Posições de balé

Os Melhores Nomes Para Crianças

Metade inferior das bailarinas na barra

Enquanto muitos outros gêneros de dança iniciam os alunos em vários passos ou combinações, o balé sempre começa no mesmo lugar: as cinco posições. No entanto, existem na verdade sete posições, a sexta e a sétima introduzidas por Serge Lifar do Ballet da Ópera de Paris no século XX. A maioria das escolas de balé ensina apenas os cinco clássicos, mas se você dançar qualquer uma das coreografias aclamadas de Lifar, usará as posições do sexto e sétimo pé.





Posições de balé clássico

Normalmente ensinado em escolas de balé em todo o mundo, as cinco posições de balé são quase universais entre alunos de dança de todas as origens. Com movimentos de braço e pé correspondentes, as cinco posições preparam os dançarinos para as etapas mais difíceis e intrincadas do balé. Se você conseguir atingir o posicionamento básico, será possível executar etapas mais avançadas com técnica e forma ideais. Por isso, os bailarinos profissionais praticam diariamente as posturas, que são parte fundamental para o aprendizado do balé clássico.

Artigos relacionados
  • Curiosidades sobre dança
  • Fotos de bailarinos
  • Imagens de balé quebra-nozes

Primeira posição

As primeiras aulas de balé estão lotadas de pequeninos pré-escolares lutando para 'virar' os pés, olhos arregalados e oscilantes. A primeira posição, onde os calcanhares se tocam e os dedos dos pés voltados para um ângulo de 180 graus, abre os quadris. É uma habilidade adquirida. Embora possa levar anos de prática para atingir um desvio perfeito, a maioria dos dançarinos de primeira viagem aprende uma postura de primeira posição básica com a coluna ereta e o cóccix dobrado para baixo. O objetivo da primeira posição é alinhar o corpo sem parecer rígido ou desajeitado. Na primeira, os braços são curvados na frente do corpo (em direção ao solo ou horizontalmente ao solo) com as mãos arredondadas em direção à pelve.



Bailarina em primeira posição

Primeira posição

Segunda posição

A segunda posição usa o desvio de 180 graus, mas com os pés afastados e planos no chão. Os braços podem ficar na frente do corpo ou se estender para os lados esquerdo e direito do corpo, respectivamente. Os braços estão ligeiramente flexionados e os joelhos retos, mas não tensos.



Bailarina na 2ª posição

Segunda posição

Terceira posição

Ainda focando no desvio adequado, a terceira posição exige que o calcanhar do pé esquerdo seja colocado na frente do arco do pé direito (ou vice-versa). Os braços nesta posição são diferentes um do outro; o braço que corresponde ao pé da frente entra na frente do corpo, enquanto o braço que corresponde ao pé de trás fica de lado, onde estava para a segunda posição. Com a mão esquerda na barra, o pé direito vem à frente para a terceira posição. Com a mão direita na barra, o pé esquerdo está à frente do pé direito.

bailarina na 3ª posição

Terceira posição



Quarta Posição

Na quarta posição, o pé que estava na frente na terceira posição faz um tenso e desliza para a frente de modo que fique virado 180 graus, vários centímetros à frente do pé de apoio. Ambos os pés devem estar voltados para direções opostas; o braço correspondente ao pé da frente fica à frente (onde estava para a terceira posição), enquanto o braço correspondente à perna de pé é estendido acima da cabeça, arredondado, com a palma voltada para o solo e os polegares enfiados abaixo. A postura permanece reta, assim como os joelhos. Ombros relaxados e para baixo.

Quando na barra com o lado esquerdo do corpo próximo à barra, o pé direito fica à frente. Com o lado direito do corpo junto à barra, o pé esquerdo fica para a frente.

bailarina na 4ª posição

Quarta Posição

Quinta Posição

A quinta posição exige que os pés se juntem, virados em direções opostas, mas se tocando (da frente para trás). Ambos os braços estão curvados para cima no ar, conhecido como uma posição de 'quinta alta'. Uma participação perfeita na quinta posição vem com o tempo e a experiência em flexibilidade. Um quinto iniciante não se encaixa perfeitamente; relaxe na postura sem torcer os joelhos, forçando o desvio ou curvando a parte inferior das costas. O comparecimento impróprio aumenta o risco de lesões para os bailarinos.

bailarina na 5ª posição

Quinta Posição

Sexta Posição

A sexta posição é um reforço de alinhamento. É a primeira posição com os pés paralelos, não virados para fora. A coluna reta e os quadris retos são importantes nessa postura, para que a região lombar não se curve, forçando o bumbum e destruindo a linha. O equilíbrio é um desafio. A sexta posição também é usada na coreografia da dança moderna e às vezes é conhecida como 'paralela primeiro'.

bailarina na 6ª posição

Sexta Posição

Sétima posição

A sétima posição é freqüentemente vista em balés clássicos; é apenas uma quarta posição Na ponta ou meio ponto . Então, o sétimo é o quarto em declaração . O equilíbrio correto nesta posição é realmente mais fácil Na ponta do que na meia ponta, pois a força da perna pressionando o chão é estabilizada pela caixa de sapato de ponta.

bailarina na 7ª posição

Sétima posição

Posições de aperfeiçoamento

Obter as cinco posições básicas corretas é uma prática contínua; cada aula de balé começa com um trabalho de posição na barra para iniciantes e profissionais. Para aprender rapidamente, certifique-se de usar trajes de dança adequados, como collant, meia-calça e sapatilhas de balé, para que o professor possa examinar seu alinhamento e ajustar sua posição. Se você estiver tendo aulas semanais, adquira o hábito de dedicar dez minutos por dia para praticar as posições. Fale com seu professor sobre como trabalhar na sexta e na sétima posições. Você precisará de uma orientação crítica sólida para dominar os pontos delicados de posicionamento para evitar postura incorreta e treinamento muscular deficiente.

Calculadora Caloria