O álcool mata os germes na pele e nas superfícies?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher usando desinfetante para as mãos

Se você é uma das muitas pessoas que se perguntam: 'O álcool mata os germes?' A resposta curta é sim. No entanto, como acontece com a maioria das coisas científicas e médicas, a verdadeira resposta a essa pergunta é muito mais complexa. Enquanto alguns tipos de álcool matam alguns tipos de germes, a maioria dos grandesorganizações de saúdeRecomenda-se o uso de água e sabão em vez de álcool para limpeza de pele ou superfície.





O álcool mata os germes?

De acordo com as diretrizes do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para desinfecção e esterilização em instalações de saúde , há evidências de que alguns álcoois matam germes com sucesso. A esterilização se refere a procedimentos que destroem ou eliminam todas as formas de vida microbiana, enquanto os procedimentos de desinfecção eliminam alguns microrganismos ou germes patogênicos ou causadores de doenças em objetos inanimados, como superfícies. No entanto, também há evidências de que esses mesmos álcoois às vezes não previnem infecções. Devido a essas discrepâncias, a Food and Drug Administration (FDA) não liberou nenhum desinfetante ou esterilizante específico que tenha o álcool como principal ingrediente ativo para uso em ambientes de saúde.

Artigos relacionados
  • A amônia mata os germes e funciona como desinfetante?
  • O consumo de álcool mata os germes ou ajuda a combater as doenças?
  • O sabão mata os germes? Como tipos comuns previnem doenças

O que são germes?

PARA germe pode ser definido como 'qualquer organismo microscópico que causa doença.' Geralmente, os tipos mais comuns de germes com os quais as pessoas se preocupam são as bactérias e os vírus.





como limpar um ralo com bicarbonato de sódio e vinagre

O que é álcool?

Os álcoois são tipos de compostos orgânicos que contêm uma série de compostos hidroxílicos. Em termos de saúde, a palavra 'álcool' normalmente se refere especificamente a dois tipos de álcool, álcool etílico, comumente conhecido como etanol, e álcool isopropílico, comumente conhecido como álcool isopropílico. Como alguns álcoois podem eliminar alguns germes causadores de doenças, o álcool é um desinfetante. Existem diferentes tipos de álcool que funcionam melhor para matar diferentes tipos de germes em diferentes tipos de superfícies. Quer você esteja limpando a pele ou uma superfície, as autoridades de saúde recomendam que você sempre limpe com água e sabão primeiro, se possível.

As bebidas alcoólicas matam os germes?

Embora bebidas alcoólicas como a cerveja contenham etanol, normalmente não contêm concentrações altas o suficiente para serem usadas como desinfetantes para a pele e superfícies.



O álcool mata as bactérias?

As diretrizes do CDC explicam ainda que o álcool etílico e o álcool isopropílico matam as bactérias, mas não necessariamente impedem que se espalhem e não destroem os esporos bacterianos ou células individuais capazes de se reproduzir. Os álcoois ajudam a destruir partes das bactérias porque alteram a estrutura das proteínas que as constituem. Os álcoois por si só não funcionam tão bem na destruição de bactérias quanto os álcoois misturados com água limpa, porque a água também ajuda a mudar a estrutura das proteínas. Em geral, o CDC diz que uma solução de 60% a 90% de álcool em água é ideal para matar bactérias. No entanto, diferentes tipos de bactérias requerem diferentes soluções de álcool e tempos de exposição para serem eficazes.

empregos de meio período para jovens de 16 anos perto de mim
  • Pseudomonas aeruginosa, que causa pneumonia, é morto em 10 segundos por todas as concentrações de etanol de 30% a 100%.
  • E coli e Salmonella typhosa são mortos em 10 segundos por todas as concentrações de etanol de 40% a 100%.
  • Staphylococcus aureus , a bactéria em MRSA, e Estreptococo piogenes , que causa a escarlatina, são mortos em 10 segundos por concentrações de álcool etílico de 60% -95%.
  • O álcool isopropílico (isopropanol), o álcool encontrado no álcool, é ligeiramente melhor para matar bactérias do que o álcool etílico para E. coli e as bactérias em MRSA.
  • O álcool metílico, ou metanol, é o álcool medicinal mais fraco em termos de matar bactérias.

O álcool mata os vírus?

As diretrizes do CDC também indicam que alguns álcoois matam alguns vírus. Por exemplo, o álcool etílico em concentrações de 60% -80% pode inativar vírus como herpes, vaccinia, influenza, adenovírus, enterovírus, rinovírus e rotavírus. Mas, o álcool etílico nesta concentração não mata, ou inativa, a hepatite A. Alguns estudos mostraram que o álcool etílico e isopropílico inativam a hepatite B e o álcool etílico também pode inativar o HIV.

Uso de álcool para matar germes na pele

Usar álcool para limpar a pele só deve ser feito quando não houver água e sabão disponíveis, diz o clínica Mayo . Nos casos em que você tem muco na pele de algo como espirros no braço, o álcool não será muito eficaz porque o muco protege as bactérias de serem destruídas pelo álcool. O Cleveland Clinic acrescenta que esta é a melhor maneira de limparferidas superficiaisporque os anti-sépticos podem danificar o tecido saudável.



Desinfecção de uma ferida com álcool

Toalhetes com álcool para a pele

Muitas instalações de saúde usam lenços contendo álcool para limpar a pele antes de injetar uma agulha para evitar a propagação de germes de fora da pele para o interior do corpo. Para que isso funcione, a superfície da pele precisa ser limpa antes de usar o lenço. A maioria dos lenços desinfetantes para a pele contém álcool isopropílico a 70%, que está dentro da concentração recomendada para usar álcool para matar germes.

Escolhendo um desinfetante para as mãos à base de álcool

Se você estiver usando umdesinfetante para as mãospara matar os germes, certifique-se de que é um desinfetante para as mãos à base de álcool (ABHS), pois é o único tipo de desinfetante para as mãos que comprovadamente mata os germes. Esses desinfetantes precisam ser usados ​​corretamente para matar as bactérias em sua pele. UMA Revisão científica de 2020 de desinfetantes para as mãos à base de álcool descobriram que a maioria dos desinfetantes para as mãos contém isopropanol, etanol, n-propanol ou uma combinação de dois desses álcoois. O etanol parece ser o mais eficaz contra os vírus, mas os propanóis são melhores para matar bactérias, então uma combinação dos dois parece ideal. Um ABHS é eficaz na prevenção da propagação da gripe sazonal, H1N1, URI e outras doenças virais ou bacterianas, mas não o norovírus.

Os especialistas sugerem as seguintes diretrizes de desinfetante para as mãos:

  • Escolha um desinfetante que contenha álcool de 60% a 95%.
  • Se o principal ingrediente ativo for o etanol, procure uma solução de 60% a 85%.
  • Se o ingrediente ativo principal for isopropanol ou n-propanol, procure uma solução de 60% a 80%.
  • Os desinfetantes para as mãos foram concebidos para limpar a superfície da pele, não para abrir feridas.

Como usar o desinfetante para as mãos

O procedimento adequado para o uso de desinfetantes para as mãos é:

encontre o juiz de paz perto de mim
  1. Aplicar 2,4 a 3 ml. do desinfetante para as mãos na palma de uma das mãos. Verifique o rótulo para descobrir a quantidade apropriada.
  2. Esfregue as mãos.
  3. Esfregue o desinfetante sobre todas as superfícies de suas mãos e dedos por pelo menos 20 a 30 segundos ou até que suas mãos estejam secas.

Usando álcool para matar germes em superfícies

Como os álcoois não matam os esporos bacterianos, o CDC não recomenda usá-los como o único meio de esterilizar materiais ou superfícies médicas e cirúrgicas. UMA Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014 avisa ainda que, por ser inflamável, o álcool só deve ser usado para desinfetar pequenas superfícies em espaços bem ventilados. Usar álcool em superfícies por longos períodos de tempo também pode danificar a superfície, tornando-a insegura.

Desinfecção da maçaneta da porta

Usando Etanol para Embeber Itens Pequenos

De acordo com Universidade de Stanford , uma solução de etanol a 70% com água pode ser usada para embeber itens pequenos e não porosos, como equipamentos cirúrgicos, como pinças. Você também pode usá-lo para limpar superfícies após o uso de um desinfetante potencialmente corrosivo. Como essa solução precisaria ficar em superfícies maiores por dez minutos ou mais antes de secar, não é apropriada para descontaminar grandes superfícies como balcões.

você pode devolver um anel de noivado

Uso de álcool para limpar superfícies maiores

Se você planeja usar álcool como álcool etílico e álcool isopropílico para limpar uma grande superfície, como uma bancada, os especialistas em Virginia Tech sugira uma solução a 70% com água. Quando os álcoois são diluídos abaixo de 50% em uma solução ou acima de 90% em uma solução, eles se tornam menos eficazes.

  • A solução deve permanecer em contato com a superfície dura por dez minutos.
  • Você deve limpar a superfície usando um padrão de grade em vez de um padrão circular para evitar a reintrodução de contaminantes na superfície.
  • Não seque a superfície com as mãos nem toque nela enquanto estiver secando ao ar.

Diga adeus aos germes

Certos tipos de álcoois em concentrações específicas podem ajudá-lo a se livrar de germes como bactérias e vírus em sua pele ou em seurotina de limpeza doméstica. No entanto, você certamente não precisa estocar álcool e etanol para manter você e seus entes queridosseguro de germes. Um pouco de conhecimento científico e um pouco de bom senso podem ajudá-lo a se sentir o mais seguro possível contra os germes.

Calculadora Caloria