Os melhores poemas de haicai

Os Melhores Nomes Para Crianças

Poesia Japonesa de Haiku

O haicai é uma forma clássica de poesia japonesa, onde cada poema consiste em três versos e 17 sílabas organizadas em um padrão 5-7-5. Tradicionalmente, o haicai incluiria imagens da natureza cotidiana para evocar verdades maiores, e a linha final justapor as duas primeiras linhas de alguma forma. Hoje em dia, as regras podem ser seguidas de forma mais flexível.





1. Antigo Lago de Basho


Furuike ya
Kawazu Tobikomu
mizu no oto

Matsuo Basho é amplamente considerado como um dos mestres originais do haicai. Seus poemas enganosamente simples retratam grande beleza e visão sobre a condição humana. Talvez o seu mais famoso seja 'The Old Pond', que foi traduzido por William J. Higginson para manter o padrão 5-7-5 em inglês:





Um velho lago silencioso ...
Um sapo pula na lagoa,
respingo! Silêncio novamente.

2. Poema da Morte de Hokushi


Eu escrevo, apago, reescrevo,
Apague novamente, e então
Uma papoula floresce



Como Basho, Hokushi foi outro famoso poeta haiku japonês do período Edo. A tradução acima, por meio do autor e estudioso judeu israelense Yoel Hoffmann , ilustra como a natureza supera a cultura. O haicai japonês original, apelidado de Hokushi's ' poema de morte , 'é' construído em torno de um trocadilho 'nesse keshi significa 'apagar' e 'papoula'.

3. Flores de cerejeira de Hakuen


O que é senão um sonho?
O florescimento também
Dura apenas sete ciclos

Muito parecido com o poema de Hokushi acima, este de Hakuen também é centrado no tema da morte e como a natureza inevitavelmente conquista tudo. Os 'sete ciclos' referem-se à vida típica de sete dias de uma flor de cerejeira (sakura) na primavera, destacando que até a beleza das flores é passageira.



4. Issa's Moon Gazing


tudo em uma fileira
em tatames ...
olhar para a lua

Considerado um dos quatro figuras proeminentes no tradicional haicai japonês ao lado de Basho, Buson e Shiki, Agora foi incrivelmente prolífico. Ele deixou para trás diários contendo mais de 20.000 'poemas de uma respiração', incluindo o que ele escreveu acima enquanto participava de uma festa da lua cheia em Matsuyama, na província de Ehime, na Ilha de Shikoku.

5. Chuva de meteoros de Michael Dylan Welch


chuva de meteoros
uma onda suave
molha nossas sandálias

Embora talvez os mestres mais conhecidos da forma do haicai tenham sido os poetas japoneses dos séculos 18 e 19, a forma transcendeu a linguagem com iterações mais modernas também. Este poema de Michael Dylan Welch afasta-se do padrão 5-7-5 padrão para descrever a conexão entre os céus acima e a terra abaixo. Está tudo conectado.

Calculadora Caloria