A Bíblia sobre sepultamento e cremação: fatos e pontos de vista

Os Melhores Nomes Para Crianças

Pessoa segurando uma Bíblia aberta

À medida que a diversidade cultural continua a aumentar, as pessoas muitas vezes se perguntam: 'O que a Bíblia diz sobre o sepultamento?' Havia costumes de sepultamento na Bíblia que podem dar uma visão e orientação para um sepultamento hoje? Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento retratam simbolismo mostrando respeito pela morte. Os costumes do enterro refletiam as visões da cultura sobre a morte e a vida após a morte.





O que a Bíblia diz sobre o sepultamento?

Os mortos dos fiéis mereciam tratamento adequado e respeitoso tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. As referências bíblicas pintam um quadro descritivo do sepultamento, em vez de oferecer um esboço dos procedimentos técnicos. Até mesmo a referência escrita da descrição usava termos gentis por respeito e honra.

  • 'Ele se deitou com seus pais' ( 1 Rs 14:21; 2 Cr 12:16 ) indicou uma morte natural.
  • 'Ele foi reunido ao seu povo' ( Gn 25: 8; Dt 32:50 ) foi pensado para descrever uma reunião com os ancestrais e sugeriu uma continuação da vida além do túmulo.
Artigos relacionados
  • As 20 melhores canções fúnebres com as quais as pessoas se relacionarão
  • Livros sobre luto por uma criança natimorta
  • Galeria de presentes para os enlutados

Permanecer insepulto era considerado vergonhoso, mesmo uma indicação de punição divina ( 1 Rs 14:11; Sal 78: 3; Jer 7:33 )



Costumes de enterro nos tempos bíblicos

A Bíblia contém várioscostumes para enterro. As tradições afirmam que depois que uma pessoa dá o último suspiro, os olhos são fechados e fechados (Gn 46: 4). A lei exigia que o enterro dos mortos ocorresse no mesmo dia, antes do pôr do sol (Lev. 10: 4; Deut. 21:23) . Isso foi feito parcialmente por questões sanitárias e também por medo de contaminação (Num 19:11-14). O costume determina que os mortos sejam vestidos no enterro, muitas vezes com suas roupas favoritas para o dia a dia (Ezequiel 32:27; 1 Sam. 28:14). Um momento de luto pela família e amigos próximos ocorreria após a morte, muitas vezes na casa da família (João 11: 17-20) .

Primeiros cemitérios bíblicos

No início da Bíblia, o enterro ocorria no local da morte. Um local protegido perto de uma árvore fornecia o local ideal. A enfermeira de Rebekah, Deborah, foi enterrada perto de Betel sob a sombra de um carvalho (Gn 35: 8) . A árvore significava presença divina. O sepultamento por uma árvore expressava o desejo de que a vida continuasse, e a árvore honrava a memória do indivíduo. Desde a época do Jardim do Éden e 'a árvore da vida' (Gen 2: 9) , a árvore estava associada à vida além do túmulo.



Túmulos bíblicos adicionais

Mais tarde, o Antigo Testamento se refere frequentemente ao desejo de um israelita de ser enterrado no cemitério de sua família. Isso costumava ser feito nas áreas mais altas, escavadas em pedras ou cavernas. A caverna de Machpelah em Hebron é um exemplo.

  • Abraão comprou este site de Efrom, o hitita, na época da morte de sua esposa Sara (Gen 23) .
  • Quando Abraão morreu, seus filhos Isaac e Ismael colocaram seu corpo para descansar na mesma tumba (Gn 25: 9) .
  • Por sua vez, Jacó enterrou seus pais Isaac e Rebeca e sua própria esposa Lia. (Gn 49:31) .
  • O corpo de Jacob foi enterrado com o de seu pai, seguindo o próprio pedido de Jacob (Gn 49:29; Gn 50:13) .
  • O filho de Jacó, José, fez sua família prometer que seus restos mortais seriam preservados para que pudessem ser levados de volta para sua terra natal e devidamente enterrados com a família quando os israelitas finalmente retornassem da escravidão no Egito (Gn 50:25).

