Câncer de fígado canino

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorro deitado e ofegante

O diagnóstico de que seu querido animal de estimação tem câncer de fígado canino é inicialmente tão devastador quanto ouvi-lo sobre qualquer outro membro da família. No entanto, há motivos para esperança porque, tal como estão a ser feitos avanços no tratamento médico humano, também estão a ser feitos no tratamento médico de cães. Embora as notícias possam inicialmente ser sombrias, o resultado já não acarreta uma sentença de morte automática.





como endereçar uma carta ao presidente

Câncer de fígado canino – quem, o quê e por quê

O câncer de fígado pode ocorrer a qualquer momento ao longo da vida do cão. Pode ocorrer em qualquer raça ou faixa etária, embora tenda a ser mais encontrada em cães mais velhos. Golden Retrievers também tendem a ter câncer de fígado em combinação com outros cânceres metastatizando no corpo. O que o torna particularmente insidioso é que os sintomas que provoca geralmente não se tornam evidentes, a menos que o cancro já tenha progredido. No entanto, antes de considerar os sintomas, é hora de abordar o que o fígado faz.

Artigos relacionados Anatomia canina

Função do Fígado

O fígado em humanos, cães e na maioria das criaturas existe para atuar como um filtro para ajudar o corpo a remover toxinas e substâncias potencialmente perigosas. Ao fazer isso, ajuda o corpo a reter energia, vitalidade e saúde geral. O fígado tem um suprimento sanguíneo duplo da artéria hepática e da veia porta, para que possa desempenhar sua função com eficiência máxima. No entanto, isto também o torna vulnerável ao encontro de células cancerígenas de outras áreas do corpo através do fornecimento de sangue.



Tipos de câncer de fígado canino

Existem dois tipos de câncer de fígado geralmente encontrados em cães:

    Câncer primário de fígado caninosignifica que o câncer começou no próprio fígado. Este tipo de câncer de fígado geralmente não se espalha, mas não é o tipo mais comum de câncer de fígado. Câncer de fígado canino metastáticoé a forma mais comum em que o câncer se espalha a partir de outro órgão do corpo. O câncer de fígado metastático geralmente causa múltiplas massas no fígado. Há uma boa chance de que as próprias massas sejam benignas.

Causas do câncer de fígado em cães

A maior parte da literatura médica não consigo identificar a principal causa de câncer de fígado em cães. VetInfo sugere a teoria de que a absorção de pesticidas e produtos químicos ambientais contendo agentes cancerígenos pode estar ligada à doença. Existem também teorias de que a exposição a Substâncias toxicas pode comprometer o sistema imunológico do cão. Essas toxinas podem ser encontradas em corantes, produtos químicos domésticos e até mesmo nos ingredientes de alguns alimentos comerciais para animais de estimação. Alimentos estragados e fungos também podem ser uma fonte destas substâncias potencialmente nocivas. Embora ainda não haja uma ligação definitiva, o bom senso determina que os produtos químicos domésticos e externos sejam mantidos longe do alcance de um animal de estimação, como faria com uma criança. Outra fonte de câncer de fígado são os cânceres de outras áreas do cão que se espalham para o fígado.



Sintomas de câncer de fígado em cães

Os sintomas do câncer de fígado canino incluem:

  • Perda de apetite que pode levar à perda de peso
  • Vômito
  • Fezes de cor clara
  • Estômago distendido e dor
  • Tosse que pode trazer sangue
  • Icterícia que pode levar a:
    • Urina de cor laranja
    • Gengivas pálidas
    • Íris amarelas dos olhos

Esses sintomas são progressivos e não diminuem, mas pioram com o tempo.

Tumores e câncer de fígado

Uma característica comum do câncer de fígado é o hemangiossarcoma, que é um tipo de tumor maligno . O hemangiossarcoma pode metastatizar rapidamente e romper. A ruptura de um tumor hepático em um cão pode ser fatal devido à hemorragia criada pela ruptura. O hemangiossarcoma pode permanecer não detectado até uma ruptura, momento em que é eficaz intervenções são limitadas . Os cães que sofrem uma ruptura entrarão em colapso, muitas vezes “do nada”, o que é causado por hemorragia interna. Outro tipo de tumor associado ao câncer de fígado é um carcinoma hepatocelular , que é encontrado no tecido hepático. A malignidade e a rápida taxa de crescimento desses tumores refletem a do hemangiossarcoma do fígado.



Diagnosticando Câncer de Fígado

Câncer de fígado é diagnosticado através de uma série de testes realizados pela sua clínica veterinária. Isso inclui exames de sangue e urina e ultrassonografias ou radiografias do fígado. Se houver tumores, seu veterinário pode querer fazer uma biópsia ou aspiração com agulha fina para examinar uma amostra do tumor. Essas amostras são enviadas a laboratórios especializados para serem examinadas por um patologista veterinário para sinais de doença. É importante que seu cão seja devidamente diagnosticado por um veterinário, pois há muitos condições graves que afetam o fígado além do câncer.

