Refluxo ácido canino: sintomas, diagnóstico e tratamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorro olhando para tigela de comida

O refluxo ácido canino é semelhante ao refluxo ácido encontrado em humanos. Pode causar dor e desconforto ao seu cão se não for tratado com a ajuda do seu veterinário.





As causas do refluxo ácido canino

O refluxo ácido é causado por um músculo esfincteriano fraco ou danificado na parte inferior do esôfago.

  • Os ácidos do estômago empurram a válvula e entram no esôfago.
  • Embora o estômago esteja protegido desses ácidos, o revestimento do esôfago não está, e os ácidos estomacais fortes irritam os delicados.
  • Isso acontece com mais frequência depois que seu animal de estimação come uma refeição muito rica em gordura.
  • Também pode acontecer quando o seu cão come demais e o estômago está muito cheio.
Artigos relacionados

Refluxo ácido da cirurgia

O refluxo ácido também pode ser resultado de jejum inadequado antes da cirurgia. O mau posicionamento do cão durante a cirurgia também pode causar refluxo ácido.



Hérnia de Hiato

Outra possibilidade para explicar o refluxo ácido é que seu cão tenha um hérnia de hiato que pode estar presente no nascimento. Uma hérnia também pode ser criada por trauma físico. Hérnias de hiato congênitas tendem a ocorrer mais em cães machos e em Buldogues Ingleses e Shar Peis em particular.

Sintomas de refluxo ácido em seu cão

O refluxo ácido em cães produz uma dor semelhante à azia em humanos, mas um cão não consegue dizer quando está desconfortável. O peito começa a arder e podem ocorrer náuseas e indigestão. Se você está se perguntando se seu cão pode ter refluxo ácido, é importante conhecer os sintomas dessa condição. Quando um cão apresenta refluxo ácido, você pode notar alguns ou todos os seguintes sintomas:



  • Seu cão pode ficar mais inativo do que o normal após as refeições. Ele pode preferir ficar deitado em silêncio por um período depois de comer.
  • Ele pode engasgar depois de comer ou ter tosse seca e crônica associada ao engasgo.
  • Seu animal de estimação pode perder o apetite ou coma menos que o normal .
  • Ele pode perder peso.
  • O cão pode parecer estar com dor ou angústia; gases, arrotos ou estimulação.
  • Seu cachorro pode choramingar ao engolir.
  • Ele pode vomitar ou regurgitar suas refeições .
  • Você pode notá-lo lambendo mais do que o normal e isso pode ser lambendo objetos como carpetes, móveis ou paredes, ou mesmo lambendo o ar .
  • Se o refluxo for grave, seu cão pode salivar ou babar, ou pode até ficar com febre .
  • Você também pode notar que os sintomas do seu cão pioram à noite, o que pode acontecer se o cão dormir com mais frequência a essa hora do dia. Deitar pode fazer com que mais ácido retorne ao esôfago.

Cães mais jovens parecem estar em maior risco do que cães mais velhos , provavelmente porque seus músculos podem não estar totalmente desenvolvidos.

Como o refluxo ácido é diagnosticado

O método mais eficaz para determinar o refluxo ácido em cães é por meio de uma esofagoscopia. Uma pequena câmera é inserida na garganta do seu cão para visualizar o revestimento do esôfago e pode mostrar ao veterinário qualquer irregularidade ou sangramento no esôfago. Com esse exame, o veterinário pode verificar se há alterações no tecido e no muco do esôfago que sejam consistentes com esofagite ou refluxo.

Veterinário examinando bulldog no escritório

Doenças com sintomas semelhantes de refluxo ácido

Existem outras condições que imitam o refluxo ácido em cães. Esses incluem:



Opções de tratamento

O tratamento do refluxo ácido canino é simples e direto.

  1. A alimentação geralmente é suspensa por um ou dois dias e, então, o animal deve receber uma dieta rigorosa que inclua refeições pequenas e frequentes.
  2. A gordura e a proteína dietética são limitadas, uma vez que estas substâncias aumentam o ácido gástrico.
  3. Agentes procinéticos gastrointestinais são medicamentos que podem ser usados ​​para melhorar a forma como o conteúdo do estômago se move pelo resto do sistema digestivo. Acredita-se também que eles fortalecem o músculo esfincteriano na abertura do estômago.

