
A construção da resiliência em adolescentes começa na infância. Todo mundo quer que seu filho seja bem-sucedido e feliz na vida. Construir resiliência em adolescentes leva tempo com o apoio externo da comunidade e da escola.
O que é resiliência?
Resiliência é a capacidade de lidar com os problemas e o estresse da vida de maneira eficaz. Adolescentes resilientes são capazes de superar tragédias e desafios facilmente. Eles também se recuperam do choque rapidamente. Aqueles com resiliência não sofrem efeitos duradouros ou psicopatológicos por causa do trauma.
Artigos relacionados
- A vida como um jovem adolescente
- Livros sobre como construir boas amizades cristãs para adolescentes
- Estágios da puberdade para meninos
Construindo Resiliência em Adolescentes em Casa
O desenvolvimento da resiliência em adolescentes começa em casa. É crucial que os pais forneçam as habilidades e ferramentas para seus filhos adolescentes usarem no futuro. Como pais, vocês têm muitas responsabilidades quando se trata de criar um filho. Fatores de proteção, como estilos parentais positivos, apoio familiar e experiência, ajudarão seu filho a se tornar um adolescente resiliente.
- Estilos Parentais
Ao construir resiliência, você precisa se tornar um pai sensível que pratica o apoio epaternidade autoritária. Incentive seus filhos a terem uma auto-estima positiva. Educar em habilidades sociais positivas e de resolução de problemas os beneficia quando se tornam adolescentes. Além disso, explicar que a vida é feita de transições os ajuda a se sentirem mais confiantes no futuro.
que sombra combina com olhos azuis
- Aprenda com a experiência
A experiência é o maior educador da vida. Não proteja seus filhos do estresse ou de eventos traumáticos. O que eles aprendem com essas experiências os beneficiará por muitos anos. Com cada situação estressante tratada, isso resultará na capacidade de lidar com problemas futuros. Essas experiências também ajudarão seu filho a resistir ao estresse.
- Seja solidário
Outra maneira de ensinar seu filho é dar apoio e estar disponível. Isso mostra que você está lá se ele ou ela precisar de alguém. Isso dará ao seu filho segurança e confiança para lidar com os desafios. Ajudar com os problemas não significa que você não está educando, significa que você está apoiando. À medida que seu filho cresce e se torna adolescente, ele ou ela terá a coragem de enfrentar seus próprios problemas.
como conquistar um homem de Libra
- Espaço Entre Crianças
Adolescentes que vêm de famílias grandes com irmãos próximos têm menos probabilidade de serem resilientes quando confrontados com um evento desafiador na vida. Os pais são incapazes de dar atenção, apoio e educação adequados a cada filho. Isso faz com que o adolescente enfrente o estresse sem nenhum conhecimento ou conforto.
- Psicopatologia dos pais
Se um dos pais tiver uma doença mental ou houver uma situação de violência doméstica em casa, isso inibirá a capacidade de seus filhos de se tornarem resilientes. Esses problemas em casa tornam difícil para você ou seu cônjuge estarem disponíveis para ensinar as habilidades necessárias na vida. Este é o momento de contar com o apoio de outras fontes da comunidade.
Construindo Resiliência com a Comunidade
Ter uma comunidade de apoio é um fator de proteção para os adolescentes. Ele oferece ao adolescente muitas possibilidades às quais recorrer quando precisar de ajuda. Assim como os adolescentes obtêm essa garantia dos pais, eles podem se sentir ainda mais confiantes porque têm uma vizinhança em que se apoiar.
- Suporte da comunidade
Envolver seus filhos em organizações comunitárias, como igrejas ou outros grupos sociais, é uma boa maneira de se envolver. Isso dá a seus filhos a oportunidade de conhecer novas pessoas que podem se tornar bons exemplos. A sociedade fornece valores, alta auto-estima e autoconfiança. Participar de atividades extracurriculares oferece aos adolescentes uma válvula de escape e uma sensação de realização.
Adolescentes Resilientes na Escola
Os pais precisam permanecer envolvidos nas atividades escolares. Ficar conectado oferece incentivo e garante que seu filho não entre no grupo errado. O ensino médio é um período difícil, então, quando os pais continuam sendo uma força constante e tranquilizadora, os adolescentes ficam mais confiantes e se sentem mais felizes.
- Ajuda de professores
Os professores podem ser uma ótima opção para aumentar a autoconfiança e a auto-estima. Muitos professores têm grandes expectativas. Isso ajuda os alunos a continuarem a dar o melhor de si e a se orgulharem de suas realizações.
sites namoro para jovens de 17 anos
Certifique-se de participar de conferências de pais e professores para ouvir sobre como seu filho está passando durante as aulas. Aprenda onde estão suas dificuldades e pontos fortes.
- Foco nos pontos fortes
Ao desenvolver a resiliência em adolescentes, você deve se concentrar em seus pontos fortes. Promover esses pontos fortes ajudará a aumentar a auto-estima e a confiança em suas habilidades. Adolescentes com essas características têm maior probabilidade de sucesso porque são capazes de lidar com obstáculos de forma eficaz e fácil.
Características da resiliência do adolescente
Limites | Igualdade | Aceitação | Empatia | Auto-eficácia | Consciência cultural |
Socialmente ativo | Espiritual | Solução de problemas | Cuidar dos outros | Detalhe orientado | Crença no sucesso |
Responsabilidade | Participação social | Adaptabilidade | Interações sociais positivas | Confiança | Resistência ao estresse |