Tratamentos para câncer de fígado canino

O tratamento do câncer de fígado canino geralmente envolve cirurgia, embora outros tratamentos também possam ser utilizados.

Cirurgia de câncer de fígado em cães

‎ Este tipo de câncer geralmente é tratado por cirurgia se houver apenas um tumor que ainda não tenha metástase. A remoção de tumores no fígado é conhecida como lobectomia. Assim como nos humanos, seu cão precisará de imagens de diagnóstico que podem ser raios-x, tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética. Exames de sangue e urinálise antes da cirurgia também serão necessários. Até 80% do fígado de um cão pode ser removido cirurgicamente e ainda ser capaz de funcionar e, de fato, se regenerar com o tempo. A prognóstico do cão após a remoção do tumor pode demorar cerca de um ano ou mais após a cirurgia. Embora este seja um procedimento muito invasivo, tem uma alta taxa de sucesso de mais de 90%. Uma preocupação será um tumor no fígado de um cão custo da cirurgia em dólares que podem ser consideráveis. A cirurgia pode custar cerca de US$ 9.000 a US$ 15.000, dependendo se também inclui tratamentos adicionais, como quimioterapia, biópsia e serviços de imagem. Você pode reduzir o custo da cirurgia em vários milhares, eliminando a combinação de quimioterapia ou radioterapia, mas isso diminui as chances de sucesso do seu cão.

Veterinário realizando ultrassom em cachorro

Outros tratamentos para câncer de fígado canino

Outros métodos de tratamento incluem quimioterapia, radiação e medicamentos. Você deve discutir todas as opções com seu veterinário. Às vezes, os donos ficam tentados a fazer escolhas que sejam boas para eles, mas que podem não ser a melhor opção para seus cães. Em vez disso, você deve falar pelo seu amigo animal e escolher um plano de tratamento que seja benéfico para o prognóstico a longo prazo e para o bem-estar geral do seu cão.

Dieta contra câncer de fígado para cães

Também é muito importante que os cães com esta condição sigam um procedimento especial dieta para doença hepática canina . Essas dietas fornecem nutrientes mais essenciais que um cão precisa e carece quando o fígado não funciona adequadamente. Há também vários alimentos como óleo de peixe, açafrão e algumas frutas que dizem ter efeitos benéficos em cães com câncer. Trabalhe com seu veterinário para determinar a melhor dieta para seu animal de estimação. Além disso, informe imediatamente o seu veterinário se o seu cão com câncer de fígado não come ou apresenta uma diminuição significativa no apetite.

Prognóstico de câncer de fígado

Quanto tempo um cachorro pode viver com câncer de fígado é provavelmente o pensamento mais importante na mente de um dono de cachorro. Câncer de fígado de cachorro expectativa de vida depende de alguns fatores:

  • Cães com um carcinoma hepatocelular em um lobo submetidos a cirurgia apresentam maior taxa de sobrevivência de 15 vezes a dos cães que não o removem. O expectativa de vida média após a cirurgia nesta situação é de 3,8 anos.
  • Múltiplos tumores em mais de um lobo diminuem muito o prognóstico de um cão. Neste ponto, a cirurgia não é uma opção, e o cão geralmente é tratado com dieta e esteróides para reduzir o desconforto do cão. Nessa situação, a expectativa de vida média após o diagnóstico é de 270 dias.

Embora a cirurgia e os cuidados paliativos possam ajudar a prolongar a vida do seu cão, é importante conhecer os sinais do estágio final do câncer de fígado. antes da morte . Neste ponto, você precisará discutir a difícil decisão com seu veterinário de continuar cuidando de seu cão e de seu nível de conforto. Cães neste ponto mostrará sinais de rápida perda de peso, falta de apetite, convulsões, letargia e mudanças de comportamento. Você não precisa lidar sozinho com esse momento doloroso. Existem muitos grupos de apoio online para proprietários de cães com câncer, como o Comunidade de Câncer Canino e a Grupo Nacional de Apoio ao Câncer de Animais de Estimação no Facebook.

Prevenção

Como a verdadeira etimologia da doença é desconhecida, não existe nenhuma forma conhecida de prevenir o câncer de fígado em cães. Existem muitos sites que promovem o uso de suplementos e vitaminas para cães. Eles começam parecendo bem informados e fornecendo os detalhes da doença e, com a mesma rapidez, acabam oferecendo curas milagrosas. Em vez disso, consulte o seu veterinário e preste atenção à dieta e às rotinas de exercícios do seu cão, além de prestar cuidados regulares desde o início de sua vida juntos. Todos esses fatores desempenham um papel importante nos cuidados gerais com a saúde do cão e na felicidade do seu animal de estimação.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria