Diagnosticando Intolerância ao Glúten

Os Melhores Nomes Para Crianças

paciente feminina conversando com seu médico

Embora a doença celíaca e as alergias ao trigo sejam relativamente fáceis de diagnosticar, muitos médicos ainda lutam para identificar com precisão os pacientes que sofrem de intolerância ao glúten. Alguns pacientes apresentam sintomas gastrointestinais e outras queixas quando consomem alimentos que contêm glúten, uma das proteínas encontradas no trigo e em alguns outros grãos, mas não apresentam sinais de doença celíaca ou alergia. Esse distúrbio complicado está emergindo como um diagnóstico legítimo na comunidade médica, mas eliminar o efeito placebo, ou a melhora percebida pelo paciente, pode ser um desafio.





Um novo algoritmo para diagnosticar a intolerância ao glúten

Em 2012, o jornal BMC Medicine publicou um novo algoritmo para diagnosticar a sensibilidade ao glúten como um distúrbio separado da doença celíaca e da alergia ao trigo. O novo algoritmo é baseado no consenso de 15 especialistas na área de imunologia e gastroenterologia. Se você estiver experimentando os sintomas de intolerância ao glúten, que incluem desconforto gastrointestinal, dores de cabeça, dores nas articulações e outras queixas, seu médico pode usar o algoritmo para diagnosticar você.

Artigos relacionados
  • Livros sem trigo
  • Reação à alergia ao glúten
  • Sintomas celíacos

De acordo com o artigo da BMC Medicine, este é o procedimento para diagnosticar a sensibilidade ao glúten.



Examine o paciente e faça um histórico

Primeiro, seu médico fará um exame físico e ouvirá seus sintomas. Ele ou ela perguntará sobre suas condições de saúde atuais e anteriores. Especificamente, seu médico tentará determinar se seus sintomas aparecem repentinamente após você comer um produto de trigo ou se são mais graduais e ocorrem horas ou dias após a refeição.

Eliminar alergia ao trigo

Em seguida, seu médico descartará uma alergia ao trigo. Se os seus sintomas ocorrerem logo após a ingestão de glúten, isso pode sinalizar uma reação à histamina. Seu médico pode usar o teste cutâneo de alergia para ver se você reage ao trigo. Ele também pode tirar sangue para verificar a existência de certas substâncias que podem indicar uma alergia ao trigo.



Excluir doença celíaca

Depois que seu médico determinar que você não tem alergia ao trigo, ele precisará descartar a possibilidade de doença celíaca. Para fazer isso, seu médico irá coletar sangue e verificar os níveis séricos que indicam doença celíaca. Se esses níveis estiverem presentes, você fará mais testes para verificar a condição de seus intestinos.

Faça um desafio duplo-cego de glúten

Se você não tem doença celíaca ou alergia ao trigo, o médico verificará se você é sensível ao glúten. Para fazer isso, você deverá eliminar todo o glúten de sua dieta por um tempo. Em seguida, seu médico fará com que você coma certos alimentos. Nem você nem seu médico saberão se esses alimentos contêm glúten. Você registrará todos os sintomas que sentir após comer os alimentos de teste. Em seguida, você e seu médico se encontrarão para examinar os resultados. Se você reagiu ao glúten, será diagnosticado com intolerância ao glúten. Caso contrário, seu médico continuará trabalhando com você para encontrar a origem de seus sintomas.

Seu médico usa essa abordagem?

Há muita controvérsia sobre a existência de sensibilidade ao glúten. Na verdade, o artigo da BMC Medicine é um dos primeiros a afirmar inequivocamente que esse transtorno existe. Se o seu médico não acredita na existência de intolerância ao glúten ou não concorda com essa abordagem, ele pode tentar um processo diferente para diagnosticar você. É importante manter a mente aberta e ouvir o raciocínio do seu médico sobre isso.



No entanto, se você tem certeza de que tem intolerância ao glúten e seu médico não acredita que essa condição exista, você pode obter uma segunda opinião de um médico que pode usar uma abordagem diagnóstica diferente.

Sensibilidade ao glúten de autodiagnóstico

Sempre converse com seu médico se você sentir que está reagindo ao glúten. As alergias ao trigo são potencialmente fatais e a doença celíaca pode causar sérios danos aos intestinos. Você precisará de um médico para descartar essas duas condições antes de tentar diagnosticar a sensibilidade ao glúten.

Se, após descartar a intolerância aos celíacos e ao trigo, você não conseguir encontrar um médico que leve suas preocupações a sério, você pode tentar uma dieta de eliminação do glúten em casa para ver se ajuda a melhorar seus sintomas. É importante lembrar que este não é um diagnóstico oficial; você precisará trabalhar com um profissional de saúde para obtê-lo. No entanto, esse processo pode ajudá-lo a obter respostas sobre sua condição. Veja como fazer:

  1. Elimine todo o glúten da sua dieta, ao mesmo tempo que garante que as suas refeições são equilibradas e saudáveis. Permaneça sem glúten por pelo menos um mês.
  2. Coma um alimento que contenha uma grande quantidade de glúten. Se possível, peça a outra pessoa para alimentá-lo com algo com glúten quando você não espera, para evitar um efeito placebo. Registre seus sintomas em um diário alimentar.
  3. Repita esse processo com vários alimentos diferentes.
  4. Revise seu diário alimentar para ver se há uma tendência que indique intolerância ao glúten.

Mude sua dieta

Depois que sua intolerância ao glúten for diagnosticada, você pode mudar sua dieta para evitar essa proteína. Em muitos casos, os sintomas melhoram drasticamente e, com todos os saborosos alimentos sem glúten disponíveis, você dificilmente sentirá falta da proteína do trigo que está causando problemas.

Calculadora Caloria