Características e cuidados dos gatos persas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gatinho persa azul brincando

Gatos persas são da realeza felina e são companheiros amorosos e leais. Quando gatinhos, os persas são adoráveis ​​​​bolas de penugem e se transformam em lindas belezas de cabelos compridos. Se você está pensando em ter um desses gatinhos maravilhosos, é uma boa ideia aprender um pouco sobre as características da raça e como cuidar deles.





Características físicas do gato persa

Gatos persas definitivamente detém o status de celebridade entre todas as raças de gatos vistas hoje. Seus casacos longos e luxuosos e aqueles olhos incríveis inseridos em rostos incomumente planos dão a esses felinos uma aparência quase irreal. É mais fácil acreditar que alguém pode ser um bicho de pelúcia até vê-lo se mover. De acordo com a Associação de Criadores de Gatos padrões de raça são como segue.

Artigos relacionados

Cabeça

A cabeça de um persa é facilmente sua característica mais distintiva. É maior e geralmente mais redondo do que um gato comum, com olhos grandes, redondos e bem separados e uma expressão doce. As orelhas são bastante pequenas, com pontas arredondadas, e devem ser bem separadas e ligeiramente inclinadas para a frente. As bochechas também são bastante redondas e o nariz curto parece alinhado com os olhos.



Face

Alguns gatos persas têm o tradicional ' rosto de boneca ' enquanto outros têm um rosto mais achatado que às vezes é chamado de 'rosto de Peke' porque é como um cachorro pequinês. Os persas de cara plana tendem a ser mais populares em exposições de gatos, mas também tendem a ter mais problemas de saúde do que os persas de cara de boneca.

Gato persa branco sentado

Corpo

Por baixo de toda aquela beleza glamorosa, você encontrará um gato muito atarracado. Os persas são redondos, em toda a essência da palavra, com pernas curtas e atarracadas para sustentar sua circunferência extra. Seu excedente de pêlo longo faz um trabalho admirável em esconder quaisquer ângulos que possam ter sobrado, aumentando a aparência fofinha desta raça. Suas caudas são curtas, mas proporcionais ao tamanho de seus corpos.



Tamanho

Embora não exista uma faixa específica de peso em que o persa deva se enquadrar, esses gatos devem ser encorpados e equilibrados. O padrão da raça Cat Fanciers 'Association (CFA) afirma que os indivíduos devem ser de médio a grande porte e ter bom tônus ​​​​muscular sem serem obesos.

Personalidades do gato persa

Os persas são muito dóceis por natureza e tendem a preferir famílias tranquilas e pacíficas. São gatos quietos com vozes suaves e parecem gostar de se exibir como as belas peças de arte viva que são. Eles foram apelidados de ' móveis com pele ' por sua natureza plácida e pelo prazer de uma boa e longa soneca.

Persas brincalhões

Apesar da reputação de gatos quietos, eles também são uma raça muito brincalhona. Eles são uma boa opção para brincadeiras interativas com brinquedos e são mais propensos a desfrutar desse tipo de diversão em comparação com saltos atléticos e escaladas pela casa. Se quiser experimentar o treinamento com clicker, você pode até treinar um persa para brincar de buscar com você.



Persas e crianças

Se você tem uma família com crianças pequenas barulhentas e ativas, os persas provavelmente não são a melhor escolha. Por outro lado, podem ser companheiros constantes, próximos e amorosos de crianças mais calmas, que permitem que o gato tenha o seu próprio espaço e não o maltratam.

Cuidando de um gato persa

Como você pode imaginar, os persas precisam de alguns cuidados adicionais para mantê-los com a melhor aparência.

  • A escovação diária ajudará a evitar que a pelagem fique emaranhada, bem como o corte ocasional .
  • Não sendo gatos muito ativos, essas belezas também exigirão um corte ocasional das unhas.
Gatinho persa chinchila dourada

Cuidados com gatos persas

Além da escovação regular Cuidados com o gato persa envolve várias outras tarefas regulares.

  • Eles precisam tomar banho pelo menos uma vez por mês. Você deve começar a dar banho em seu persa quando ele for gatinho para que ele se acostume com o processo.
  • Você precisa ter certeza de que seus olhos e narizes estão limpos. Se você tem um persa com rosto achatado, ele é propenso a problemas de drenagem nasal e ocular e você precisa limpar essas áreas regularmente para mantê-las limpas.
  • Por causa de seu cabelo fofo, é mais fácil sujar a parte traseira com o uso da caixa sanitária; portanto, além de escovar, você deve verificar com frequência para ter certeza de que não há lixo ou detritos presos em seu pelo.
Gatinho persa cinza de quatro semanas

Considerações de saúde

Felizmente, esta raça é resistente e os indivíduos freqüentemente vivem até a adolescência. Os persas são realmente gatos “de interior” e devem ser mantidos dentro de casa para diminuir suas chances de pegar parasitas que seriam difíceis de remover de uma pelagem tão abundante. Os possíveis proprietários devem estar cientes de que existem alguns problemas de saúde relacionados a esta raça.

  • Seborreia idiopática - Esta condição resulta em excesso de oleosidade da pele e mau cheiro.
  • Chediak-Higashi syndrome - Esta condição afeta persas de cor azul esfumaçada e causa sangramento excessivo nas lesões.
  • Doença renal policística - Os persas podem ser mais propensos a isso do que outras raças.
  • Defeitos oculares congênitos - Isso afeta a capacidade de um gato afetado de enxergar em situações de pouca luz e luz forte.
  • Problemas de bexiga - Os gatos persas são propensos a pedras na bexiga e infecções (cistite).
  • Derivações hepáticas - Esta condição ocorre em gatos que sofrem de doença hepática e pode exigir cirurgia, medicação e possíveis mudanças na dieta.
  • Problemas respiratórios - Persas de rosto mais achatado podem sofrer de problemas de sinusite.
  • Surdez - Persas brancos com olhos azuis ou estranhos, são propensos a nascer surdo . Em gatos de olhos estranhos a surdez tende a ocorrer apenas no ouvido do lado da cabeça com olho azul.
  • Insolação - Isso tende a afetar mais os persas braquicefálicos e esses gatos definitivamente não deveriam ficar ao ar livre em climas quentes.
  • Má oclusão dentária - Muitos persas nascem com maxilares superior e inferior que não se alinham e isso pode levar a mais problemas dentários, como fraturas e doença periodontal.
  • Problemas oculares - Os persas, especialmente os persas de face plana, tendem a ter mais problemas com entrópio, lacrimejamento excessivo e olho cereja.

Cores do casaco persa

A pelagem persa ideal tem textura fina e é longa, espessa e brilhante. A variedade é verdadeiramente o tempero da vida quando se trata de cores do casaco . Esta raça é dividida em nada menos que sete grupos separados de cores de pelagem, com muitas opções em cada um. Aqui está uma amostra do que você encontrará.

Cores sólidas

Você pode encontrar gatos persas em quase todas as cores sólidas, incluindo preto, azul, chocolate, vermelho, lilás, creme e branco. A maioria das cores sólidas são acompanhadas por olhos acobreados, exceto os persas brancos que têm olhos acobreados, azuis ou estranhos (ou seja, um olho azul e outro acobreado).

Gato persa branco

Pratas e Ouros

Outra cor popular entre os persas que os torna particularmente elegantes são as pratas e os dourados. Isso inclui prata e ouro em tons sombreados e padrões de chinchila . Um padrão de chinchila tem pelo prateado ou dourado com pontas pretas, enquanto os padrões sombreados são prateados ou dourados com sombreamento preto nas costas, laterais, rosto e pernas para dar um efeito cintilante.

Close do gato persa prateado

Gatos malhados

Tabby refere-se a um sobreposição de padrão em uma cor específica, e os persas vêm nos padrões clássicos de cavala e malhado remendado nas cores malhadas mais comuns. Persas malhados têm a reputação de serem mais 'divertidos' do que outras cores dos persas.

