Determinando quanto tempo dura o vinho depois de aberto

Os Melhores Nomes Para Crianças

cork-glass.jpg

rolhas de vinho em forma de taça de vinho





Muitos vinhos são feitos para serem envelhecidos, mas depois que você abre uma garrafa, ele tem uma vida útil. Abrir uma garrafa de vinho inicia o processo de oxidação, que provoca a deterioração dos sabores e aromas dos vinhos. Quanto tempo dura um vinho depois de aberto? A resposta depende de vários fatores.

Estourando a cortiça

A rolha sela o vinho na garrafa, criando um espaço hermético onde o vinho recebe pouco ou nenhum oxigênio, preservando-o. Quando você abre a rolha, no entanto, o ar atinge o vinho e começa a deterioração imediata. A oxidação tem um efeito positivo e negativo no vinho. Por exemplo, muitos especialistas em vinho recomendam deixar os vinhos 'respirarem' para amolecer os taninos e abrir os sabores do vinho. Dependendo de quão tânico é um vinho, ele pode precisar respirar por várias horas antes de atingir o estado ideal de oxidação. Este é o princípio por trás dos decantadores e arejadores, que permitem que mais ar chegue ao vinho mais rapidamente.





Artigos relacionados
  • Galeria do guia de vinhos para iniciantes
  • Galeria de 14 ideias para presentes realmente úteis para vinhos
  • Informações básicas sobre vinhos e dicas para servir

Se você expor um vinho particularmente delicado ao ar por muito tempo, no entanto, o oxigênio converte rapidamente o etanol em acetaldeído, que pode mascarar os sabores e aromas do vinho. Dependendo do vinho, isso pode ocorrer em apenas duas horas. Isso é especialmente verdadeiro com brancos e tintos bem envelhecidos, que permanecem altamente suscetíveis a danos rápidos de oxigênio.

Quanto tempo dura o vinho depois de aberto

Muitos fatores afetam a rapidez com que um vinho se oxida assim que você abre sua rolha.



Vermelho ou branco

Em geral, os vinhos tintos oxidam mais lentamente do que os vinhos brancos. Os vinhos tintos estruturados duram vários dias a mais do que os brancos. Em geral, um vinho branco dura cerca de três dias, enquanto um tinto pode durar até uma semana. Os vinhos blush têm mais em comum com os brancos do que com os tintos e geralmente duram cerca de três dias após a abertura.

Idade e taninos

Os vinhos jovens e fortemente tânicos duram mais tempo após a abertura do que os tintos mais leves, aqueles com menos taninos e aqueles que foram bem envelhecidos. Por exemplo, um Bordéus jovem com menos de dez anos de idade pode durar uma semana, enquanto um Bordéus bem envelhecido com taninos macios e algumas décadas abaixo do seu cinto pode começar a se degradar pela oxidação imediatamente. Os tintos frutados, como o Boujoulais Noveau, também se degradam mais rapidamente. Tintos delicados como um Borgonha suave ou Pinot Noir também podem degradar por oxidação mais rapidamente. Em geral, planeje beber um tinto delicado, frutado ou bem envelhecido em três dias, enquanto um tinto encorpado e tânico pode durar até uma semana.

Teor de açúcar e álcool

Tanto o açúcar quanto o álcool agem como conservantes, retardando a oxidação. Consequentemente, vinhos de sobremesa como Eiswein e Sauternes podem durar até um ano, assim como vinhos fortificados como Sherry ou Porto. Da mesma forma, tintos com alto teor de álcool, como o Zinfandel, podem durar um pouco mais do que o bretheren com baixo teor de álcool. Um Zin com alto teor de álcool pode durar de uma semana a dez dias, dependendo da idade, do teor de álcool e dos taninos.



Decantação, aeração e quantidade na garrafa

Quanto menos vinho permanecer na garrafa, mais ar haverá na garrafa com o vinho, levando a uma oxidação mais rápida na garrafa. Da mesma forma, se você decantou ou gerou o vinho, pode querer bebê-lo com relativa rapidez - um ou dois dias depois de abri-lo.

Passado Seu Primeiro

Como você pode saber se um vinho já passou do seu auge? Cheire ou experimente. Se você detectar sabores ou aromas estranhos, é provável que tenha mantido uma garrafa aberta por um tempo um pouco mais longo. Depois que um vinho passa de sua flor, você não pode trazê-lo de volta. Em vez disso, descarte o vinho.

Fazendo isso durar

Se você acha que não conseguirá beber um vinho antes que ele se degrada, você pode tentar retardar o processo de oxidação de várias maneiras.

  • Rolha bem a garrafa para evitar a entrada de mais oxigênio.
  • Despeje o vinho restante em uma garrafa menor (375 mL) e feche bem. Isso pode adicionar um dia à vida do vinho.
  • Coloque o vinho na geladeira, o que retardará o processo químico de oxidação. Você pode ganhar um ou dois dias fazendo isso.
  • Use um preservador de vinho a vácuo, como o Vacu Vin Wine Saver , que permite bombear o excesso de ar para fora da garrafa e desacelerar a oxidação. Isso pode adicionar alguns dias à vida do vinho.
  • Use um sistema de preservação de vinho que substitui o oxigênio por argônio ou nitrogênio. Isso pode ajudá-lo a ganhar uma semana adicional ou mais com uma garrafa de vinho aberta.

Jogando pelo Seguro

Como regra geral, você poderá conservar uma garrafa de vinho aberta por três dias. Os fatores acima podem tornar esse tempo geral mais longo ou mais curto. Para obter melhores resultados, beba vinhos um ou dois dias após a abertura para obter o máximo prazer com os vinhos que bebe.

Calculadora Caloria