Causas e tratamento de pontos quentes felinos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato coçando

Os pontos quentes felinos também são conhecidos como dermatite úmida aguda. Essas manchas dolorosas de infecção de pele requerem atenção veterinária e são o resultado de mordidas ou lambidas excessivas do gato. Além de tratar o ponto quente, a causa original da irritação cutânea deve ser identificada e corrigida, para evitar novos surtos.





O que são pontos quentes?

Um ponto quente é o termo popular para um ferida na pele infectada . Essas feridas geralmente aparecem quando um gato morde e coça um local irritante. Se a pele estiver ferida, as bactérias normalmente presentes na superfície da pele terão a oportunidade de invadir o arranhão e causar uma infecção. A área fica vermelha e quente ao toque, daí o nome “ponto quente”. À medida que a infecção progride, a mancha perde cabelo , começa a exsudar pus e, eventualmente, formar crostas. A área permanece irritada e com coceira, o que resulta em ainda mais arranhões e mordidas que acabam tornando a ferida ainda maior.

Artigos relacionados

Causas comuns de pontos quentes na pele do gato

Existem várias causas potenciais para os pontos quentes do seu gato.



Infestações Parasitárias

Um ponto quente não é um diagnóstico, mas um sintoma. Seu veterinário procurará a causa subjacente da irritação que desencadeou a lambida ou mordida. Uma das causas mais comuns de pontos quentes é pulgas . A saliva da pulga atua como um alérgeno, desencadeando a liberação de substâncias químicas inflamatórias na pele que causam coceira. Você pode comparar a condição a uma picada de mosquito e à sensação enlouquecedora de coceira que ela causa. Um gato que coça com as garras logo rompe a pele e provoca um ponto quente. Outros sinais de que as pulgas podem ser o problema incluem a presença de sujeira de pulgas e dezenas de pequenas crostas espalhadas pela pele do gato. Embora as pulgas sejam a causa mais comum, outros insetos que picam, como os mosquitos, podem desencadear uma reação alérgica.

Alergias Ambientais

Como Veterinário explica, os gatos podem ser alérgicos a muitas coisas em seu ambiente, desde coisas naturais como ácaros até produtos químicos feitos pelo homem como purificadores de ar. Bolores, pólen, grama, produtos de limpeza e até mesmo produtos químicos comumente encontrados em carpetes podem produzir uma reação alérgica em alguns felinos e causar coceira intensa.



Alergias a comida

Se os pontos quentes do seu gato não forem causados ​​por nenhuma das outras razões potenciais, um alergia alimentar pode ser o culpado. Normalmente, uma alergia alimentar causa aparecimento de crostas e crostas na cabeça ou no corpo. Os testes de laboratório são notoriamente não confiáveis ​​como meio de diagnosticar alergias alimentares, então seu veterinário pode submeter o gato a um teste dietético. Isso envolve alimentar seu felino com uma nova fonte de proteína (uma carne que o gato nunca comeu antes) por cerca de 8 a 12 semanas. Se os sintomas desaparecerem, é provável que ela tenha uma alergia alimentar.

Para obter mais informações e orientações sobre saúde digestiva com base nos sintomas, obtenha uma cópia do e-book 'Gato Barriga Feliz' , que foi escrito por um veterinário e fornece um excelente mapa de sintomas sobrepostos e problemas de saúde subjacentes ao seu gato.

Falta de cuidados adequados

Gatos de pêlo comprido tendem a apresentar pontos quentes com mais frequência do que gatos de pêlo curto. Uma camada espessa interfere na circulação de ar ao redor da ferida, criando um ambiente quente e úmido para o crescimento bacteriano. Da mesma maneira, pele emaranhada também pode agravar os pontos quentes.



Tratamento para pontos quentes de gatos

Ponto quente no gato

O tratamento é um processo duplo de tratar a ferida e eliminar a causa subjacente.

como tirar rugas sem ferro

Detectando Parasitas

Mesmo que as pulgas não sejam vistas no momento do exame, sua presença pode ser detectada ao encontrar sujeira de pulgas na pelagem do seu animal. A sujeira da pulga parece manchas de pimenta na pele do seu gato. Se você não tiver certeza se as manchas são poeira ou sujeira de pulgas, coloque algumas sobre um pedaço de algodão úmido. O sangue seco na sujeira da pulga se hidratará em contato com a água, resultando em um halo cor de ferrugem ao redor da mancha. Como as pulgas e a saliva das pulgas são um dos alérgenos mais comuns, seu veterinário irá sugerir o uso de um produto seguro, produto eficaz contra pulgas em todos os gatos não tratados.

Determinando alergias

Se não houver sinal de parasita, seu veterinário pode decidir fazer um teste de alergias ambientais ou alimentares. Diagnosticar alergias é difícil em gatos, mesmo com testes cutâneos. Se o alérgeno puder ser identificado, o próximo passo é limitar a exposição do seu animal a ele. No entanto, muitas vezes é necessário um compromisso, onde em vez de evitar completamente o alérgeno, o gato recebe uma dose baixa de um medicamento anti-inflamatório (como um corticosteróide) durante as estações em que a sua alergia piora.

Limpando a ferida do ponto quente do gato

Para acelerar a cura, seu veterinário precisará cortar o pelo ao redor dos pontos quentes. O veterinário usa uma tesoura ou tesoura curva para aparar os pelos da área para melhorar o acesso para limpar o ponto quente e permitir uma melhor circulação de ar. Pomadas tópicas e antibióticos orais podem ser usados ​​para curar a ferida . Geralmente contêm uma combinação de antibióticos (para tratar a infecção) e antiinflamatórios (para aliviar a dor). A maioria dos pontos quentes não complicados desaparecem com sete a quatorze dias de tratamento.

Em casos extremos, o gato pode precisar usar uma coleira elisabetana para evitar autotraumas contínuos no ponto quente. No entanto, isso muitas vezes é angustiante para o gato, então o veterinário pode administrar uma dose baixa de um esteróide de ação curta para remover o formigamento da pele, de modo que é mais provável que o gato o deixe em paz. Além disso, se a infecção atingir camadas mais profundas da pele, seu gato poderá precisar de antibióticos orais em vez de uma pomada tópica.

Tratando pontos quentes em casa

O princípio do tratamento de um ponto quente é permitir a entrada de ar na área e manter a pele limpa.

  1. Apare o pelo com cuidado para que o ponto quente fique exposto ao ar, o que ajuda a secá-lo.
  2. Dê banho em seu gato duas vezes ao dia com água salgada diluída (uma colher de chá de sal para meio litro de água fervida e resfriada). Isso atua como um desinfetante suave.
  3. Mergulhe uma bola de algodão em água salgada e limpe qualquer secreção pegajosa.
  4. Evite usar cremes espessos, como o Sudocrem, pois tendem a reter a infecção e evitar que o ar chegue à pele.

Muitos pontos críticos requerem pelo menos um antibiótico tópico. Se o seu gato é propenso a pontos quentes, pergunte ao seu veterinário se ele pode fornecer uma pomada medicamentosa apropriada para ter pronto e esperando em casa. O tratamento imediato quando o ponto quente é notado pela primeira vez pode impedir que ele se espalhe para uma área muito maior. Além disso, tenha cuidado ao controlar parasitas, como pulgas, para evitar irritações na pele.

como saber se o seu dragão barbudo está morrendo

Prevenindo pontos quentes

A prevenção, é claro, é o melhor curso de ação, especialmente com uma condição tão desconfortável como os pontos quentes. Se as pulgas causaram os pontos quentes, seu veterinário provavelmente recomendará um preventivo contra pulgas . Existem muitos produtos eficazes para escolher, mas certifique-se de aplicá-los regularmente de acordo com as instruções do fabricante. Além disso, trate todos os animais de estimação da casa e use um produto ambiental para matar os ovos e larvas da próxima geração de pulgas.

Se você tem um gato de pêlo comprido, pode pentear o pelo diariamente. Isso evitará a formação de tapetes. Você também pode detectar um problema potencial antes que ele saia do controle. Em qualquer caso, este plano é um conselho sábio, porque você também poderá identificar um problema de pulgas e tomar medidas rápidas. Além disso, corte as garras do seu gato a cada duas semanas, para que seja menos provável que essas unhas causem danos caso o gato arranhe.

Mantenha seu gato livre de pontos quentes

Felizmente, você pode tratar e prevenir facilmente os pontos quentes, uma vez identificada a causa. Desta forma, você pode melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação e mantê-lo confortável e sem coceira.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala

Calculadora Caloria