Às vezes, a mãe gata se comporta de maneira estranha depois que os gatinhos vão para novas casas, e é natural se perguntar se ela sente falta dos gatinhos. Aprenda a verdade por trás desses comportamentos para poder identificar o que seu gato pode estar tentando lhe comunicar, bem como o melhor momento para separar a mãe gata de sua ninhada.
Quando os gatinhos vão embora
A melhor época para os gatinhos deixarem a mãe é por volta das 12 semanas. Nesse momento, tanto a mãe gata quanto os gatinhos estão prontos para se separar. No entanto, às vezes, depois que o último gatinho se foi, a mãe gata vai passear pelo casa chorando . Mas ela está realmente procurando por eles? E se sim, você pode ajudar?
um adolescente de 16 anos pode se mudar sem o consentimento dos paisArtigos relacionados
- 10 cheiros que os gatos odeiam (evite um gatinho mal-humorado)
- 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos
- Seu gato está perdendo cabelo? 13 possíveis causas
Estas são preocupações comuns para todos os bons donos de animais de estimação. Você fez a coisa certa ao encontrar novos lares para os gatinhos e o motivo da reação da mãe pode não ser o que você pensa.
Mamãe gata chorando
Ajudando um gata grávida com seus gatinhos é definitivamente um ato de gentileza. Esse amor por seu gato pode fazer com que você se preocupe desnecessariamente se ele parecer chateado com a morte dos gatinhos. Embora seu gato possa estar sentindo falta dos gatinhos, é mais provável que ele tenha volte para o calor . É comum que uma gata volte ao cio por volta de uma a quatro semanas depois de dar à luz. Gatos normalmente ciclo a cada duas semanas , e eles tendem a ligar ou 'chorar' muito durante o período de cio.
Se ela estiver realmente sentindo falta dos gatinhos, ela pode tentar exibir algum comportamento estranho com seus outros animais de estimação ou até mesmo com bichinhos de pelúcia ou travesseiros. Você precisará observar atentamente como ela trata os outros animais da casa e intervir se necessário. Você pode até tentar distraí-la, dando-lhe alguns brinquedos novos para brincar. Um pouco de estímulo mental ajuda muito a reavivar o espírito.
o que acontece com o corpo de um cachorro quando ele morre
Quanto tempo leva para uma mãe gata esquecer seus gatinhos?
Embora possa parecer que uma mãe gata ficará chateada porque seus gatinhos serão levados embora, os gatos não pensam da mesma forma que as pessoas. É natural que uma mãe gata começar a desmamar seus gatinhos por volta das quatro a cinco semanas de idade e serão totalmente desmamados por volta das 10 ou 12 semanas. O objetivo da mãe gata é ensinar os gatinhos a se tornarem independentes, momento em que seu vínculo com eles enfraquecerá. Na verdade, não é incomum que a mãe gata fique desconfortável com a presença de seus gatinhos depois de desmamados e rosne para eles se permanecerem por muito tempo.
- Em geral, uma vez que os gatinhos conseguem ir para uma nova casa com 12 semanas de idade, você poderá notar sua mãe gata miando e mostrando um comportamento de 'busca' pelos gatinhos desaparecidos, mas no máximo isso durará alguns dias e então ela ' voltarei ao normal.
- Se os gatinhos forem removidos antes das 10 semanas de idade e antes de serem totalmente desmamados, esse comportamento da mãe gata pode persistir um pouco mais, mas não tanto, pois ela está instintivamente programada para deixar a ninhada e os gatos não 'lembram' ou ' lamentar 'pelos gatinhos da mesma forma que um pai humano faria.
- Dependendo das circunstâncias, é natural que uma mãe gata rejeitar sua ninhada inteiramente mesmo quando são recém-nascidos. Isto pode acontecer se a mãe sentir que um ou mais gatinhos estão doentes ou pouco saudáveis, se ela estiver sofrendo de mastite dolorosa ou com risco de vida. eclampsia , ou se a ninhada for muito grande para ela amamentar. Algumas gatas novas na maternidade também podem rejeitar seus gatinhos sem motivo aparente, embora a causa subjacente geralmente seja o estresse e a ansiedade.
Considere interromper o ciclo
O melhor curso de ação seria ter seu gata castrada O mais breve possível. Agora que os gatinhos se foram, é o momento perfeito para fazer a cirurgia. Isso ajudará a prevenir futuras gravidezes não planejadas e contribuirá para manter baixa a população de gatos sem-teto.
Tópicos relacionados- 10 cheiros que os gatos odeiam (evite um gatinho mal-humorado)
- 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos
- Seu gato está perdendo cabelo? 13 possíveis causas