Medicamentos para ansiedade canina: prós e contras de acalmar um canino

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorro preocupado

Assim como as pessoas, os cães podem ter ataques de ansiedade ou fobias. Estima-se que 17% dos cães sofrem de ansiedade de separação , enquanto fobias, agressão e transtornos compulsivos também estão comumente relacionados a um transtorno de ansiedade subjacente. Existem medicamentos e outras opções para cães que sofrem de ansiedade.





Quais são as opções de medicamentos para ansiedade em cães?

A ansiedade afeta grande porcentagem de cães. Embora o mito popular seja que os medicamentos para ansiedade só devem ser usados ​​como último recurso para tratar a ansiedade em cães, esse é um equívoco que pode causar maior ansiedade em seu amigo canino. Em seu blog, Técnica Veterinária Certificada e Treinadora Profissional de Cães Certificada Sara Reusch indica que a medicação ansiolítica pode ajudar a proporcionar alívio rápido da ansiedade do seu cão, ao mesmo tempo que modifica o comportamento adicional e etapas de treinamento são iniciados. Além disso, estão disponíveis muitos produtos não farmacêuticos que podem ajudar a aliviar a ansiedade.

Artigos relacionados

Medicamentos específicos para ansiedade em cães

Como acontece com qualquer medicamento prescrito, você deve consultar seu veterinário sobre os sintomas individuais e as necessidades de tratamento do seu animal. Embora vários medicamentos sejam usados ​​para tratar a ansiedade, eles podem ser agrupados principalmente em três categorias diferentes, com base em seus mecanismos de ação. Essas categorias de medicamentos prescritos incluem:



  • Benzodiazepínicos (BZs)
  • Antidepressivos tricíclicos (ADTs)
  • Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS)

Benzodiazepínicos

Esta classe de medicamentos inclui diazepam (Valium), alprazolam (Xanax), clordiazepóxido (Librium), lorazepam (Ativan) e clonazepam (Klonopin). De acordo com Manual de medicamentos veterinários de Plumb , o mecanismo exato de ação desses medicamentos é desconhecido, mas pode envolver a modulação dos níveis de serotonina, ácido gama-aminobutírico (GABA) ou acetilcolina no sistema nervoso central.

    Uso:Todos os medicamentos benzodiazepínicos começam a fazer efeito rapidamente, mas funcionam melhor quando administrados antes de um evento que possa induzir ansiedade. Eles são comumente usados ​​para tratar tempestade ou fobias de fogos de artifício. Eles também podem ser usados ​​em conjunto com outros medicamentos para tratar o pânico grave em cães com ansiedade de separação. Efeitos colaterais:De acordo com ASPCA, os efeitos colaterais desta classe de medicamentos podem incluir aumento do apetite, insônia, sedação ou aumento da ansiedade. Cuidados:Eles não são recomendados para uso em problemas de comportamento relacionados à agressão e também podem afetar o aprendizado e a memória, portanto, podem precisar ser usados ​​apenas para tratamento de curto prazo. Monitoramento:Seu veterinário geralmente recomendará exames de sangue para monitorar o fígado e os rins enquanto seu cão estiver recebendo um medicamento benzodiazepínico.

Antidepressivos tricíclicos

Os antidepressivos tricíclicos são medicamentos como amitriptilina (Elavil ou Triptanol), clomipramina ( Clomicalm ou Anafranil), doxepina (Aponal), imipramina (Antideprin ou Deprenil), desipramina (Norpramin ou Pertofrane) e nortriptilina (Sensoval). Manual de medicamentos veterinários de Plumb relata que essas drogas atuam aumentando os níveis de serotonina e norepinefrina, causando sedação e aumentando a atividade anticolinérgica.



