Conjuntivite (olho rosa) na gravidez: sintomas, causas e tratamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: iStock





NESTE ARTIGO

Olho-de-rosa na gravidez é uma infecção comum relacionada aos olhos, que dá aos olhos uma aparência vermelha ou vermelho-rosada. Olho-de-rosa ou conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana transparente que cobre o branco do olho) e do revestimento interno da pálpebra. A incidência também é alta em crianças e adultos e é con'follow noopener noreferrer'>1 ).

A infecção geralmente desaparece dentro de uma semana e é inofensiva. Saiba mais sobre as causas, sintomas, tratamento e maneiras de tratar o olho rosa naturalmente.





Quais são as causas da conjuntivite durante a gravidez?

As causas da conjuntivite ou olho-de-rosa na gravidez são semelhantes às causas em outras pessoas. Os mais comuns incluem ( 1 ):

  • Bactérias: As bactérias são uma das causas mais comuns de olho-de-rosa. Se você notar olhos vermelhos com corrimento amarelo ou verde ou crostas ao longo do dia, provavelmente terá conjuntivite bacteriana. Isso pode afetar um ou ambos os olhos. A conjuntivite bacteriana pode ser causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumonia, Haemophilus influenzae e Pseudomonas aeruginosa. dois ).
  • Vírus: Se você notar que seus olhos estão vermelhos, mas têm pouca ou nenhuma secreção e crostas ao acordar pela manhã, provavelmente terá conjuntivite viral. Isso pode afetar ambos os olhos. Vírus do resfriado comum (adenovírus), vírus da gripe e até mesmo coronavírus podem causar olho rosa ( 3 ).
  • Alergias: Além de bactérias e vírus, outra causa prevalente de conjuntivite na gravidez são as alergias ( 1 ). A conjuntivite sazonal é frequentemente observada na primavera e pode afetar ambos os olhos na maioria dos casos. Você notará vermelhidão nos olhos sem qualquer drenagem e coceira mínima. Alérgenos comuns incluem pólen e mofo.
  • Irritantes: Às vezes, irritantes ou produtos químicos de produtos, incluindo xampus, condicionadores, lentes de contato, soluções para lentes, cloro em piscinas e até mesmo fumaça, podem desencadear a conjuntivite.

Outras causas de conjuntivite incluem objetos estranhos no olho e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).



4 ).

Embora o olho-de-rosa possa ser altamente irritante durante a gravidez, ele não pode se espalhar para o feto.

Quais são os sintomas do olho rosa durante a gravidez?

Os sintomas do olho rosa diferem com base na causa da condição. Alguns sintomas comuns de olho rosa incluem ( 5 ):



  • Cor rosa ou vermelha do branco do olho
  • Inchaço ou inflamação da conjuntiva
  • Aumento da produção de lágrimas
  • Sensação de algo preso no olho
  • coceira
  • Irritação ou sensação de queimação
  • Secreção de pus ou muco
  • Crostas nas pálpebras ou cílios, especialmente ao acordar do sono
  • Desconforto ao usar lentes de contato

Outros sintomas específicos para os diferentes tipos de olho rosa são ( 5 ):

  • Conjuntivite bacteriana : Descarga de pus fazendo com que as pálpebras grudem umas nas outras. Pode ocorrer com uma infecção no ouvido.
  • Conjuntivite viral : Pode ocorrer devido a resfriado e gripe ou qualquer infecção respiratória que você possa desenvolver. A descarga do olho é aquosa.
  • Conjuntivite alérgica : Pode ser acompanhado por outros sintomas de alergia, incluindo coceira no nariz, espirros, irritação na garganta e asma.
Se inscrever

Como tratar o olho-de-rosa durante a gravidez?

O tratamento para o olho rosa durante a gravidez varia dependendo da causa e gravidade da condição. De nenhum tratamento a medicamentos tópicos e sistêmicos, uma ampla gama de opções de tratamento está disponível.

Enquanto a conjuntivite alérgica em mulheres grávidas pode ser tratada com estabilizadores de mastócitos, anti-histamínicos e esteróides, a conjuntivite viral e bacteriana pode exigir colírios tópicos virais ou antibióticos ou formulações orais. 6 ). O médico pode prescrever os medicamentos somente após uma avaliação completa da condição e dos riscos para a mãe e o bebê.

Quais são os remédios naturais para tratar o olho-de-rosa durante a gravidez?

Tratamentos naturais podem ajudar a tratar a conjuntivite e prevenir infecções recorrentes.

  • Aplique uma compressa morna ou fria

Aplicar uma compressa fria ou morna usando um pano úmido limpo ou uma toalha de mão três a quatro vezes ao dia pode ajudar a aliviar os sintomas da conjuntivite. 7 ). Isso pode remover toda a secreção pegajosa acumulada nas pálpebras e a crosta nos cílios. A aplicação de uma compressa fria ajuda a aliviar a coceira e a inflamação nos olhos.

Evite esfregar os olhos ao aplicar a compressa. Tenha cuidado para não aplicar o pano no olho não afetado para evitar espalhar a infecção.

  • Manter a higiene pessoal e das mãos

Se você não lavar as mãos adequadamente depois de segurar superfícies contaminadas, tocar nos olhos ou esfregá-los, pode correr o risco de desenvolver conjuntivite. A imunidade do nosso corpo cai abaixo do normal durante a gravidez, tornando-a suscetível a infecções, incluindo olho-de-rosa.

  • Evitar lentes de contato

Independentemente da infecção ocular durante a gravidez, evite usar lentes de contato até que os sintomas desapareçam. Na maioria das vezes, as lentes de contato se tornam a fonte de infecção ou fazem com que a infecção se espalhe de um olho para o outro. O uso de lentes de contato e o desconforto do olho rosa durante a gravidez podem causar desconforto extremo.

Se você usa lentes de contato e tem olhos rosados, é melhor descartar as lentes de contato e usar um novo par.

  • Evite gatilhos

Se sua conjuntivite for devido a gatilhos químicos encontrados em produtos cosméticos ou de beleza que você usa, evite usá-los até que sua condição melhore ( 7 ). Peça ao seu médico uma alternativa mais segura ao produto que contém o gatilho para evitar uma infecção recorrente por conjuntivite.

A conjuntivite pode afetar a gravidez?

Embora o olho-de-rosa possa ser irritante e altamente desconfortável durante a gravidez, não é prejudicial para você ou seu bebê. Visite o seu médico quando notar um ou mais sintomas da doença. Se o seu médico suspeitar que sua conjuntivite tem origens virais ou bacterianas, ele pode prescrever de acordo. Se sua conjuntivite for causada por uma DST, você receberá a medicação apropriada para evitar a disseminação da infecção para o feto.

Cuidar da sua saúde durante a gravidez pode parecer uma tarefa enorme, mas você pode ter uma agradável jornada de nove meses com as medidas certas. Embora a conjuntivite seja uma infecção ocular comum, praticar uma boa higiene pessoal e evitar os gatilhos pode ajudar a prevenir a conjuntivite durante a gravidez.

  1. Conjuntivite (olho rosa).
    https://www.healthdirect.gov.au/conjuntivite
  2. Conjuntivite Bacteriana.
    https://eyewiki.aao.org/Bacterial_Conjunctivitis
  3. Conjuntivite Viral; Stat Pearls (2021).
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470271/
  4. Conjuntivite.
    https://www.pregnancybirthbaby.org.au/conjunctivitis
  5. Sinais e sintomas de olho-de-rosa.
    https://www.cdc.gov/conjunctivitis/about/symptoms.html
  6. Alterações oculares durante a gravidez; Deutsches Arzteblatt international (2014).
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4165189/
  7. Tratamentos Domiciliares para Conjuntivite; NYU Langone Health.
    https://nyulangone.org/conditions/conjunctivitis/treatments/home-treatments-for-conjunctivitis

Calculadora Caloria