Efeitos colaterais da vacina canina Lyme

Os Melhores Nomes Para Crianças

Carrapato em um cachorro

Felizmente, a maioria dos efeitos colaterais da vacina Lyme canina são geralmente menores e temporários, e é normal que qualquer vacina cause efeitos colaterais menores em alguns pacientes. Os efeitos colaterais se dividem em questões de curto e longo prazo. No entanto, é importante observar que qualquer vacina aprovada APHIS passou por extensos ensaios clínicos e provou ser seguro quando usado de acordo com as instruções do fabricante.





Efeitos colaterais de curto prazo da vacina Lyme em cães

Desde dor no local da injeção até reações anafiláticas, todas as vacinas têm potencial para início repentino ou efeitos colaterais de curto prazo. A vacina contra a doença de Lyme não é diferente.

Artigos relacionados

Anafilaxia

Veterinário examinando cachorro

Merial regista casos muito raros de anafilaxia (uma reacção grave do tipo choque). Esta reação adversa ocorreu em menos de um paciente para cada 10.000 doses de vacina utilizadas, incluindo aquelas utilizadas em clínicas e também em instalações de pesquisa.

A anafilaxia é uma reação de choque e potencialmente fatal. Novamente, isto não é exclusivo da vacina Lyme, pois pode ocorrer com qualquer vacinação. Os sinais de anafilaxia incluem:





como se vestir para rapazes do baile
  • Fraqueza repentina e incapacidade de andar
  • Gengivas pálidas ou brancas
  • Um coração acelerado
  • Respiração rápida
  • Inchaço dos tecidos moles
  • Colapso, coma, morte

Uma reação anafilática ocorre 10 a 30 minutos após a vacinação. Se o seu cão desmaiar minutos após a vacina, retorne imediatamente à clínica veterinária. Esta é uma verdadeira emergência e o cão precisa de tratamento veterinário imediato e de uma injeção de adrenalina. Esteja preparado para que o cão fique algumas horas, pois muitos casos requerem monitoramento e fluidos intravenosos até que estejam estáveis.

Febre

A folha de dados Merial para a vacina canina Lyme Merilym 3 estados, cerca de um em cada dez cães vacinados pode esperar um temperatura elevada (em 1,5 C) logo após a vacinação. Isto pode parecer alarmante, mas é padrão para a maioria das vacinas.



Em termos práticos, o dono pode achar que seu cão está febril, inquieto e letárgico. Normalmente, isso não dura mais de 48 horas. Se você estiver preocupado, fale com seu veterinário. Eles podem sugerir uma dose de um medicamento não esteróide analgésico , como meloxicam , desde que seja seguro fazê-lo. A dor e o inchaço no local da injeção geralmente desaparecem em poucos dias. Se o cão estiver comendo bem e bem, basta monitorar a situação. No entanto, se ele estiver mal e o problema persistir por mais de 24 a 48 horas, consulte o seu veterinário.

Saliência elevada

A ficha técnica também indica que aproximadamente 10 por cento dos cães podem esperar um inchaço temporário aumentado medindo menos de sete cm no local da injeção, logo após serem vacinados. Como parte do procedimento de licenciamento da vacina, Merial registra que cerca de um em cada 1.000 a 10.000 vacinados pode apresentar um caroço maior, medindo até 15 cm de diâmetro. Esses caroços geralmente desaparecem sem necessidade de tratamento adicional.

como lavar camisas tie-dye pela primeira vez

Efeitos colaterais de longo prazo da vacina Lyme em cães

Filhote de Beagle recebendo vacina no médico

Os efeitos colaterais de curto prazo da vacina Lyme são os mesmos efeitos de curto prazo prováveis ​​de qualquer vacinação canina . Atualmente não há casos comprovados de doença de longa duração como resultado direto da vacinação canina contra a doença de Lyme. Mesmo assim, ainda há debate sobre se a vacina tem ou não mais efeitos colaterais. De fato O jornal New York Times chegou ao ponto de publicar um artigo recomendando o uso cauteloso das vacinas Lyme.



