Xícaras de chá japonesas antigas: um breve guia para colecionadores

Os Melhores Nomes Para Crianças

Xícaras de chá japonesas antigas

As xícaras japonesas antigas são belos exemplos do artesanato asiático de gerações que já se foram. Essas peças de porcelana elegantes e duradouras foram colecionadas pelo mundo ocidental desde meados do século 20 e permaneceram populares até o século 21. Dê uma olhada nessas antiguidades de design requintado e tenha uma ideia de qual estilo você começará a procurar a seguir.





Dinastias

Xícaras de chá japonesas e outras peças começaram a ser exportadas para a Europa a partir de 1500, após contato com europeus e japoneses. Algumas xícaras de chá podem ser marcadas com caracteres japoneses, identificando essas diferentes dinastias, e se você não for fluente nos diferentes dialetos escritos em japonês, você vai querer que suas peças sejam avaliadas e traduzidas. Aqui estão as várias dinastias nas quais as xícaras de chá japonesas foram fabricadas.

  • Momoyama: 1573 - 1603
  • Edo: 1603 - 1867
  • Meiji: 1868-1913
  • Taisho: 1913-1926
  • Showa: 1926 - 1988
Artigos relacionados
  • Marcas de cerâmica antigas
  • Jogos de chá de prata antigos
  • Identificar artigos de vidro antigos

Embora uma xícara de chá marcada com o caractere japonês para uma dinastia possa ajudá-lo a estimar sua idade, também é importante observar o tipo de xícara e os padrões da própria xícara, pois essas características podem ajudar a dar uma ideia de em que cidade as xícaras foram criadas em, pois os coletores estão mais preocupados com essa informação.



Tipos e padrões

Xícaras de chá japonesas entram centenas de padrões que são frequentemente identificados com a cidade de origem, em vez de outras características como padrões, idade, motivos e assim por diante. Estes são alguns dos diferentes tipos de xícaras de chá japonesas antigas que você pode encontrar.

  • Peças Bizen - Estas xícaras são decoradas com figuras engraçadas de deuses, animais e pássaros.
  • Peças kutani - Essas xícaras de chá são caracterizadas por decorações elaboradas em ouro, vermelho e outras cores vibrantes.
  • Peças Satsuma - Estas xícaras de chá têm acabamento craquelado em brilho marfim e são decoradas com uma imagem de artesãos japoneses pintando vasos em uma mesa.
  • Peças Imari - Essas xícaras de chá geralmente têm um vidrado azul e vermelho enferrujado sobre fundo branco. Folhas e flores também são destaque.

Técnicas Decorativas Moriage

Moriage é um tipo de decoração usada na cerâmica japonesa há séculos. É um processo de delicadamente espalhar argila em camadas sobre a cerâmica para criar designs complexos e elevados. A cerâmica pode então ser pintada com cores vibrantes ou ter folha de ouro adicionada, e dada sua construção delicada, este tipo de cerâmica é facilmente danificado se não for manuseado com cuidado. Nem todas as peças Moriage são antigas, então sempre saiba de quem você está comprando e aprenda o máximo que puder sobre as peças antigas autênticas. Um tipo famoso de Moriage é chamado Dragonware; este tipo de Moriage apresenta desenhos de dragão criados com a técnica Moriage e foi replicado por muitos fabricantes.



Técnicas Decorativas Moriage

Marcas dos fabricantes

Embora houvesse centenas de fabricantes, alguns são mais conhecidos e altamente colecionáveis ​​do que os outros. Eles geralmente podem ser identificados pelos selos de fundo individuais, mas existem centenas deles. Aqui está um variedade de marcas japonesas mas o colecionador vai querer uma referência mais abrangente, como, Imari, Satsuma e outras cerâmicas de exportação japonesas por Nancy N. Schiffer. Apesar do grande número de marcas variadas de fabricante para fabricante, existem algumas marcas exclusivas que você pode encontrar que o ajudarão a datar melhor uma peça.

Fabricantes

Nippon

Muitas das xícaras de chá antigas que você encontrar podem ter um Nippon marca na parte inferior. Isso indica que a peça foi feita no Japão entre 1891 e 1921. Nippon não se refere a uma empresa ou local; em vez disso, refere-se à época em que a peça foi feita. O Nippon as peças eram feitas principalmente para exportação; pouco dele foi usado pelos próprios japoneses. Os itens que foram feitos durante este período são inscritos com qualquer NIPPON ou Fabricado em NIPPON e também pode vir com outras notações com script japonês. Isso foi implementado em resposta aos Estados Unidos aprovando o Tarifa McKinley , que exigia que todas as mercadorias importadas fossem marcadas em inglês com o país de origem. Cuidado com os vendedores que usam o rótulo Nippon para qualquer porcelana ou cerâmica japonesa, apenas os itens especificamente marcados / com tinta Nippon são autênticos. Em termos de valor, as porcelanas com estas marcações são consideradas mais valiosas do que as com o selo Made in Japan, que também se encontram nas peças desta época.

como é um oscar?