    Uso:Esses medicamentos são mais comumente usados ​​em cães que apresentam ansiedade em situações mais frequentes e do dia a dia. Eles podem levar de duas a três semanas para fazer efeito, e um antidepressivo tricíclico específico pode funcionar melhor do que outro para qualquer cão específico. A clomipramina é frequentemente usada em casos de ansiedade de separação. Efeitos colaterais:Os ADTs mais comumente prescritos para cães são a clomipramina e a amitriptilina. Os efeitos colaterais podem incluir aumento da sede, aumento da micção, diarréia , ou vômito . Cuidados:O ASPCA relata que essas drogas podem ter interações perigosas com o amitraz, um repelente de pulgas e carrapatos comumente usado. Monitoramento:Tal como acontece com a classe de medicamentos benzodiazepínicos, geralmente é recomendado o monitoramento do fígado e dos rins.

Inibidores seletivos da recaptação de serotonina

Os medicamentos desta categoria usados ​​​​em cães incluem fluoxetina (Reconcile ou Prozac), paroxetina (Paxil), sertralina (Zoloft) e fluvoxamina (Luvox). De acordo com Formulário de pequenos animais da British Small Animal Veterinary Association , esses medicamentos atuam aumentando a disponibilidade de serotonina no sistema nervoso central.

    Uso:Os ISRS podem ser usados ​​para tratar transtornos de medo, comportamentos compulsivos e ansiedade de separação. Tal como os antidepressivos tricíclicos, os ISRS podem necessitar de ser administrados durante algumas semanas antes de serem eficazes. É importante certificar-se de não esquecer de nenhuma dose. Efeitos colaterais:O medicamento mais comumente prescrito nesta classe para cães é a fluoxetina, que é formulada em diversos tamanhos. De acordo com Parceiro Veterinário , os efeitos colaterais podem incluir letargia e sonolência, diminuição do apetite, dores de estômago ou aumento da agressividade. Cuidados:Esses medicamentos não devem ser usados ​​em combinação com inibidores da monoamina oxidase (IMAO), que incluem selegilina e certospulga e carrapatoprodutos contendo amitraz. Comprimidos de buspirona HCl

    Solução Oral de Fluoxetina

Buspirona

A buspirona é o único tipo de medicamento agonista da serotonina utilizado em espécies veterinárias. De acordo com Britânico Pequeno Formulário de pequenos animais da Animal Veterinary Association , ele funciona aumentando os níveis de serotonina, mas por meio de um mecanismo diferente dos ISRSs. Este medicamento pode levar três semanas para fazer efeito e os efeitos colaterais incluem sedação, frequência cardíaca baixa e dores de estômago, embora o medicamento seja normalmente bem tolerado.



Comprimidos de trazodona

Comprimidos de buspirona HCl

Trazadona

Trazadona é um antidepressivo que pode funcionar como antagonista da serotonina e inibidor da recaptação. É frequentemente usado em conjunto com outros medicamentos para proporcionar os mesmos benefícios que um benzodiazepínico. A trazodona é usada para tratando a ansiedade , temem agressões e outros tipos de problemas de comportamento em cães.

Difusor elétrico para cães Adaptil

Comprimidos de trazodona

Terapia Multimedicamentosa

Nem sempre é possível tratar o transtorno de ansiedade do seu cão com um único medicamento. Existem várias opções disponíveis para combinar medicamentos com segurança para ajudar a alcançar o efeito desejado para o seu cão. Sempre consulte seu veterinário sobre efeitos colaterais específicos e preocupações sobre a combinação exata de medicamentos prescritos para seu cão.

Uma nota sobre Acepromazina

Historicamente, a acepromazina é um medicamento frequentemente utilizado para tratar a ansiedade em cães. É um tranquilizante fenotiazínico e pode ser usado como parte de um protocolo anestésico ou para cães com distúrbios respiratórios. De acordo com PetMD, seu uso no tratamento da ansiedade canina caiu em desuso porque existem medicamentos mais novos e mais eficazes disponíveis. Também pode causar efeitos colaterais indesejados, incluindo aumento da sensibilidade ao ruído, disforia ou sedação prolongada. A acepromazina tem efeito mínimo sobre a ansiedade e simplesmente seda o seu cão, fazendo com que ele pareça menos ansioso, deixando o problema inicial sem tratamento.

