8 barreiras às comunicações de relacionamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Barreiras à comunicação

Existem muitas barreiras à comunicação e isso pode ser prejudicial para qualquer relacionamento. A comunicação desempenha um papel importante na abertura e conexão com seu cônjuge. Ter uma boa conversa com alguém envolve respeito mútuo, o que é crucial em uma parceria amorosa.





Quais são as barreiras à comunicação?

As barreiras de comunicação geralmente bloqueiam o significado das mensagens enviadas. Esses bloqueios causam mal-entendidos e entregam mensagens não intencionais. Algumas conversas são mais suscetíveis, como discussões.

Artigos relacionados
  • 10 maneiras criativas de dizer eu te amo
  • Como melhorar as habilidades de comunicação nos relacionamentos
  • Problemas de relacionamento entre pais e filhos

Bloqueios de mensagens são comuns quando alguém está em conflito. Durante uma desavença, as defesas inibem a concentração de uma pessoa no que a outra está dizendo. A falta de concentração resulta em habilidades de escuta deficientes e discussões adicionais. Mesmo que os conflitos sejam graves barreiras à comunicação , é apenas um tipo de muitos que você encontrará nas conversas.



Tipos de barreiras de comunicação

Diferentes barreiras resultam em mal-entendidos. Muitas pessoas não sabem como suas habilidades de escuta prejudicam as discussões. Superar as barreiras pode ajudar em seu vínculo romântico, bem como em outros relacionamentos em sua vida. A seguir estão os diferentes bloqueios de conversação que podem estar presentes:

  • Fisica

Pode ser difícil ter uma boa conversa se você tiver objetos no caminho. A distância também pode ser um problema se uma pessoa não puder ouvir claramente. A melhor maneira de falar com alguém é sentar-se ou ficar de pé em frente a ele. Outra forma de bloqueio físico são as distrações. Se possível, certifique-se de que não haja interrupções ou distrações durante as conversas.



  • Percepções errôneas

Às vezes, enquanto fala com seu outro significativo, uma pessoa percebe mal o que a outra está dizendo. Isso acontece quando você pensa que seu parceiro está chateado com uma coisa, mas na verdade está chateado com outra coisa. Esses mal-entendidos podem levar a comentários ou conselhos falsos que podem fazer com que a pessoa se sinta desconhecida. Se você alguma vez sentir que tem uma percepção errada, simplesmente peça à pessoa que esclareça.

  • Interferência psicológica

Esta é uma barreira comum e pode ser difícil de evitar. O estresse emocional pode interferir na escuta ativa. Se você está tendo um dia difícil ou passando por algo muito pessoal, é difícil se concentrar no que os outros estão dizendo. Quando isso for um problema, você precisará informar ao seu outro significativo que é um momento ruim, mas você adoraria discutir isso mais tarde.

  • Falta de experiência

Muitas vezes, em um relacionamento, os casais não têm experiências semelhantes. Quando isso ocorre, uma pessoa tem dificuldade em seguir ou se concentrar. Para ser um ouvinte ativo, você precisa pedir a seu parceiro que esclareça o que você não entende e seja paciente enquanto tenta seguir.



  • Não ouvindo

Você precisa querer ouvir. Se você acha que não pode ouvir essa pessoa, informe a seu parceiro que você não consegue se concentrar naquele momento. Ignorar o que uma pessoa diz alimenta a raiva e o ressentimento. Deixar a pessoa saber que você não consegue escutar porque está ocupado evitará ressentimentos entre vocês dois.

quão alto deve ser um menino de 16 anos
  • Aconselhamento não solicitado

Algumas pessoas gostam de desabafar e não receber nenhum conselho. Se você tem uma necessidade de dar conselhos excessivos, isso pode prejudicar as conversas que você tem com seu parceiro. Conselhos não solicitados evitam que algumas pessoas se abram. Você pode estar apenas tentando ajudar, mas, em vez disso, seu parceiro sente que não consegue desabafar sem ter de ouvir mais críticas. Quando estiver em uma conversa, tente dar um passo para trás e ser solidário. Incentive-o e deixe-o saber que você está lá, se necessário. Seu parceiro pedirá conselho se estiver procurando por isso.

  • Dicas não verbais

Suas dicas não-verbais são tão importantes quanto sua linguagem verbal. O que você está dizendo tem que corresponder ao que você está fazendo. Se você disser que está ouvindo, mas desviar o olhar, estará enviando uma mensagem confusa. Muitas pessoas vão parar de falar se acharem que você não está prestando atenção, mesmo que diga à pessoa que está ouvindo. Preste atenção em suas ações, bem como em suas palavras, ao falar com seu outro significativo.

  • Cultural e linguagem

As diferenças culturais estão presentes na forma como as pessoas se comunicam. Você pode descobrir que algumas pessoas ficarão muito perto de você enquanto falam, enquanto outras ficarão mais distantes. Outra diferença é que algumas culturas não olham para outra pessoa enquanto falam, o que parece enviar a mensagem errada. Compreender essas tradições culturais pode ajudar você e seu parceiro a trabalhar com uma comunicação deficiente. A linguagem e as definições de palavras podem ser outro problema devido a problemas de compreensão, mesmo se você falar a mesma língua.

Evite barreiras ouvindo ativamente

A escuta ativa é a melhor maneira de evitar bloqueios na comunicação. Enquanto seu parceiro está falando, faça perguntas para esclarecer sem interromper. Quando seu parceiro terminar de discutir algo, reconheça que você estava ouvindo, dizendo: 'Eu entendo como isso deve ser difícil para você.' Seu parceiro apreciará que você ouviu as preocupações e está sendo empático.

.

Calculadora Caloria