Alopecia Areata em Crianças: Causas, Sintomas e Tratamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

Alopecia areata (AA) em crianças é caracterizada pela perda de cabelo. É uma doença autoimune e a perda de cabelo ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares do corpo. Pode levar à perda de cabelo em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no couro cabeludo (1) . Leia este post para obter informações sobre os sintomas, tipos, causas e tratamento da alopecia areata em crianças.

Alopecia Areata é comum em crianças?

Alopecia areata pediátrica não é incomum (dois) . Isso significa que o AA pode afetar uma pessoa de qualquer faixa etária, incluindo crianças pequenas. A taxa de prevalência da alopecia areata é de uma em 1.000 pessoas em todo o mundo (3) . Os casos pediátricos constituem aproximadamente 20% de todos os casos afetados, mas não precisam necessariamente acontecer na infância.





Sintomas da Alopecia Areata

Se você suspeitar que seu filho tem AA, entre em contato com um médico. A seguir estão os sintomas comumente observados de alopecia areata em crianças (4) .

  • Manchas de perda de cabelo no couro cabeludo ou em qualquer outra parte do corpo, como sobrancelhas. A perda de cabelo em AA é substancialmente maior do que na perda de cabelo normal.
  • O patch sem pêlos revela uma pele normal e clara. A pele suaviza gradualmente à medida que mais folículos capilares são perdidos (1) .
  • Muito raramente, as crianças podem reclamar de sensação de queimação ou coceira antes da perda de cabelo (3) .
  • Às vezes, a perda de cabelo também é acompanhada por mudanças nas unhas. As unhas podem desenvolver buracos ou sulcos nelas.
  • Aqueles com AA também podem apresentar outros distúrbios, como dermatite atópica, hipotireoidismo e vitiligo.

Alopecia areata é um non-con'follow noopener noreferrer '> (2) . Além disso, a perda de cabelo não deixa cicatrizes na pele. Se você notar inflamação, cicatrizes, vermelhidão e formação de pus nas manchas carecas, pode ser alguma outra condição da pele. Consulte um médico para um diagnóstico preciso.



Tipos de Alopecia Areata

A alopecia areata pode ser classificada em várias categorias, dependendo do padrão de queda de cabelo. A seguir estão os tipos de AA (4) .

    Alopecia areata irregularé o tipo mais comum e é caracterizado por manchas ovais ou redondas sem pêlos.
    Alopecia areata reticularé caracterizada por manchas calvas irregulares, muitas vezes apresentadas em um padrão semelhante a uma rede.
    Ofíase alopecia areatatem um padrão de queda de cabelo em forma de faixa. Geralmente é encontrado na região occipital (na parte de trás da cabeça) ou na região temporal (nas laterais da testa).
    Alopecia areata difusacaracteriza-se por uma redução generalizada da densidade capilar em todo o couro cabeludo. Ele começa como queda de cabelo generalizada .
    alopecia totalmanifesta-se como perda completa de cabelo em todo o couro cabeludo.
    Alopecia universalé uma perda completa de cabelo em todo o corpo, incluindo couro cabeludo, sobrancelha, cílios, etc.

Causas da Alopecia Areata

A causa exata da alopecia areata é desconhecida (5) . É uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca o folículo piloso, fazendo com que o cabelo caia. A seguir estão alguns fatores que podem desencadear alopecia areata (6) .

Se inscrever

1. Alguns estudos sugerem que deficiência de vitamina D e outro deficiências nutricionais pode desencadear alopecia areata. No entanto, nem todas as pessoas afetadas têm essas deficiências. Pesquisas mais profundas são necessárias para entender a correlação entre alopecia areata e deficiências nutricionais.



2. A alopecia areata é mais comum naqueles com história de família da condição. Cerca de 10 a 20% das pessoas afetadas têm parentes próximos com AA. Isso sugere que o distúrbio pode ser executado em genes.

3. O seguinte doenças autoimunes e distúrbios genéticos pode aumentar o risco de desenvolver alopecia areata.

  • Asma
  • há febre
  • Dermatite atópica
  • Doença da glândula tireóide
  • Vitiligo
  • Síndrome de Down

Tratamento da alopecia areata em crianças

O tratamento depende de vários fatores, incluindo a idade da criança, a extensão da perda de cabelo, a duração da perda de cabelo, etc. Em alguns casos, o cabelo pode crescer novamente sem a necessidade de tratamento (5) . Um médico pode recomendar esperar o cabelo crescer novamente antes de usar qualquer medicamento. Uma abordagem de esperar para ver pode ser a melhor opção.

Se o cabelo não crescer dentro do tempo estipulado, o médico pode prescrever qualquer um dos seguintes medicamentos e modalidades de tratamento.

1. Corticosteróides tópicos

As aplicações tópicas de óleos, cremes, loções ou géis contendo corticosteróides podem ser prescritas, geralmente como primeira linha de tratamento para pacientes pediátricos.

2. Imunoterapia tópica

É indicado para casos de alopecia areata crônica e grave. Modula o ataque autoimune local. Cerca de um terço da população pediátrica que recebe este tratamento apresenta crescimento de cabelo.

3. Corticosteróides sistêmicos pulsados

A administração intravenosa de esteróides é feita por alguns dias para interromper o processo inflamatório subjacente (7) . Os corticosteróides orais pulsados ​​também foram considerados eficazes para o tratamento da AA em crianças pequenas.

Certos métodos de tratamento, como injeções intralesionais de corticosteróides, podem ser dolorosos para crianças pequenas e geralmente são evitados. A maioria das opções de tratamento são bem pesquisadas entre adultos, mas não entre crianças pequenas. O profissional de saúde fará recomendações com base no caso individual.

Dicas para ajudar seu filho com alopecia Areata

A criança pode não entender a situação. Mas os adultos ao redor da criança precisam tomar cuidado para que a criança não cresça se sentindo muito consciente da perda de cabelo. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir.

  1. Sensibilize os cuidadores e professores da criança sobre o problema. Pode ajudar a evitar situações de bullying ou assédio quando os pais não estão por perto.
  1. Não exiba sua preocupação e ansiedade na frente da criança. Trate a condição como normal e não algo para se preocupar. Lembre-se, o AA só causa perda de cabelo e não causa nenhum outro problema de saúde.
  1. Crianças mais velhas podem aprender frases simples para ajudá-las a explicar aos colegas sobre a perda de cabelo.
  1. Inculque hábitos alimentares saudáveis ​​no estilo de vida do seu bebê, pois as deficiências nutricionais também podem levar ao AA (6) .

A alopecia areata pode afetar crianças pequenas, mas a condição pode ser reversível. As opções de tratamento estão disponíveis à medida que envelhecem. Gerenciar a situação com os devidos cuidados e aconselhamento pode ajudar seu filho a passar por isso.

Você tem alguma experiência para compartilhar conosco sobre alopecia areata em crianças? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

1. Alopecia areata ; Organização Nacional para Doenças Raras
2. Etienne Wang, Joyce SS Lee e Mark Tang, Estratégias Atuais de Tratamento na Alopecia Areata Pediátrica ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
3. Burhan Engin, Muazzez Cigdem Oba e Yalcın Tuzun, Alopecia areata ; Intechopen
4. William Cranwell e Rodney Sinclair, Causas comuns de alopecia pediátrica ; Jornal Australiano de Prática Geral
5. ALOPECIA AREATA : VISÃO GLOBAL; Associação da Academia Americana de Dermatologia
6. Jordan M. Thompson et al., O papel dos micronutrientes na alopecia areata: uma revisão ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
7. Aditi Sinha e Arvind Bagga, Terapia com esteróides de pulso ; Revista Indiana de Pediatria

Calculadora Caloria