Diferentes tipos de cortes de diamante

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem de um diamante redondo de lapidação brilhante

O corte de um diamante refere-se aos ângulos e proporções da pedra e nada tem a ver com sua forma. Os cortes de diamante são projetados para garantir a reflexão adequada da luz na pedra. Esse brilho é conhecido como o 'fogo' do diamante. Por outro lado, os cortes de diamante que são muito profundos ou muito rasos perdem luz nas laterais e na parte inferior, resultando em menos brilho e, por fim, em um valor inferior.





O corte do diamante é determinado pelas proporções da pedra, mais importante ainda, como a profundidade se compara ao diâmetro e como o diâmetro da mesa, o topo plano da pedra, se compara ao diâmetro mais largo do diamante, seu cinturão. (Veja Anatomia de um Diamante.)

O que é um bom corte de diamante?

A maneira mais segura de determinar bons cortes de diamante é consultar os relatórios de classificação ou certificados (os joalheiros os chamam de 'certificados') emitidos por organizações respeitáveis. A American Gemological Society (AGS), o International Gemological Institute (IGI) e o Gemological Institute of America (GIA) fornecem esses relatórios de classificação.



Artigos relacionados
  • Galeria de anéis de diamante de corte Asscher
  • Imagens de anel de diamante com corte de almofada
  • Cut Diamond Pictures

Um bom corte de mesa deve ser de 53% - 64% da cintura da pedra e uma boa profundidade deve ser de 58% - 64%. Além dessas faixas, o diamante é muito raso ou muito profundo e não terá tanto valor. As especificações exatas para diferentes pedras variam de acordo com o número de facetas desejadas e a forma geral.

Tipos de cortes

Existem dois tipos gerais de cortes de diamante e, quando combinados, podem ser manipulados em várias formas.



Step Cut

Os cortes em degraus são incisões simples na pedra que criam uma série de degraus ao longo de sua superfície. A forma de pedra mais comum criada com cortes escalonados é a esmeralda, ou retangular. Essas pedras têm uma simplicidade elegante que lembra anéis vintage e antigos e, embora não brilhem tanto quanto outras formas, a superfície alongada da pedra apresenta uma aparência majestosa.

Corte brilhante

Os cortes brilhantes destinam-se a maximizar as facetas da pedra nos ângulos ideais para a refração interna, resultando no fogo de diamante mais brilhante. O formato padrão para diamantes de lapidação brilhante é o redondo clássico, que é o lapidação mais comum de diamante. Encontrados em anéis de noivado, conjuntos de noivas, alianças de casamento, brincos, pulseiras e outras peças de joalheria, os diamantes de lapidação brilhante são versáteis e populares.

Corte Misto

Pedras de corte misto são qualquer outra forma formada por cortes escalonados e brilhantes. Para muitas pedras, os cortes em degraus são mais fáceis de criar, mas as falhas e outros defeitos são mais visíveis. Cortes brilhantes são incluídos para aumentar o brilho e diminuir a aparência de tais defeitos, aumentando o apelo do diamante. Os diamantes de trílio, princesa e coração podem ser todos pedras de corte misturado, dependendo de como o diamante bruto é trabalhado.




O corte de um diamante é um dos principais fatores que afetam seu valor, incluindo o preço inicial e a taxa de valorização da pedra. Por terem conhecimento sobre cortes de diamantes, os compradores são capazes de determinar a pedra de melhor valor para seu orçamento e podem comprar um anel de noivado que será tão lindo no quinquagésimo aniversário do casal quanto era quando a proposta foi aceita.

Calculadora Caloria