Este aviso foi baseado no trabalho do Dr. Richard Jacobson da Universidade Cornell em 1991. Ele estava preocupado que a vacina pudesse desencadear a produção de certos anticorpos (como parte do sistema de defesa natural do corpo) que obstruem os rins e causam insuficiência renal .

No entanto, até à data, não existem dados firmes, provas ou ensaios clínicos que sustentem esta preocupação. Apesar dos extensos ensaios clínicos, nenhum efeito colateral a longo prazo foi comprovado pelos fabricantes das vacinas Lyme ou pelas partes interessadas. Para ilustrar a complexidade deste assunto, Informações veterinárias escreve sobre a proteção de cães contra a doença de Lyme e alguns dos efeitos colaterais não comprovados da vacinação. Os efeitos potenciais a longo prazo incluem o seguinte.

Cães podem apresentar sintomas de Lyme

Além dos efeitos colaterais de curto prazo que geralmente são transitórios, até seis semanas depois alguns cães ficaram doentes com sintomas da doença de Lyme . Alguns cães ficaram tão doentes que foram tratados para a doença de Lyme e se recuperaram. Estes são relatos anedóticos de que cães desenvolveram a doença de Lyme como resultado direto da vacinação. No entanto, não existem estudos científicos ou evidências que apoiem isso. Na verdade, o fabricantes de vacinas têm estudos que mostram que em milhares de cães acompanhados após a vacinação, nenhum desses efeitos foi observado. Uma possível explicação é que esses cães estavam incubando a infecção antes de receberem a vacina.

Danos nos rins

Uma preocupação expressada pelos donos de cães é que alguns cães vacinados apresentaram sinais de artrite reumatóide e/ou rim de Lyme. Estas são doenças autoimunes em que o corpo reage exageradamente a proteínas estranhas na corrente sanguínea e desencadeia um ataque ao seu próprio tecido.

como fazer um programa de funeral
  • Artrite reumatoide causa inchaço nas articulações, dor e claudicação inconstante. Independentemente da causa, os cães que apresentam estes sinais de artrite deveria consultar um veterinário. Na maioria dos casos, a condição pode ser controlada com medicamentos anti-inflamatórios fortes, como os corticosteróides.
  • Rim de Lyme é uma condição grave e irreversível que pode levar a falência de órgãos e morte . Os sinais incluem falta de apetite, sede excessiva, vômitos e perda de peso. Se os sintomas são uma coincidência ou estão diretamente relacionados com a vacina, ninguém pode dizer ao certo. O resultado final é que seu cão precisa ser examinado por um veterinário por um longo período. curso de antibióticos .

No Prática veterinária hoje artigo, o especialista Merryl Lipman, DVM, Diplomado ACVIM escreve: 'Não sabemos se a vacina contra a doença de Lyme previne, sensibiliza ou causa mais deposição de complexos imunes nos rins [com relação ao rim de Lyme.]' Em outras palavras, ninguém sabe com certeza de qualquer maneira.

Expectativa geral dos efeitos colaterais da vacina Lyme

Em termos práticos, o dono pode descobrir que o seu cão está febril, inquieto, e letárgico imediatamente após a vacinação. Normalmente, isso não dura mais de 48 horas. Se você estiver preocupado, fale com seu veterinário. Seu veterinário pode sugerir uma dose de analgésico não esteróide, como o meloxicam, desde que seja seguro para o seu animal de estimação. Os efeitos secundários a curto prazo devem-se em grande parte ao facto de o sistema imunitário registar a presença da vacina e não são motivo de preocupação a longo prazo.

Os efeitos colaterais a longo prazo da vacinação Lyme em cães são mais controversos. Entre os proprietários, foram levantadas algumas preocupações de que a vacina tenha causado doenças de longa duração. No entanto, não há evidências científicas para isso e outras explicações parecem mais prováveis.

como limpar tijolos ao redor da lareira

Como pai de um animal de estimação, é sensato pesar o risco de seu cão contrair a doença de Lyme e equilibrar isso com o potencial de efeitos colaterais, e então tomar uma decisão informada sobre o que é melhor para seu amigo de estimação.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria