Jóias egípcias antigas: guia para peças icônicas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Joias egípcias antigas

Mais de 5.000 anos depois de emergir como cultura, os antigos egípcios ainda influenciam o estilo e o design. Deixando as pirâmides de lado, suas contribuições mais impressionantes podem ser suas joias: ouro, cerâmica e pedras semipreciosas montadas em colares, anéis, brincos elaborados e muito mais. Os egípcios usavam joias por muitos motivos, desde marcas de status e amor pela beleza até proteção pessoal e saúde.





Tipos de joias egípcias

Tanto homens quanto mulheres usavam joias no antigo Egito, incluindo brincos, colares, colares, anéis, pulseiras e enfeites de cabelo. Muitos exemplos são retratados em esculturas e pinturas de tumbas , mas como as pinturas costumavam ser feitas para famílias ricas, as joias retratadas eram elaboradas e caras ou criadas pelos artistas para mostrar o gosto e beleza do falecido .

Artigos relacionados
  • 12 colares de medalhão de filigrana (e onde encontrá-los)
  • 14 joias para namorados presentes para alguém especial
  • Joias românticas para ele: 13 lembranças que ele vai adorar
Tumba de Nakht - três músicos

Tumba de Nakht - três músicos



Além da decoração pessoal e como símbolos de status, as joias também eram usadas para proteção e saúde, já que os egípcios acreditavam fortemente no poder das joias e dos símbolos mágicos para afetar suas vidas.

com qual signo é compatível com virgem

O egípcio antigo é quase sempre único, uma vez que cada gema ou conta era diferente. Não havia produção em massa como a conhecemos, mas as oficinas produziram uma série de tipos comuns:



Adornos Corporais

As roupas egípcias eram simples e incluíam kilts para os homens, vestidos soltos para as mulheres e muito pouco para as crianças e escravos. O corpo foi adornado com joias bem no início da história egípcia, como neste cinto de pedras preciosas (mostrado abaixo), da era pré-dinástica.

Cinturão Egípcio Predinástico

Cinturão Egípcio Predinástico

Pulseiras

As pulseiras eram braceletes ou estilos de punho. Reis (Faraós) eram famosos por suas extensas coleções de joias: Ramsés III usava esses braceletes, que agora estão no Museu do Cairo. Este ouro, vidro e pedra semipreciosa pulseira de punho eu s do período do Novo Rei e tem inscrições sobre o Faraó Tutmés III.



Pulseira de punho articulado do Novo Reino

Pulseira de punho articulado do Novo Reino

Colares

Colares variavam de contas simples enfiadas em fio de linho, como este colar , com uma mosca esculpida e pedras de ametista e granada, a peças espetaculares como o falcão do Rei Tut do Novo Reino enquanto . Estes colares da Primeira Dinastia sugerem a cor e desenhos que prevaleciam na cultura egípcia primitiva.

Coleiras

Os colares consistiam em centenas de contas, fios de pedras preciosas e incrustações. Esses colares de folha de ouro usou contas de vidro para imitar pedras preciosas. O ouro prevalecia mais do que a prata, pois os egípcios tinham mais acesso ao metal ensolarado; a prata era mais preciosa do que o ouro.

Coleiras e outras joias podem ser usadas para adornar o falecido. O Colar Largo de Wah , mostrado abaixo, é um tipo de colar que pode ser usado para sepultamento. A falta de um fecho forte significa que ele foi colocado nos restos mortais mumificados de Wah, em vez de usado em vida. É feito de miçangas de cerâmica esmaltada e fio de linho.

Colar Largo de Wah do Egito [

Colar Largo de Wah

argolas

Os anéis (e brincos) vieram em ouro, prata, incrustados, pedras preciosas e vidro. Às vezes, eles eram esculpidos com orações aos deuses ou encantamentos mágicos para proteção. Este anel de ouro era do período ptolomaico (período grego das Cleópatras). Era de propriedade de um sacerdote do templo e mostra o deusa ísis com seu filho, Horus.

Peitorais

Peitorais pendurados sobre o peito do usuário. Esta exemplo da tumba do rei Tut (mostrado abaixo) tem o olho protetor, escaravelhos, cobras, asas de abutre / falcão, lírios e flores de papiro, todos os quais representam o rei e seu poder sobre o Egito. Este tipo de joalheria mostrava a habilidade do ourives e beadmaker, como neste exemplo do Reino médio .

Peitoral, máscara de Tutancâmon, Museu Egípcio no Cairo

Peitoral, máscara de Tutancâmon, Museu Egípcio no Cairo

Os peitorais eram um tipo de joia comumente usado pelas classes mais ricas e podiam ser usados ​​como um broche ou colar colocado no peito. O peitoral abaixo fazia parte de um colar do reinado de Senwosret II e era feito de ouro e materiais caros, como cornalina, lápis-lazúli, turquesa, granada e feldspato verde.

Close do peitoral e colar de Sithathoryunet com o nome de Senwosret II, do Egito

Peitoral de Sithathoryunet com o nome de Senwosret II

Decorações de perucas

Decorações de perucas, como esta Exemplo de novo reino em ouro, vidro e pedras preciosas, eram usados ​​por mulheres abastadas. Os antigos egípcios frequentemente raspavam a cabeça por razões sanitárias, mas usavam perucas elaboradas quando convocados em celebrações ou cerimônias religiosas.

Coberturas de dedos

Os egípcios eram famosos por mumificar os mortos e até os mortos tinham suas próprias joias. Esses coberturas de dedo , ou baias, do Novo Reino eram usadas para vestir os mortos para sua jornada para o outro mundo.

Amuletos

Amuletos , embora não sejam estritamente joias, eram pequenos objetos carregados ou usados ​​para proteger o usuário de danos, preservar sua saúde ou trazer sorte.

Simbolismo em joias

Os egípcios raramente faziam algo que não tivesse camadas de significados. Assim, um colar pode ter um falcão (visto no mundo natural), mas que também representa Hórus (o deus falcão) e, por extensão, o Faraó, que era considerado um descendente dos deuses e era protegido por Horus .

são bebês de gorro que valem nada sem a etiqueta

As cores também transmitiram parte de o significado : verde significa saúde; vermelho representava sangue ou força; o azul era o renascimento; o amarelo sugeria o sol ou deuses; branco era pureza e era usado para observâncias religiosas, e preto era para morte e renascimento. As cores das joias foram tiradas dos elementos, pedras preciosas, tintas e esmaltes que os egípcios tinham acessível . As joias também representavam objetos que tinham significados além de sua forma:

  • Escaravelho: significava renascimento. O besouro (também chamado um besouro de esterco ) depositariam seus ovos em bolas de estrume. Quando os ovos eclodiram, parecia que os besouros menores surgiram sozinhos. Os egípcios também acreditavam que o sol girava nos céus por um besouro gigante e renascia a cada dia. Às vezes, as pessoas (ou múmias) usavam um colar de escaravelho com orações gravadas por saúde e segurança.
Joias de escaravelho egípcio

Joias de escaravelho egípcio

  • Ankh: pode representar uma sandália ou um cinto e significava imortalidade ou o sopro da vida. Ele aparece nas joias como um sinal de proteção.
Pingente ankh

Pingente ankh

  • O Lótus (nenúfar) era um símbolo muito importante para os egípcios. Eles acreditavam que o mundo estava coberto de água e escuridão, até que o lótus floresceu e revelou o deus sol, criador da vida.
  • Olho de Horus: O filho de Ísis, Horus, é representado por uma figura chamada ' wadjet ' em egípcio. O wadjet oferece proteção ao usuário, e o olho é freqüentemente encontrado em joias reais. As seis seções do olho também representavam olfato, audição, paladar, visão, tato e pensamento.

Olho de Hórus pendente

Olho de Hórus pendente

  • Cartucho: A cártula era uma figura oval com hieróglifos que geralmente indicavam o nome do rei ou de outro rei. Esta escaravelho é para Tutmés III e mostra o besouro de esterco, o sol, uma esfinge e um cativo.

Aten Courtouche

Aten Courtouche

  • Uraeus: Uma cobra em criação era um sinal de poder e magia no antigo Egito. O Faraó usou o símbolo em seu coroa , uma joia importante.

  • Isis Knot: Assemelhando-se um pouco a um nó de tecido ou corda, o nó Ísis foi usado como um amuleto para proteção após a morte.

Os egípcios tinham centenas de símbolos, com muitos aparecendo em seus listas hieroglíficas e em designs de joias. Pode demorar para decifrar o significado, mas é uma excelente maneira de entender melhor como a joia foi percebida e usada por seu dono original.

Dinastias e períodos de tempo

A história do Egito Antigo é definida por dinastias ou eras definidas por governantes, bem como por mudanças na arte, design e adorno pessoal que apareceram ao longo das eras:

  • Pré-dinástico (3100 - 2600 aC): hieróglifos egípcios apareceu pela primeira vez. Os hieróglifos seriam usados ​​com frequência em tumbas, edifícios, arte e joias.
  • Reino antigo (2600 - 2160 AC): As pirâmides e a esfinge foram construídas por Sneferu e Khufu (frequentemente identificados como Quéops). As joias da tumba de Den indicam que os artesãos egípcios podiam trabalhar gemas e ouro .
  • Reino médio (2040 - 1700 aC): O Alto e o Baixo Egito foram reunidos, e a cultura e as artes egípcias, incluindo joias, prosperaram com joias elaboradas incrustações e trabalhos em ouro.
  • Novo reino (1570 - 1070 AEC): O rei Tutancâmon e seu pai, Akhenaton estão entre as figuras mais conhecidas desse período, e as joias encontradas com o sepultamento do rei menino revelam arte requintada e habilidade.
  • Período tardio (600 - 332 AEC): A última era em que o país foi governado por egípcios. As joias incluíam designs copiados do mundo natural, como este anel de sapo .
  • Período Greco-Romano (332 aC - 395 dC): Líderes estrangeiros da Grécia e Roma, incluindo Alexandre o Grande e Cleópatra VII, controlavam o Egito. Joias ainda refletido mais velho tradições.

Entre algumas das dinastias houve períodos intermediários em que o Egito enfrentou uma convulsão política. Mas, apesar das mudanças políticas, por mais de 3.000 anos, a arte e a escrita egípcia foram usadas para celebrar faraós, deuses, deusas e cultura e influenciaram o design de suas joias.

Onde comprar

As joias egípcias antigas ainda atraem as pessoas milhares de anos depois de seu aparecimento. Se você quiser usar esta arte portátil, existem muitos recursos para localizar peças originais, bem como reproduções mais acessíveis (e menos delicadas).

  • É melhor lidar com especialistas se você estiver procurando por peças originais. Ambos Christie's e Sotheby's As casas de leilão oferecem leilões de antiguidades, que incluem joias egípcias antigas. Espere pagar $ 2.000 ou mais, mesmo por colares simples de contas de cerâmica.
  • Você pode personalizar um cartucho com o seu nome em Sky Gift Worldwide.com . Os preços começam em cerca de US $ 190 e aumentam para os cartuchos de ouro com base no número de letras que você seleciona.
  • Oferta de vendedores Etsy wadjet e outros símbolos do antigo Egito, traduzido em joias modernas. Os preços das pulseiras, colares e brincos de prata começam em torno de US $ 5.
  • Para joias finas de ouro e pedras preciosas inspiradas nos antigos, Joias Ka-Gold pode fornecer obras de arte em prata ou ouro que começam em torno de US $ 80 e vão até US $ 3.000 por um pulseira de ouro decorado com símbolos da verdade.
  • Reproduções de escaravelhos estão disponíveis em Nilestone por $ 250 ou mais, dependendo da quantidade de ouro e decorações.

Joias do Egito Antigo Hoje

As joias dos antigos egípcios tinham significado religioso e simbólico e eram apreciadas por sua beleza e poder contra o mal e a morte. Foi enterrado com homens e mulheres porque os egípcios esperavam gostar de usar suas melhores roupas na vida após a morte. Os amantes de hoje em dia de designs antigos ainda podem desfrutar desta magnífica embarcação.

Calculadora Caloria