
O sangramento de implantação geralmente ocorre durante a segunda metade do ciclo menstrual e geralmente não dura muito. No entanto, para algumas mulheres, o sangramento pode continuar até o que seria a data do próximo período menstrual. É importante saber o que é e quando deve consultar o seu médico para descartar outros problemas.
Duração do sangramento de implantação
Para a maioria das mulheres, o sangramento de implantação dura cerca de 24 a 48 horas. No entanto, a duração é variável, por isso não se surpreenda se o sangramento de implantação durar mais. Na verdade, o sangramento pode durar até seis ou sete dias e, portanto, pode se estender até a data em que você esperava seu próximo período.
Postagens Relacionadas- Quando ocorre o sangramento de implantação?
- Sangramento durante a ovulação
- Sintomas de sangramento de implantação
O processo de implantação:
- Começa cerca de seis a sete dias após a fertilização do ovo
- É concluído em cerca de 11 a 12 dias após a fertilização, por isso dura cerca de seis a sete dias
Isso significa que se o seu ciclo menstrual dura em média 28 dias, o sangramento de implantação pode ocorrer a qualquer momento entre os dias 20 e 28 do seu ciclo.
Outras características de sangramento de implantação
Você saberá que é sangramento de implantação quando:
- O sangramento ocorre em um período que corresponde ao processo de implantação
- Você temos primeiros sintomas da gravidez
- O sangramento ocorre de forma intermitente
- O sangramento é muito mais leve do que a menstruação. Na verdade, você pode até notar uma única gota de sangue, pois o sangramento intenso geralmente é muito raro.
- Às vezes, o sangue é encontrado em pequenos coágulos ou misturado com muco
- A cor do sangue varia em cor, de rosa claro a marrom escuro
- Você tem cólicas pélvicas, isso já é uma possibilidade
O sangramento de implantação não ocorre em todas as mulheres e cada pessoa apresenta sintomas diferentes. Algumas mulheres podem confundir o sangramento com seus períodos, e outras podem mal notar o sangue.
A causa do sangramento de implantação
O revestimento do útero (endométrio) desenvolve cada ciclo para aceitar e alimentar um possível embrião. Pequenos e numerosos vasos sanguíneos suprem o tecido endometrial com o que ele precisa. Durante a implantação, pode ocorrer sangramento quando o embrião altera o estado do endométrio e, consequentemente, dos vasos sanguíneos que fornecerão sangue e nutrientes durante a gravidez.
Como a implantação acontece
O óvulo fertilizado desce pelas trompas de falópio e chega ao útero cerca de três a quatro dias após a fertilização. A implantação começa aproximadamente três dias depois. Consequentemente, no sexto ou sétimo dia após a fertilização, o embrião inicial ( blastocisto ):
- Ele começa a aderir à superfície do endométrio.
- Em seguida, invade e se implanta no endométrio que está pronto para aceitar a gravidez.
O processo de implantação estabelece uma conexão entre o desenvolvimento do embrião e a circulação materna que durará até o nascimento do bebê.
Leve em consideração
O sangramento durante a implantação não significa gravidez anormal. No entanto, outras anormalidades podem causar sangramento vaginal irregular no primeiro trimestre. Consulte o seu médico se você estiver preocupado ou tiver qualquer sangramento que seja:
- Diferente do seu ciclo menstrual normal
- Prolongado por mais de 14 dias
- Mais abundante
- Vermelho brilhante
É especialmente importante que fale com o seu médico se tiver dor pélvica ou dor com qualquer tipo de hemorragia, mesmo que não tenha notado quaisquer sintomas de gravidez.
Estabelecendo uma gravidez saudável
O sangramento de implantação geralmente não dura muito. Faz parte do processo normal quando o embrião atinge o útero e a gravidez se estabelece. Se você notar esse tipo de sangramento, faça um teste de gravidez caseiro. Certifique-se de verificar com seu médico para que você possa tomar umgravidez saudávele obter cuidados pré-natais adequados.