Sintomas de cinomose canina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Bulldog com gripe

Você está familiarizado com os sintomas da cinomose canina? Se o seu cão estiver com coriza, secreção ocular e não estiver comendo, ele pode estar com problemas. Principalmente se o seu animal de estimação não foi vacinado, você realmente precisa conhecer os sintomas da cinomose canina e como proceder se suspeitar que seu cão a tenha.





O que é cinomose canina?

O vírus da cinomose canina é uma doença altamente contagiosa que ataca os principais sistemas do corpo de um cão, incluindo o trato respiratório, o sistema gastrointestinal e até mesmo o sistema nervoso central. Como você pode imaginar, tal ataque é devastador e muitos cães infectados morrem da doença. Até o momento, não há cura para o vírus da cinomose. Ele simplesmente tem que seguir seu curso até o fim.

Artigos relacionados

Este vírus é transmitido pelo ar e geralmente se espalha pela respiração, espirros, saliva e secreções oculares de um animal infectado. Também pode ser eliminado na urina e nas fezes do animal. Se o animal tiver a sorte de se recuperar, ele continuará a espalhar o vírus por vários meses após o sintomas diminuíram, mas isso acabará eventualmente.



Sintomas iniciais de cinomose canina

Um cão que sofre deste vírus normalmente apresenta pelo menos alguns dos sintomas de cinomose listados abaixo. Não é necessário apresentar todos eles para ter o vírus, e os sintomas que aparecem têm muito a ver com as áreas do corpo mais afetadas.

melhor maneira de remover extensões de cílios

Esses sintomas são comuns, independentemente dos sistemas corporais afetados:



    Febre: Normal temperatura do cachorro varia de 100 a 101 graus Fahrenheit. A febre causada pela cinomose aumentará para 103 Fahrenheit ou mais. A febre pode ir e vir, então às vezes passa despercebida no início. Letargia: O cão parecerá deprimido, relutante em se mover e tem pouca energia .

Os sinais de que o sistema respiratório foi infectado incluem:

    Corrimento nasal: O nariz escorrendo é um dos primeiros sinais de infecção. Olhos marejados: Olhos inflamados e lacrimejantes rapidamente ficam cobertos de muco à medida que a infecção se instala. Respiração pesada: Se o cão estiver com o nariz escorrendo e ofegante, é sinal de que os pulmões estão afetados. Tosse: A tosse pode indicar pneumonia está se desenvolvendo nos pulmões.

Quando o trato gastrointestinal é afetado, os sinais incluem:

    Vômito: Este é um sinal de que o vírus está atacando o sistema gastrointestinal. Diarréia: Crises de diarréia são mais sinais do vírus no trato gastrointestinal.

Os envolvimentos cerebrais/medula espinhal normalmente se apresentam como:



    Falta de controle muscular: Geralmente se apresenta como contrações musculares ou tremores. Também pode parecer falta de jeito geral que se deteriora em espasmo ou convulsões e vários graus de paralisia. Perda de habilidades motoras: Isto é consistente com a falta de controle muscular e é um sinal de que o vírus está atacando o cérebro. Confusão: Este é mais um sinal da presença do vírus no cérebro. Cegueira: Perda de visão aparece nos estágios finais da doença. Almofadas de patas duras: Algumas cepas do vírus podem causar espessamento das almofadas das patas .

Cronograma do início da doença

O início dos sintomas ocorre uma a quatro semanas depois que um cachorro contrai pela primeira vez o vírus da cinomose. Durante esse período, o vírus é incubado no sistema linfático e, a partir daí, chega à corrente sanguínea, onde circula por todo o corpo. Finalmente, o vírus chega ao revestimento dos sistemas digestivo, respiratório e nervoso central. É quando os sintomas da doença se tornam perceptíveis.

Sintomas Adicionais de Infecções Secundárias

Enquanto o sistema imunológico do seu cão está empenhado em combater o vírus da cinomose, infecções bacterianas secundárias têm a oportunidade de invadir e deixar o seu cão ainda mais doente. Os sinais dessas infecções costumam ser os mesmos causados ​​pelo vírus da cinomose, mas fazem com que a gravidade dos sintomas aumente. Geralmente, você deve observar um aumento dramático nas secreções mucosas do nariz e dos olhos, bem como uma respiração muito difícil. Você também pode notar muco sangrento na diarreia.

O que você pode fazer para ajudar seu cachorro

Caso seu cão contraia o vírus da cinomose, você deverá procurar atendimento veterinário assim que notar algum sintoma. Seu veterinário avaliará a condição do seu cão, tentará identificar o vírus e oferecerá cuidados de suporte. Isso pode incluir a administração de fluidos intravenosos e antibióticos para infecções secundárias . O tratamento foi desenvolvido para ajudar a sustentar seu cão enquanto seu sistema imunológico luta contra os organismos invasores.

como aplicar óleo de coco na pele de gatos

Um cachorro pode sobreviver à cinomose?

Não há cura para a cinomose, portanto, tratar os sintomas é atualmente o único curso de ação. No entanto, é possível que um cão sobreviva à cinomose com tratamento agressivo. O desfecho da situação depende principalmente da força do seu cão e da presteza no atendimento. Alguns cães que sobrevivem têm problemas neurológicos irreversíveis , como tremores ou convulsões ao longo da vida, embora às vezes possam ser controlados com medicamentos.

Proteja seu cachorro da cinomose

Em primeiro lugar, a melhor maneira de ajudar o seu cão a evitar a cinomose canina é vaciná-los de acordo com as recomendações do seu veterinário. Até que seu cão tenha proteção completa através da série de vacinas, evite contato com parques para cães ou outros lugares se eles poderiam ser infectados. A cinomose não tem cura, por isso a prevenção é crucial.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria