Perguntas comuns sobre o comportamento de gatos idosos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato idoso

Se o seu gato mais velho não come muito, tem hábitos de sono incomuns ou apresenta outras alterações comportamentais, pode ser difícil determinar se isso é uma parte normal do processo de envelhecimento felino ou um sinal de um problema mais sério. Considere algumas dessas perguntas e preocupações comuns que surgem quando se tem um gato idoso.





Mudanças comportamentais em gatos idosos

Embora possa ser angustiante assistir, perceba que não é incomum notar que seu o comportamento do gato idoso mudou significativamente . Alguns desses comportamentos estão relacionados a condições médicas e outros são simplesmente efeitos do envelhecimento. Se você estiver preocupado com o comportamento deles, é melhor entrar em contato com seu veterinário e discutir as melhores maneiras de deixar seu gato sênior confortável.

Artigos relacionados

Comportamento típico de idosos

Alguns comportamentos que você deve esperar ver à medida que seu gato envelhece incluem:





Gato mais velho não come

O apetite de um gato idoso vai e vem, e ele só pode comer quando a comida tem muita água. Mesmo com a comida enlatada úmida, ele pode não comer toda a comida e comerá pequenas porções ao longo do dia. À medida que seu apetite diminui, ele começará a perder peso e pode ser difícil fazê-lo ganhar peso.

Por que seu gato não come

Existem inúmeras coisas que podem fazer com que um gato mais velho perca peso.



  • Dentes cariados
  • Problemas renais
  • Sensibilidade à comida

Sugestões para resolver o problema

Fale com seu veterinário sobre como mudar sua dieta para encontrar opções mais saborosas que o motivem a comer. Você provavelmente precisará mudar para alimentos úmidos. Você também pode tentar alimentá-lo manualmente com uma colher e sua comida para ver se isso ajuda. Você também deve sempre manter água fresca disponível para ele.

Sugestões para problemas com caixas sanitárias

Uma diminuição nos seus hábitos alimentares regulares pode levar a constipação ocasional e eliminação inadequada , como aliviando-se em uma cama da casa. Ele não pode ir ao banheiro em seu caixa de areia . Ele também pode deixar excrementos por toda a casa e urinar em qualquer lugar , com preferência por sacolas plásticas, livros e jornais deixados no chão.

Lidando com a sujeira da casa

Se o seu gato estiver com senilidade, ele pode não conseguir se lembrar onde estava sua caixa, e isso pode agravar a sujeira da casa. Confiná-lo a uma área menor, como um quarto fechado para bebês com uma caixa sanitária por perto, pode ajudar a situação. Você também pode colocar mais de uma caixa sanitária na área confinada e limpá-las diariamente.



Gato tropeçando e desorientado

  • Seu gato mais velho pode ter dificuldade para andar e cair das escadas ou esbarrar nas paredes. Isso também pode significar que ela não poderá mais subir em camas ou mesas.
  • Você também pode observá-la agindo como se não soubesse manobrar em torno de objetos simples, como andar sobre um edredom ou alcançar seu bebedouro.
  • À noite, ela também pode começar a chorar por você, mesmo quando está na cama ao seu lado.
  • Outro problema que acontece mais à noite são os problemas para pular da cama.

Visão e outras causas de desorientação

  • Nessa idade, esse comportamento pode ser causado por uma série de coisas. Seu gato mais velho pode estar tendo algum problemas com sua visão . Animais de estimação mais velhos costumam ter catarata. Você verá uma cobertura turva sobre o olho de um animal de estimação com catarata. Embora existam algumas cirurgias que podem ser realizadas, seu veterinário pode desaconselhar o trauma da cirurgia e da anestesia em um gato idoso.
  • Ela pode ter uma infecção no ouvido, diabetes ou algum outro problema de saúde felina que esteja resultando em sua desorientação.
  • Um conjunto de degraus para animais de estimação para sua cama e sofá pode ajudar a subir e descer dos móveis. As etapas podem se tornar uma parte regular de sua casa à medida que seu gato chega aos últimos anos.

Consulte o seu veterinário

Você deve levá-la ao veterinário para um check-up se a vir desorientada e caindo. Seu veterinário será capaz de descartar a causa de seus problemas de equilíbrio e os medicamentos podem aliviar alguns problemas.

como remover ferrugem de metal pintado

Gato idoso está doente

Além do seu gato não sendo ele mesmo por algum tempo, você pode notá-lo tendo muitos problemas tudo de uma vez. A frequência de problemas médicos também provavelmente aumentará. À medida que um gato envelhece, seu corpo começar a deteriorar-se . Alguns problemas típicos são:

Gato do Himalaia
  • Dor de estômago
  • Falta de sono ou dormindo mais
  • Comer e beber pequenas quantidades ou nada
  • Pele desidratada e mais fina e unhas quebradiças
  • Problemas de função renal
  • Perda de audição
  • Comprometimento ou perda de visão
  • Doença dentária

Diagnosticar as causas da dor subjacente

Também é bastante comum que um gato idoso sinta alguma dor que pode ser causada por uma série de coisas. Pode ser algo tão simples como artrite ou algo um pouco mais sério. Seu veterinário pode fazer um diagnóstico completo. O veterinário poderá prescrever alguns medicamentos que ajudarão a aliviar a dor e facilitar outros problemas, como ganho de peso.

Corpo desligando

Ele pode estar a caminho do fim dos tempos, dependendo do nível de disfunções corporais e, por mais triste que seja, você deveria começar a se preparar para humanamente aliviando-o de sua dor .

Mudanças nos hábitos dos gatos idosos

Outra mudança comum no comportamento de um gato idoso acontece com gatos de interior/exterior. Ela pode parar de entrar, a não ser para comer. Ou ela pode parar de sair completamente.

Pensando em por que seu gato mudou

Ajuda nesta situação repassar todas as mudanças que você viu. Algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo e à sua família se você não mora sozinho:

  • Houve alguma mudança significativa em sua casa nas últimas três semanas? Tapete novo, nova adição à família, novo animal de estimação? Às vezes, uma grande mudança pode fazer um animal de estimação mais velho se sentir mal.
  • Como está a saúde atual do seu gato? Você notou alguma mudança? Nesse caso, isso também pode causar uma mudança de comportamento como a que você está enfrentando atualmente.

Sugestões para resolver o problema

Existem algumas maneiras de resolver o problema.

  • Primeiro, leve-a ao veterinário para um check-up inicial. Isso o ajudará a entender a saúde atual dela e também a alertá-lo se surgir alguma alteração.
  • Se você quiser que ela fique mais tempo em casa, tente tornar o ambiente interno especialmente convidativo. Dê a ela uma bela caixa de areia fresca e talvez alguns novos brinquedos de erva-de-gato. Ela também pode gostar de uma cama confortável ou de uma árvore para gatos para imitar alguma atividade que ela gosta ao ar livre. Você provavelmente terá que aumentar gradualmente a quantidade de tempo que ela passa dentro de casa, para que ela não proteste muito.
  • Se for o contrário e o gato não sair de casa, você pode fornecer a ele enriquecimento ambiental como um poleiro confortável na janela ou uma árvore para gatos perto de uma janela ou porta de tela. Você pode ter que subir ou descer, mas ela apreciará o esforço e gostará de observar pássaros e outros aspectos divertidos do ar livre. É possível que ela simplesmente não se sinta mais segura do lado de fora e, como ela está ficando doente, é uma boa ideia incentivá-la a ficar dentro de casa para que você possa ficar de olho nela.

Processo normal de envelhecimento

É normal notar que o comportamento do seu gato idoso mudou desde quando ele estava no auge. Fique tranquilo sabendo que, assim como as pessoas, os gatos podem desacelerar e mudar de comportamento à medida que envelhecem. Chegará um ponto em que você não vai querer permitir que ele fique mais ansioso e chateado nas visitas ao veterinário. Nesse ponto, é hora de decidir que não há mais nada a fazer, em consulta com o seu veterinário.

Apreciando o tempo que lhe resta

Você ainda pode ter alguns bons anos com seu gato, mas também deve começar a se preparar para o dia em que ficará claro que o veterinário fez tudo o que podia. Você deseja evitar causar mais estresse e ansiedade ao gato nos últimos meses ou anos de vida.

Passe algum tempo com seu gato

Ainda leve seu gato para suas áreas favoritas para passar um tempo com você quando puder supervisioná-lo. Isso proporcionará a vocês momentos de qualidade juntos e aliviará o restante dos problemas que ocorrem atualmente em sua casa.

flores com entrega gratuita e sem taxa de serviço
  • Se ele não quiser comer, alimente-o manualmente, se ele aceitar, e certifique-se de alimentá-lo com comida de gato da mais alta qualidade que você puder pagar. Ele provavelmente preferirá comida úmida, que é mais fácil de comer e mais atraente.
  • Escove-o várias vezes por semana também, pois ele pode não ter vontade de se arrumar.
  • Continue a consultar o veterinário e, se não estiver satisfeito com as opções de tratamento, não hesite em pedir uma segunda opinião. Mas saiba que chegará um momento em que você desejará movê-lo para a ponte do arco-íris se acreditar que ele está sofrendo e não há mais nada que possa ser feito para ajudar.

Lidando com o comportamento de gatos idosos

É difícil ver as mudanças em um gato que já foi jovem, ágil e cheio de vida. Saber o que esperar e sobre o que entrar em contato com seu veterinário tornará tudo mais fácil para você e seu gato. Quando você toma uma decisão difícil, há recursos para lidar com a perda de animais de estimação e palavras reconfortantes para ajudá-lo a lidar com sua dor.

Tópicos relacionados 10 cheiros que os gatos odeiam (evite um gatinho mal-humorado) 10 cheiros que os gatos odeiam (evite um gatinho mal-humorado) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos)

Calculadora Caloria