Alimentando um cachorro com refluxo ácido

Como a dieta pode ser um dos principais contribuintes para a intensidade do refluxo ácido, mudar a forma como você alimenta seu cão é uma parte fundamental de qualquer plano de tratamento. Seu veterinário também pode aconselhá-lo a seguir esta dieta por um longo prazo se o refluxo ácido for um problema crônico para seu cão.

  • Veterinários recomendam alimentar cães com refluxo ácido com uma dieta pobre em gordura, pois uma dieta rica em gordura pode contribuir para a fraqueza dos músculos que envolvem o estômago e o esôfago.
  • Alimentos com baixo teor de proteínas também fazem parte do tratamento porque as proteínas podem levar a uma maior quantidade de ácido gástrico no estômago.
  • Seu cão deve receber várias pequenas refeições por dia para reduzir a pressão no estômago e diminuir a produção de ácido gástrico.
  • Alimentos úmidos são frequentemente recomendados ou seu veterinário pode sugerir uma ração seca embebido em água ou caldo de osso que reduz a acidez dos alimentos.
  • Escolha alimentos com ingredientes simples e magros, de fácil digestão, como frango, peru e peixe.
  • Alimentando abóbora enlatada e simples em pequenas quantidades em cada refeição pode ajudar a 'acalmar o estômago do seu cão' e fornecer algum volume ao seu cão.
  • Outros ingredientes que podem ajudar acalme o estômago do seu cachorro são pedaços de gelo, batata doce, banana e caldo de osso.
  • Seu veterinário pode prescrever uma ração prescrita para cães, como Comida enlatada Hill's i/d ou Comida Gastrointestinal Royal Canin .
  • Alguns alimentos comercialmente disponíveis que funcionam bem para cães com refluxo ácido são:
  • Alguns donos de cães sugerem que alimentar um cão com uma tigela de comida elevada pode ajudar com o refluxo ácido, embora nenhum apoio conclusivo foi encontrado para demonstrar se isso é verdade ou não.
Cachorro comendo em uma tigela elevada

Mel e óleo de coco para refluxo ácido

O mel foi considerado útil para humanos com refluxo ácido e alguns donos de cães o utilizam com cães que sofrem de refluxo ácido. O mel é seguro para cães, mas não deve ser administrado mais do que uma colher de chá por dia, pois é rico em açúcar e calorias. Outro ingrediente comum usado para ajudar humanos com refluxo ácido é óleo de côco qual é também seguro para cães .

Seja consistente com o cuidado

Seu cão precisará ser monitorado regularmente quanto a refluxo. É importante mantê-lo seguindo a dieta e o horário de alimentação sugeridos pelo seu veterinário. Cada incidente de refluxo gástrico enfraquecerá ainda mais o esôfago e aumentará as chances de que continuem a haver problemas.

Cães e Antiácidos

Os cães podem ser dados medicamento antiácido para ajudar a diminuir o nível de acidez, mas isso só deve ser feito em consulta com o seu veterinário. Os antiácidos comuns podem ter reações negativas se o seu cão estiver tomando outros medicamentos. Eles também não são tão eficazes quanto outros medicamentos que seu veterinário pode prescrever, como supressores de ácido .

Cães e medicamentos para o estômago sem receita médica

Medicamentos antiácidos como Tums podem ser administrados a cães, mas nunca dê a seu cão qualquer medicamento de venda livre sem primeiro discutir o assunto com seu veterinário. Outro medicamento comum para o estômago, Pepto Bismal , geralmente é seguro para cães, mas pode causar sangramento gástrico, o que o torna uma má escolha para cães com refluxo ácido.

Procure atendimento veterinário

Sempre que você suspeitar que seu animal de estimação está em perigo, é uma boa ideia pedir ao seu veterinário para examiná-lo. Os sintomas de refluxo ácido são semelhantes aos sintomas de outras doenças , portanto seu cão deve ser examinado o mais rápido possível. Ao alimentar uma dieta saudável e não permitir que seu animal de estimação se empanturre de comida, você poderá evitar que ele desenvolva esse problema. Se ele estiver sobrepeso , converse com seu veterinário sobre uma dieta redutora. O peso extra pode aumentar a possibilidade de seu animal desenvolver refluxo ácido.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria