O que você deve saber sobre o vinho do Porto

Os Melhores Nomes Para Crianças

O vinho do Porto é um vinho doce fortificado.

O vinho do Porto é um vinho doce fortificado.





Embora muitos considerem o Porto um vinho de velho, muitas vezes ficam surpreendidos ao descobrir as maravilhosas qualidades deste doce vinho de sobremesa. Perfeito como acompanhamento de sobremesa ou como bebida após o jantar, a realidade do Vinho do Porto supera de longe a sua reputação de abafado.

O que é porta?

O Porto é um vinho doce fortificado feito no Vale do Douro, no norte de Portugal. Muitas outras regiões vinícolas produzem vinhos do tipo do Porto, mas não são verdadeiros Portos, que só vêm de Portugal. Existem mais de 100 uvas que podem ser utilizadas para fazer Porto, embora cinco sejam as mais utilizadas. Estas incluem a Tinta Roriz (Tempranillo), a Tinta Barroca, a Touriga Nacional, a Tinta Cão e a Touriga Francesa. Ao fazer o Vinho do Porto, os enólogos permitem que o suco fermente naturalmente até atingir um ponto em que haja uma quantidade significativa de açúcar residual. Nessa altura, adiciona-se aguardente, aguardente vínica neutra, que interrompe a fermentação deixando a doçura residual dos restantes açúcares que não fermentaram em álcool.



Artigos relacionados
  • Fotos de 13 vinícolas em Napa
  • Galeria de 14 ideias para presentes realmente úteis para vinhos
  • 14 fatos interessantes sobre vinhos

Em anos bons, o Vinho do Porto é envelhecido em barricas e vendido como um Porto vintage. Em safras menos favoráveis, o Porto é envelhecido em pequenas barricas e misturado com outras safras. Freqüentemente, os fabricantes de vinho do Porto usam um Solera para realizar esta tarefa. Os Portos mistos são vendidos como não vintage (NV).

História

O porto tornou-se popular durante a guerra da Inglaterra com a França. Na época, os vinhos franceses eram muito populares na Inglaterra e a guerra interrompeu o fornecimento. Em busca de uma nova fonte de vinho, os ingleses descobriram o Vale do Douro, onde plantaram vinhas. Como o vinho era frequentemente consumido em longas viagens marítimas, os vinicultores procuraram uma maneira de preservá-lo para que pudesse permanecer a bordo dos navios. Eles descobriram que fortificar os vinhos com conhaque funcionava, ajudando os vinhos a suportar a vibração do navio e as altas temperaturas.



Tipos de Porto

Existem vários tipos de Vinho do Porto que poderá encontrar em restaurantes ou lojas de vinho.

  • O Porto Vintage é considerado o Vinho do Porto da mais alta qualidade, feito apenas em excelentes safras. Portos vintage são tipicamente de cor tawny e têm sabores quentes de toffee e chocolate. Os vinhos são ligeiramente viscosos e doces, com notas de café ou caramelo.
  • O Porto Late Bottled Vintage (LBV) utiliza uvas menos selecionadas, mas envelhece em madeira durante vários anos. A madeira confere sabores tostados ao líquido doce. O Porto LVB é menos caro do que o Porto vintage, mas tem muitas das mesmas características.
  • O Porto Não Vintage (NV) constitui a maioria das ofertas de Vinho do Porto. Freqüentemente, os vinhos do Porto Tawny, a combinação de várias safras de suco leva a um sabor consistente. Estes Portos são quentes e doces com notas de caramelo ou passas.
  • O Porto Tawny é geralmente envelhecido através de uma solera, resultando em vinhos de cor dourada com leve doçura e sabores quentes.
  • O Porto Ruby é um Porto não vintage de cor vermelha brilhante. É envelhecido em cubas de inox e em garrafa, resultando em levemente adocicado, e muitas vezes apresenta taninos suaves e sabores de frutas brilhantes.
  • O Porto Branco é feito a partir de várias safras de uvas brancas e é fortificado. O vinho pode ser doce ou seco e de sabor relativamente suave.

Sugestões de Servir e Armazenar

O vinho do Porto é melhor quando bebido ligeiramente frio - a cerca de 65 graus. Sirva em pequenos copos de vinho de sobremesa com lados altos que se inclinam para fora, permitindo que os vapores do álcool se dispersem antes de dominar os sabores e aromas do vinho. O formato do copo permite que você beba o vinho com o nariz fora do copo, de modo que os sabores do vinho cheguem à boca antes que o álcool chegue ao nariz.

Uma combinação muito tradicional de comida do Porto é o Stilton ou o queijo cheddar. Isto faz do Porto um vinho maravilhoso para um curso de queijos. Se o vai servir com sobremesa, experimente um Porto vintage ou tawny com algo de chocolate, que é outra combinação clássica. Também pode tomar o Porto sozinho como sobremesa, ou seguir a tradição inglesa e retirar-se para o estudo com um copo de Porto e um charuto após o jantar. O álcool do vinho combina-se com os sabores quentes, aquecendo-o à medida que o bebe. Por isso, funciona melhor no outono ou inverno, quando o clima está mais fresco.



O vinho do Porto pode durar décadas devido ao teor de açúcar e álcool. Depois de abrir a garrafa, ela pode durar até quatro meses na geladeira.

Portas para experimentar

Existem vários fabricantes de Vinho do Porto muito conceituados, alguns dos quais os fazem há mais de um século. Experimente o seguinte:

Vintages

Se você gostaria de experimentar um Porto vintage, o seguinte safras foram bons a excelentes no Vale do Douro.

  • 1997
  • 2000
  • 2003
  • 2007

De uma chance

Se você nunca experimentou o Porto, pode ser uma revelação. Se você não quer investir em uma garrafa, muitos restaurantes finos têm vinho do Porto em seus cardápios. Experimente pedir uma taça de Porto Tawny após o jantar. Você só pode encontrar um novo favorito.

Calculadora Caloria