Opções de medicamentos para ansiedade em cães vendidos sem receita

Existem vários produtos de venda livre que também podem ajudar a tratar a ansiedade em cães. Esses medicamentos para acalmar a ansiedade dos cães podem incluir feromônios, nutracêuticos ou suplementos.

D.A.P.- Feromônio Apaziguador de Cães

Um feromônio é uma substância natural produzida por um organismo que pode provocar uma resposta social em outro membro da mesma espécie. D.A.P. é comumente recomendado por veterinários e behavioristas para ajudar a tratar a ansiedade canina leve. É frequentemente usado como medicamento ansiolítico para casos leves ansiedade de tempestade . Está disponível em difusor, spray ou colar e não tem efeitos colaterais ou interações com medicamentos. Sob a marca Adaptil, este medicamento para ansiedade canina está disponível sem receita em Farmácia Pet Chewy e outras lojas de suprimentos para animais de estimação.

Comprimidos mastigáveis ​​de anxitano

Difusor elétrico para cães Adaptil

Harmonia

Esse suplemento contém extratos de Magnólia officinalis e Phellodendron amurense e demonstrou ser 60% eficaz em um estudo de estresse relacionado ao ruído. Não há efeitos colaterais relatados e está disponível na forma de comprimido para mastigar. Harmonease pode ser adquirido de vários vendedores, incluindo alguns consultórios veterinários ou varejistas online.

Ansiosamente

Anxitane contém um aminoácido, L-teanina, que atua no sistema nervoso do seu cão, para ajudar a mantê-lo calmo e tranquilo. Não deve ser utilizado em transtornos de ansiedade graves ou em animais nos quais a agressão seja um componente de seu distúrbio comportamental. É feito por Virbac Saúde Animal e é formulado como um comprimido mastigável com sabor.

Cápsulas de difenidramina HCl

Comprimidos mastigáveis ​​de anxitano

Benadril

Em casos de ansiedade muito leve, seu veterinário pode sugerir o uso de Benadryl. Benadryl tem um efeito sedativo que pode deixar seu cão mais sonolento, mas na verdade não alivia a ansiedade, então, na melhor das hipóteses, pode ser uma solução temporária e de curto prazo. Também atende pelo nome genérico de difenidramina HCL.

Cachorro mastigando sapato

Cápsulas de difenidramina HCl

Sinais de ansiedade em cães

A ansiedade pode assumir muitas formas e exibir sintomas você pode não esperar. Freqüentemente, muitos problemas de comportamento canino estão enraizados na ansiedade. Alguns dos sinais comuns de ansiedade pode ser:

quanta aspirina de bebê posso dar ao meu cachorro
  • Agressão a pessoas, cães ou outros animais
  • Problemas de treinamento doméstico
  • Ofegante excessivo, babando ou lambendo
  • Comportamento destrutivo e mastigação, especialmente perto de portas, janelas e caixotes
  • Latidos isso é fora do comum, bem como choramingos excessivos
  • Comportamento inquieto com incapacidade de se acalmar e relaxar
  • Comportamentos compulsivos, incluindo lamber e mastigar outros objetos ou o próprio corpo
  • Linguagem corporal estressada, incluindo ' olho de baleia ,' piscar, lamber os lábios, postura corporal totalmente ereta, 'alerta' ou postura corporal baixa e 'achatada'
16 candidatos à maior raça de cães do mundo

O que mais você pode fazer?

Freqüentemente, cães com transtornos de ansiedade podem não responder a apenas um tipo de tratamento. Lembre-se de consultar o seu veterinário se tiver dúvidas sobre os medicamentos ou suplementos que seu cão está tomando. As técnicas de modificação comportamental também são vitais para o tratamento geral da ansiedade em seu cão.

Todas as recomendações de produtos de são selecionadas manualmente por nossa equipe editorial e seguem nossa política editorial. Para alguns, mas não para todos, se decidir fazer compras, poderemos receber uma pequena parte das vendas ou outra compensação.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria