-o para uma caminhada tranquila em um de seus lugares favoritos. Se ele estiver muito doente para muitas atividades, apenas sente-se com ele e acaricie seu pelo. O importante é que você aproveite o tempo que resta juntos para que seu cão saiba o quanto você o ama

Tirar fotos

Você pode já ter fotos do seu animal de estimação, mas tire mais algumas durante o tempo que resta com ele. Essas podem não ser as melhores fotos do seu cachorro, mas você pode querer tirá-las mais tarde. Nos dias em que a perda parece muito pesada para suportar, essas fotos podem ajudar a lembrá-lo de que realmente era a hora de seu animal de estimação partir e que ele está livre de sofrimento agora.

Impressão de pegada de cachorro

Preserve a impressão da pata do seu cachorro

As lembranças podem lhe dar algo sólido para segurar depois que seu animal de estimação se for. Considere comprar um kit de impressão de pata e impressionar a pata do seu cão. Você pode achar reconfortante mais tarde ter algo que seu cão tocou.



Colete uma amostra da pele do seu animal de estimação

Se o pelo do seu animal for longo o suficiente, você pode cortar alguns e amarrá-los com uma fita. Coloque a lembrança em uma caixa especial, e assim você sempre terá uma parte do seu cachorro com você nos próximos anos.

Arranjos para a morte do seu cachorro

Embora seja difícil, você precisa pensar no que fará com o corpo do seu cão quando ele morrer. Fazer arranjos com antecedência o poupará de tomar decisões enquanto está oprimido pela dor.

Cremação de cachorro

Alguns donos de animais preferem que o corpo de seus cães seja cremado depois que ele morrer, e seu veterinário pode ajudá-lo a providenciar isso, se você quiser. Você pode precisar solicitar uma cremação particular ou individual para que as cinzas de seu animal de estimação sejam devolvidas a você.

Você também precisará decidir se deseja manter os restos mortais do seu animal de estimação ou espalhá-los em algum lugar especial. Se quiser mantê-los, você precisará de um contêiner. Isso pode ser tão simples quanto uma caixinha de cerâmica bonita, ou você pode querer comprar uma urna de enterro adequada.

Enterro de cachorro

Cemitério de animais

Se você quiser enterrar os restos mortais de seu cão, você tem algumas opções. Você pode optar por enterrar seu animal de estimação em um cemitério de animais em um caixão especial ou pode considerar enterrá-lo em sua própria propriedade.

Se você escolher o enterro em casa, verifique com o departamento de saúde local para saber se você pode fazê-lo legalmente. Se for permitido, certifique-se de observar todos os regulamentos e diretrizes. Esta informação também se aplica ao enterro dos restos mortais do seu animal de estimação.

Eliminação veterinária

A eliminação veterinária é outra opção se você não puder cuidar dos restos mortais do seu animal de estimação por conta própria. Você precisará consultar seu veterinário diretamente para descobrir o método exato usado e o custo desse serviço.

Recuperando-se da dor e da perda

As pessoas lamentam a perda de um animal de estimação de maneiras diferentes, e não há maneira certa ou errada de fazer isso. Se precisar chorar, solte o choro e não se preocupe com o que os outros vão pensar. Sua perda é tão real e importante quanto a de qualquer outra pessoa, e reprimir sua dor apenas prolongará sua recuperação.

Crie uma homenagem ao seu cachorro

Você também pode achar útil homenagear seu cão de alguma forma. Tente escolher uma homenagem ou cerimônia que lhe traga alguma medida de encerramento e conforto.

Maneiras de comemorar seu cachorro

Algumas maneiras de homenagear seu cão incluem:

  • Crie um memorial fotográfico - Isso pode ser tão simples quanto uma foto emoldurada do seu cachorro com um ou dois dos brinquedos favoritos dele.
  • Monte uma página de recados - Se você tiver fotos suficientes, pode criar uma página de recortes para ajudar a preservar a memória do seu animal de estimação.
  • Faça um pequeno culto em casa - Isso não precisa ser elaborado. Você pode simplesmente planejar um jantar especial para sua família e dar a todos a oportunidade de reviver uma lembrança favorita ou compartilhar um momento especial que tiveram com o cachorro.

Como lidar com um cachorro moribundo

Perder um cachorro pode ser quase tão devastador quanto perder um membro da família, especialmente se você já está com o cachorro há muito tempo. Se você está tendo dificuldade em aceitar que a vida do seu cão está prestes a chegar ao fim ou se experimenta uma grave depressão depois que ele passa, não hesite em entrar em contato com um conselheiro de luto que pode ajudá-lo a lidar com sua perda e aprender a aceitá-la.

Calculadora Caloria