Especiarias funerárias nos tempos bíblicos

Na época do Novo Testamento, o processo de sepultamento e luto incluía mais ritual. Pouco tempo após a morte, os membros da família vieram lamentar e preparar o corpo para o sepultamento. O corpo era lavado e depois ungido com uma variedade de óleos e especiarias. O corpo seria então envolto em roupas mortuárias de linho branco que também continham especiarias (João 19: 39-40) . As especiarias geralmente incluem:

  • Mirra, uma goma de árvores árabes conhecida por ser muito perfumada (João 19:39)
  • Aloe, uma madeira perfumada frequentemente misturada com mirra (João 19:39)
  • Bálsamo ou bálsamo de Gileade, uma planta que crescia nas planícies de Jericó e nos vales quentes do sul de Israel
  • Sammim é um termo hebraico geral para aromáticos usados ​​na preparação de óleos e especiarias
  • A mistura de olíbano e especiarias era supervisionada por um certo grupo de levitas (1 Cr 9: 29-30)
Estudo da Bíblia

Períodos de luto após o enterro

Família e amigos reunidos para um intenso período de luto (Zc 12: 12-14) . A duração do luto intenso variou de três a sete dias, dependendo das circunstâncias particulares da família. Lázaro estava na tumba há quatro dias quando Jesus chegou para encontrar amigos e familiares ainda reunidos (João 11: 17-19) . Após o selamento da tumba, um tempo de lembrança e luto duraria um total de 30 dias.



Conforto e Suporte da Comunidade

A comunidade se reuniu para apoiar a família que foi deixada para trás para sofrer. O processo de sepultamento lembrou a todos os membros de suas próprias famílias que haviam morrido no passado. Os momentos de reflexão tornaram a morte um momento significativo e valorizado na vida da comunidade. A casa do falecido era considerada impura durante o período de luto, portanto nenhuma comida podia ser preparada em casa. Os vizinhos forneciam alimentos para serem consumidos fora de casa ou convidavam a família para comer em suas próprias casas. Vizinhos e familiares podem compartilhar memórias do falecido, proporcionando conforto e força para a família.

A Bíblia diz sobre visitar túmulos?

A Bíblia até descreve a visita a túmulos de uma maneira gentil que honra os mortos. A Bíblia registra: 'Então Rachel morreu e foi enterrada no caminho para Efrata (isto é, Belém). Sobre o túmulo dela, Jacó ergueu uma coluna, e até hoje essa coluna marca a tumba de Raquel. (Gen 35: 19-20 ESV) . A frase 'até hoje aquela coluna marca o túmulo de Raquel' indica que era um memorial contínuo e as pessoas deveriam visitar e fazer uma pausa para refletir.

O exemplo mais famoso da Bíblia de visitar um túmulo

Após a morte de Jesus no Novo Testamento, as observâncias cerimoniais da Páscoa e do sábado impediram a visitação ao túmulo por qualquer família ou amigos. A Bíblia registra atividades que fornecem confirmação do processo de sepultamento e visitação. Quando o sábado passou, as mulheres foram ao túmulo para ungir o corpo de Jesus (Marcos 16: 1) . Lucas indica que as mulheres prepararam especiarias com antecedência (Lucas 24: 1) . Suas tarefas começaram logo após o nascer do sol (Marcos 16: 2).

O que a Bíblia diz sobre cremação e sepultamento?

OBíblia não define cremaçãocomo meio preferido para inter-um corpo. No entanto, não há proibição do processo no Novo Testamento. Existem exemplos de corpos que foram cremados, com os ossos restantes enterrados. Isso ocorria se os corpos tivessem sido mutilados de alguma forma no momento da morte.

  • Saul e Jônatas (1 Sam. 31: 11-13)
  • Achan e sua familia (Josué 7:25)

Cinzas às Cinzas

A frase 'cinzas às Cinzas pó ao pó'pode soar como um versículo da Bíblia, mas na verdade vem de um serviço fúnebre listado no Livro de Oração Comum. O serviço encontra sua base em versículos da Bíblia (Gênesis 3:19; Gênesis 18:27; Jó 30:19) . O conceito é um fio condutor por toda a Bíblia.

  • Deus formou o homem do pó da terra (Gênesis 2: 7).
  • Deus disse a Adão 'você é pó e ao pó você retornará' (Gênesis 3:19).
  • Salomão resume 'Todos vêm do pó, e ao pó todos voltam' (Ec 3:20).
  • Abraão, falando com Deus, pergunta: 'Quem sou eu, senão pó e cinzas?' (Gênesis 18:27).
  • Cobrir-se com saco e cinzas transmitia tristeza e penitência (2 Sam 13:19; Ester 4: 1-3; Is 58: 5; Da 9: 3).

Tomando decisões informadas com base na tradição bíblica

Discernir os fatos bíblicos a partir das tradições e visões de sepultamento e cremação pode ajudar a família enlutada a tomar decisões informadas. As escolhas que afirmam a fé e o respeito pelos mortos trazem conforto e encorajamento durante o processo de luto.

Calculadora Caloria