Etapas do ciclo de carbono

Os Melhores Nomes Para Crianças

Green_plant.jpg

A fotossíntese é uma parte importante do ciclo do carbono.





Desenvolver uma compreensão das etapas do ciclo do carbono é uma parte importante do aprendizado de como é importante para os humanos mudar muitos de seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente. Para compreender totalmente o impacto da mineração de combustíveis fósseis no estado atual do meio ambiente, é necessário entender o que é o ciclo do carbono e como ele funciona.

O que é o ciclo do carbono?

A frase ciclo do carbono é usado para descrever como o carbono no meio ambiente flui entre os seres vivos, a matéria inorgânica e a atmosfera. O caminho que o carbono segue ao percorrer o ar, a terra, as plantas, os animais e os combustíveis fósseis literalmente define a vida como a conhecemos.



Artigos relacionados
  • Como reduzir sua pegada de carbono
  • Maneiras de prevenir a poluição do ar
  • Imagens dos efeitos do aquecimento global

Compreendendo as etapas do ciclo do carbono

O ciclo do carbono é basicamente um processo de duas etapas envolvendo fotossíntese e respiração. As plantas verdes passam por fotossíntese e respiração. Os fungos e a vida animal apenas respiram. O carbono é 'reciclado' das plantas verdes para a atmosfera e de volta para a planta.

1. Fotossíntese

Durante a fotossíntese, as plantas verdes usam energia radiante para converter água e dióxido de carbono em carboidratos, que são moléculas de alta energia.



2. Respiração

Durante a etapa de respiração, as plantas transformam os carboidratos de volta em água e dióxido de carbono, liberando a energia que foi usada para construir os carboidratos. Essa é a energia que a planta usa para viver durante a noite.

Os animais também passam pelo processo de respiração. Quando humanos e animais comem plantas, os carboidratos são convertidos de volta em água e dióxido de carbono, ambos exalados. A energia liberada durante a respiração é usada para fazer Adenina Trifosfato (ATP), que é necessário para o funcionamento das células humanas e animais.

O que acontece durante o ciclo do carbono?

Embora a fotossíntese e a respiração formem a base do ciclo do carbono, elas não pintam o quadro completo de tudo o que acontece durante o processo. Para compreender o ciclo do carbono, é importante entender o que acontece quando o dióxido de carbono é liberado e como os combustíveis fósseis são formados.



Liberação de dióxido de carbono

Quando uma planta verde morre, os carboidratos geralmente são decompostos por fungos ou bactérias, que são decompositores. Os fungos e as bactérias respiram, o que lhes permite liberar o carbono de volta para a atmosfera na forma de dióxido de carbono.

Formação de combustível fóssil

Os combustíveis fósseis foram formados como plantas verdes ou protistas semelhantes a plantas (organismos unicelulares) que sofreram fotossíntese e depois morreram. Eles afundaram no fundo do oceano. Alguns dos protistas foram comidos por decompositores. Com o tempo, aqueles que não eram comidos se tornaram o que conhecemos como combustíveis fósseis. À medida que camadas de material rico em carboidratos se acumulavam no fundo do oceano, elas eram cobertas por sedimentos que caíam no fundo. Com o tempo, a pressão das camadas ajudou a converter os carboidratos em óleo e gás natural.

O carvão também é um combustível fóssil que surgiu como resultado das etapas do ciclo do carbono, formado quando as plantas morrem em um pântano, e não no oceano. O ambiente da água do pântano é muito ácido, quente e pobre em oxigênio, criando condições nas quais os decompositores não sobrevivem. Nesse ecossistema, camadas de material vegetal não decomposto se acumularam e a pressão forçou os hidrocarbonetos a perderem seus átomos de hidrogênio. O resultado final dessa pressurização ao longo do tempo é o carvão antracito.

Por que o ciclo do carbono é importante?

Quando as pessoas queimam combustíveis fósseis, o carbono que foi originalmente retirado da atmosfera pelas plantas é liberado como dióxido de carbono. Novos átomos de carbono não são produzidos e introduzidos na atmosfera. Os átomos de carbono que existem no mundo hoje existem desde o início dos tempos. Esses átomos, que são necessários para sustentar a vida, ainda estão aqui porque foram reciclados inúmeras vezes por meio do ciclo do carbono. Se o ciclo do carbono não funcionar mais adequadamente, a vida como a conhecemos mudará drasticamente.

Impacto ambiental

Todos os dias, milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera todos os dias. Infelizmente, o dióxido de carbono é um gás de efeito estufa. Ele absorve luz infravermelha. A atmosfera pode, portanto, absorver mais calor do que costumava ser capaz de armazenar, o que resulta no fenômeno comumente conhecido como aquecimento global.

Calculadora Caloria