Feito no Japão

Eventualmente, a alfândega dos EUA decidiu que Nippon não era mais um termo aceitável para porcelana japonesa importada. A partir de agosto de 1921, todas as mercadorias importadas enviadas do Japão para os Estados Unidos tiveram que ser carimbadas com as anotações escritas: Japão ou Feito no Japão . Essas marcas foram usadas até 1941, quando a Segunda Guerra Mundial começou e os Estados Unidos colocaram um embargo aos produtos japoneses, que acabou sendo suspensa na esteira da guerra e da própria ocupação americana da nação insular.



Japão Ocupado

A partir de 1945, todas as peças japonesas importadas para os Estados Unidos foram carimbadas com as palavras Japão Ocupado . Embora os Estados Unidos ocupassem o Japão até 1952, a Alfândega começou a permitir que as importações fossem marcadas de uma das seguintes maneiras:

  • Japão Ocupado
  • Fabricado no Japão Ocupado
  • Feito no Japão
  • Japão

Contudo, colecionadores de artefatos desse período preferem mercadorias que tenham as marcas Made in Occupied Japan ou Occupied Japan, pois estas podem estar diretamente relacionadas aos poucos anos que os Estados Unidos ocuparam o país no período imediato do pós-guerra. Pessoas que não têm uma especialidade em porcelana japonesa são atraídas pelas peças do Japão Ocupado porque elas são algumas das mais visíveis no mundo ocidental e têm laços estreitos com a Segunda Guerra Mundial.

Fabricantes que operam no Japão ocupado

O Leste Asiático é conhecido por suas exportações de porcelana e porcelana fina, e havia milhares de fabricantes qualificados da região que contribuíram com centenas de anos de artefatos impressionantes. Aqui estão apenas alguns desses estúdios talentosos que criaram peças sob ocupação no final dos anos 1940 e início dos anos 1950:

  • Jyoto
  • Chubu
  • Saji
  • Mikado
  • o que
  • Noritake
  • Sango
  • Ardalt

Onde comprar xícaras de chá japonesas antigas

Comprar xícaras japonesas antigas feitas depois de 1891 não é difícil; eles podem ser encontrados na maioria das lojas de antiguidades ou online. As marcações facilitam a identificação da época, se não do fabricante exato. Comprar xícaras de chá muito velhas, no entanto, pode ser assustador. Certifique-se de negociar com um antiquário experiente em antiguidades orientais e que tenha boas referências.

  • Sanai Belas Artes e Antiguidades - Esta organização é especializada na aquisição e venda de porcelana japonesa.
  • J Collector - Este vendedor da Etsy tem muitas antiguidades japonesas e asiáticas diferentes, incluindo uma grande seleção de porcelana japonesa.
  • Kodo Arts - Este site tem uma variedade de peças japonesas antigas para venda.

Valores de xícaras de chá japonesas antigas e vintage

Embora possa ser tentador tentar avaliar suas antiguidades japonesas por conta própria usando o maravilhoso mundo da Internet, você deve pedir a um avaliador que dê uma olhada em sua peça para que seja totalmente autenticada. Da mesma forma, se você estiver interessado em comprar um novo conjunto de xícaras de chá ou pires, verifique se a peça já passou por algum processo de autenticação no passado. Dado que houve um aumento significativo na sofisticação das porcelanas falsas, você quer ter certeza de que está recebendo o que pagou. Em termos de valores, felizmente, há muitas peças importadas acessíveis do início e meados do século 20 que as pessoas que coletam com um orçamento podem encontrar. Por exemplo, um vendedor tem um xícara de chá e pires ocupados do Japão listado por um pouco mais de $ 10; ainda, conjuntos mais extensos, como este Conjunto de 10 xícaras de chá , assim como aqueles feitos antes do século 20 podem valer algumas centenas de dólares.

Dê um toque de elegância à sua casa

Colecionar xícaras japonesas antigas e outros itens de porcelana permite que você desfrute de alguns dos melhores artesanatos orientais no conforto de sua própria casa. Como há uma grande quantidade de porcelana japonesa vintage no mercado, você com certeza encontrará a peça exata que se encaixa melhor com sua estética doméstica e seus hábitos de beber chá.

Calculadora Caloria