A doença de Cushing pode ser difícil de tratar. Cães diagnosticados com Cushing têm necessidades nutricionais diferentes daqueles sem doença. A boa notícia é que a terapia dietética pode ajudar a controlar os sintomas associados a esta doença. Para entender as necessidades dietéticas especiais de um cão com diagnóstico de doença de Cushing, é útil saber o que causa a doença de Cushing, que é o excesso de cortisol.
Necessidades dietéticas para cães com doença de Cushing
É muito importante que você não alimente um cachorro com restos de comida de Cushing ricos em gordura ou açúcar. Cães com Doença de Cushing requerem uma dieta com proporções de gordura, proteína e carboidratos diferentes daquela de um cão sem esta doença. A dieta certa pode ajudar a diminuir os níveis de cortisol no corpo do seu cão e aumentar sua expectativa de vida.
como se livrar do acúmulo de cabeloArtigos relacionados
- Melhores alimentos para cães com problemas de fígado e o que evitar
- Os cães podem comer salmão? Uma olhada no bom e no ruim
- Alergias à pele de cães 101: causas, sinais e planos de tratamento
Proteína
Cães com Cushing se dão melhor com uma dieta baseada em proteína altamente digerível . A proteína ajuda a prevenir a perda muscular, um efeito colateral comum da doença de Cushing. Alguns exemplos de fontes de proteína altamente digeríveis incluem clara de ovo, carne bovina, frango, cordeiro, salmão e carnes orgânicas.
Gorduras
Uma dieta com baixo teor de gordura é importante porque um cão com doença de Cushing está predisposto à hiperlipidemia (o que significa que o sangue do cão apresenta níveis anormalmente elevados de colesterol e triglicerídeos). A porcentagem de gordura na dieta do seu cão deve ser inferior a 12% com base na matéria seca (MS). A base da matéria seca é a quantidade de proteína, gordura e fibra do alimento após a retirada do teor de umidade do alimento. Ele fornece uma maneira mais precisa de comparar um alimento com outro, porque o teor de umidade dos diferentes alimentos pode variar amplamente, o que altera as proporções de proteínas, gorduras e fibras presentes.
Carboidratos
Níveis moderados de fibra são necessários na dieta de um cão com doença de Cushing. Níveis na faixa de 8 a 17 por cento são considerados apropriados. Isto também se baseia na matéria seca.
Como calcular a base de matéria seca
Para determinar a quantidade de fibra ou gordura com base na matéria seca, divida a quantidade relatada de fibra ou gordura listada no rótulo do alimento pela quantidade total de matéria seca no alimento. Em seguida, multiplique esse número por 100. A matéria seca é 100 menos a porcentagem de umidade listada na embalagem. Por exemplo, digamos que a porcentagem de umidade em sua sacola de comida esteja listada como 10. A porcentagem de fibra é 8 e a gordura é 12.
Exemplo de cálculo nº 1:
- Subtraia a porcentagem de umidade (10 por cento no exemplo nº 1) de 100 para determinar a quantidade total de matéria seca (a Base de Matéria Seca):
100 - 10 = 90 por cento de base de matéria seca
- Divida a porcentagem relatada de fibra (8%) pela Base de Matéria Seca (90%) e multiplique esse valor por 100:
(8/90) x 100 = 8,9 por cento de fibra
- Divida a porcentagem de gordura (12) pela base de matéria seca (90%) e multiplique por 100:
(12/90) x 100 = 13,3 por cento de gordura
como remover tinta de vidro
Com base nas diretrizes, este alimento não seria apropriado para cães com doença de Cushing porque, embora o teor de fibra esteja na faixa de 8 a 17 por cento, o teor de gordura com base na matéria seca excede o limite de 12 por cento para gorduras. Além disso, observe que, após contabilizar a quantidade de umidade na ração para cães, as porcentagens de fibra e gordura aumentaram. isso pode não parecer um grande aumento em comparação com as porcentagens listadas, mas se um alimento contiver uma quantidade maior de umidade, as porcentagens de fibra e gordura aumentarão quando você contabilizar a quantidade de umidade presente no alimento. por exemplo, considere um alimento com teor de umidade listado de 30%, também feito com 8% de fibra e 12% de gordura.
Exemplo de cálculo nº 2:
- Subtraia a porcentagem de umidade (30 por cento no exemplo nº 2) de 100 para determinar a quantidade total de matéria seca (a Base de Matéria Seca):
100 - 30 = 70 por cento de base de matéria seca
- Divida a porcentagem relatada de fibra (8%) pela Base de Matéria Seca (70%) e multiplique esse valor por 100:
(8/70) x 100 = 11,4 por cento de fibra
- Divida a porcentagem de gordura (12) pela base de matéria seca (70%) e multiplique por 100:
(12/70) x 100 = 17,1 por cento de gordura
É por isso que descobrir a base de matéria seca é tão importante ao planejar uma dieta para um cão com doença de Cushing. A diferença entre o teor de gordura no exemplo No. 1 e no exemplo No. 2 é de quase 4 por cento. Além disso, o alimento do exemplo nº 2 contém muita gordura, bem acima do limite de 12% de gordura em uma dieta fornecida a um cão com doença de Cushing.
Dietas comerciais para cães com doença de Cushing
Existem muitos alimentos comerciais para cães de alta qualidade no mercado. Seguir as recomendações acima pode ser útil ao ler os rótulos dos alimentos para cães. Consulte seu veterinário antes de escolher uma dieta. Alguns veterinários usam dietas prescritas, como canino real gastrointestinal com baixo teor de gordura , ou Dieta de prescrição de Hills metabólica , para controlar a doença de Cushing.
Dietas caseiras para cães com Cushing
Muitos donos de animais de estimação tiveram sucesso no controle da doença de Cushing em seus cães através de um dieta caseira . Empresas como JustFoodForDogs farei uma dieta caseira e enviarei para você. A vantagem de utilizar JustFoodForDogs é a capacidade da empresa de garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas. Também pode ajustar receitas de acordo com as necessidades específicas do seu cão.
como limpar o fundo externo de uma panela
Vá com uma dieta balanceada
Se você optar por fazer uma comida caseira ou mesmo um dieta crua , consulte um nutricionista veterinário para ter certeza de que está alimentando uma dieta balanceada. A Universidade Tufts tem nutricionistas veterinários certificados que fornecem consultas por telefone com você sobre a dieta do seu cão. A Tufts pode até formular uma dieta exclusiva para o seu cão.
A terapia dietética e nutricional pode curar a doença de Cushing?
O tratamento para Cushing pode ser complicado. A doença de Cushing é uma doença controlada e controlada, em vez de curada. A boa notícia é que a dieta e a nutrição provaram ser um dos fatores mais importantes para prolongar a vida de cães com Cushing. A terapia alimentar pode controlar níveis elevados de cortisol, melhorar o sistema imunológico e aumentar os níveis de energia. Uma combinação de medicamentos prescritos pelo seu veterinário e uma dieta comercial ou caseira de alta qualidade pode ajudar cães com doença de Cushing a ter uma vida de qualidade durante anos após o diagnóstico.
Tópicos relacionados- Melhores alimentos para cães com problemas de fígado e o que evitar
- Os cães podem comer salmão? Uma olhada no bom e no ruim
- Alergias à pele de cães 101: causas, sinais e planos de tratamento