Você pode fazer exercícios se tiver uma hérnia?

Pose de árvore

Praticar exercícios com hérnia é normal e até recomendado, especialmente se você estiver acima do peso. O Dr. Thembi Conner-Garcia, médico da Heartland Community Clinic em Peoria, Illinois, sugere: 'Antes de se exercitar com uma hérnia, você precisa consultar seu médico. Dependendo do tipo, tamanho e localização da hérnia, as restrições variam. '

Exercícios com hérnia

Muitas pessoas optam por viver com a hérnia, desde que ela não apresente complicações graves. Tratamentos não cirúrgicos e mudanças no estilo de vida mostraram reduzir significativamente o desconforto da hérnia, embora sejam apenas soluções temporárias. O exercício pode ser útil, muitas vezes aliviando os sintomas. Isso o ajudará a queimar calorias e pode reduzir a gordura abdominal, o que é benéfico para a maioria das hérnias.



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Modificações de exercício

O Dr. Conner-Garcia explica: 'Na maioria das vezes, você pode se exercitar com segurança com uma hérnia, mas geralmente são necessárias algumas modificações nos exercícios'. Modifique seu treino existente reduzindo o impacto, a intensidade e / ou a duração. Pratique exercícios moderados e escolha atividades que não causem estresse excessivo em seu abdômen. O exercício aeróbico o ajudará a queimar calorias e controlar seu peso.



  • A bicicleta ergométrica é uma boa escolha. Opte pela bicicleta reclinada. O ângulo para sentar evita forçar o abdômen e os músculos centrais serão apoiados. Se você optar por usar uma bicicleta de spinning ou uma bicicleta ao ar livre, vá com calma e permaneça na posição sentada enquanto você dirige.
  • Natação e exercícios aquáticos também são maneiras seguras de praticar exercícios cardiovasculares. Esses exercícios não têm impacto, portanto a probabilidade de se esforçar é particularmente baixa. Você deve ter cuidado para não exagerar e evitar movimentos de torção que colocam pressão em seu abdômen.
  • Um programa de caminhada é outra excelente opção. É de baixo impacto na natureza, mais uma vez ajudando a reduzir a chance de tensão em seu abdômen. Andar também aumenta a força do núcleo, o que é muito útil na prevenção de hérnias.

Um estudo experimental de 2012 publicado em Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde descobriram que certos asanas da ioga eram úteis na reversão de hérnias inguinais. Faça ioga suave. Posturas em pé como o pose de árvore são boas escolhas. Praticar respiração abdominal profunda junto com a prática de ioga também pode ser útil.

Exercícios a evitar

“Em geral, você deve evitar exercícios que exijam o levantamento de uma grande quantidade de peso, esforço excessivo ou qualquer coisa que possa aumentar sua pressão intra-abdominal”, explica o Dr. Conner-Garcia.



Os exercícios a evitar incluem:

  • Levantamento de peso pesado que faz com que você se esforce ou grunhe
  • Qualquer atividade de empurrar que o faça se esforçar ou grunhir
  • Quaisquer atividades de puxar que façam com que você se esforce ou grunhe
  • Atividades balísticas, como chutes ou socos

Aqueles que praticam esportes como futebol, hóquei no gelo, rúgbi, futebol americano, luta livre, hóquei em campo, tênis ou pista de corrida costumam ter hérnias esportivas. Esses esportes envolvem movimentos balísticos ou de alto impacto e movimentos que requerem uma rápida mudança de direção. Essas são atividades que devem ser evitadas quando você tem uma hérnia.

Exercício Pós-Cirúrgico

Se você optar por fazer uma cirurgia em sua hérnia, o Conselho Americano de Exercícios (ACE) recomenda que você permita um tempo de recuperação de cerca de três semanas e se envolva apenas em atividades leves durante esse período. Espere até atingir a marca de seis semanas para iniciar ou retomar exercícios extenuantes.



Você definitivamente quer fazer do fortalecimento do núcleo uma prioridade durante seus treinos. Apenas certifique-se de fazer isso lenta e gradualmente aumente a intensidade do exercício. Sempre monitore seu corpo em busca de sinais de desconforto ou alterações em sua incisão. Além disso, se você sentir dor, pare o exercício e observe qual exercício lhe causou dor, para que você possa evitá-lo e procurar uma alternativa.

Lembre-se de que seus músculos abdominais ficarão doloridos após a cirurgia, mas isso diminuirá com o tempo.

Fortalecimento do núcleo

ACE recomenda estes exercícios modificados para fortalecer seu núcleo:

  • Crunch parcial: Ao contrário dos abdominais tradicionais, os abdominais parciais não se concentram na altura em que você flexiona o torso; em vez disso, pense em quanto você contrai os músculos abdominais. Você só deve flexionar o torso alguns centímetros enquanto contrai os músculos. Comece com uma série de 15 repetições (segurando por um segundo no topo do movimento antes de descer) e vá trabalhando lentamente até três séries de 15.
  • Prancha inclinada: Adote o topo da posição push-up e puxe para cima e para dentro com os músculos abdominais enquanto segura a prancha por até 30 segundos. Trabalhe até três séries de espera de 30 segundos, descansando por 30 segundos entre as séries.
  • Inclinar-se para trás: Sente-se no chão com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Mantendo a coluna reta, incline-se lentamente para trás até sentir o abdômen se contrair para mantê-lo nessa posição inclinada (para a maioria das pessoas, isso será cerca de 30 graus de inclinação). Mantenha a posição por até 30 segundos. Trabalhe até três séries de espera de 30 segundos, descansando por 30 segundos entre as séries.

Pratique exercícios com segurança

Certifique-se de seguir as orientações do seu médico para exercícios seguros e eficazes. Se você é novo nos exercícios ou não tem certeza sobre o melhor programa de exercícios, consulte um fisioterapeuta para obter orientação.

Seja cauteloso, mas não se intimide com atividades físicas. Se feito corretamente, o exercício o ajudará a lidar com a hérnia e a prepará-lo para a cirurgia, caso seja necessária. Definitivamente, deve fazer parte do seu plano de prevenção após a cirurgia.