Gatinho persa malhado com novelo de lã

Cores Sombreadas e Fumadas

Persas sombreados e esfumaçados são alguns dos mais belos gatos persas.

  • Sombreado refere-se a uma cor sólida com subpêlo branco e manchas de cor no cabelo.
  • Por exemplo, um persa camafeu sombreado tem uma pelagem creme com subpêlo branco com pontas creme, enquanto um persa azul-creme sombreado tem pelo creme com pontas azuis.
  • Os gatos Smoke têm uma cor sólida, como preto, azul ou creme, ou um padrão como carapaça de tartaruga com subpêlo branco.
  • Os persas da fumaça também têm olhos de cobre e tufos de pêlo nas orelhas e ao redor da gola.
Gato persa na cor fumaça

Himalaia

Essa variedade de cores é muitas vezes confundida com uma raça própria, mas os Himalaias são, na verdade, apenas mais uma variação de cores dos persas. Os Himmies sempre têm uma pelagem de base creme ou bege claro, mas apresentam tonalidades mais escuras, conhecidas como pontas, no rosto, nas pernas e na cauda. Existem várias cores que os pontos podem ter, bem como padrões como tortie.

como saber se um geminiano gosta de você
Jovem gato do Himalaia

Parti-Cores

Este grupo inclui tartaruga, tartaruga chocolate, creme azul e creme lilás. Todos os persas multicoloridos têm olhos de cobre.

Gato persa multicolorido laranja e preto

Chita e bicolor

Calicos e bicolores são persas de muitas cores e padrões, tudo em um só gato.

  • Calicos são os tradicionais 'gatos remendados' com uma combinação de pêlo branco intercalado com manchas distintas de duas outras cores.
  • Além da coloração padrão Calico de preto, vermelho e branco, as variações podem incluir calicos diluídos, chocolate e lilás.
  • As bicolores consistem em pêlo branco e uma outra cor com um padrão distinto de branco nas pernas, pés, barriga e focinho. Outras cores podem ser preto, azul, vermelho, lilás, chocolate ou creme.
  • Todas as bicolores vêm com olhos cobre, exceto o malhado prateado e o bicolor branco que pode ter olhos verdes.
  • As bicolores também podem incluir o 'padrão van', que é um gato branco com outra cor apenas na cabeça e nos pés, com não mais do que duas áreas dessa cor adicional.
Gato persa chita

História da raça de gatos persas

De acordo com a história da raça no site da CFA, os gatos persas podem ter sido rastreados até 1684 a.C. Esses gatos de pêlo comprido foram vistos até em hieróglifos. Muitos acreditam que saíram do seu país de origem, a Pérsia, através de caravanas que viajaram para outras partes do mundo.

Criação precoce de gatos persas

Persian World afirma que embora a história de onde este gato se originou possa ser incompleta, os programas de criação de persas começaram na Itália e na França já no século XVI. O programa de criação avançou ainda mais e o desenvolvimento do Persa como é conhecido hoje começou na Grã-Bretanha. Os persas participaram das primeiras exposições de gatos na Grã-Bretanha em 1800 e eram um animal de estimação popular na época. No início de 1900, os americanos começaram a importar persas para os Estados Unidos.

Quanto custa um gato persa?

Os gatos persas podem ser caros, especialmente se você estiver procurando por um padrão de cores raro. Espere pagar cerca de US$ 1.000 a US$ 1.500 para Gatinho persa , embora você possa pagar substancialmente mais por um gato de qualidade para exibição.

Um gato persa é ideal para você?

Os gatos persas são fáceis de conviver em termos de personalidade, mas definitivamente não são uma raça para comprar sem uma consideração cuidadosa. A menos que você esteja preparado para se tornar um tratador de animais de estimação em meio período ou manter o pêlo curto, você pode escolher uma raça menos exigente, como um birmanês ou Pêlo Curto Exótico .

Tópicos relacionados 7 fatos fascinantes sobre gatos persas (felinos verdadeiramente únicos) 7 fatos fascinantes sobre gatos persas (felinos verdadeiramente únicos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria