Qual é a melhor época para criar um cachorro no cio? Pode parecer que os cães podem ficar grávidos num piscar de olhos, mas na verdade é um processo bastante complicado. Basta perguntar a qualquer criador que repetidamente tentou e não conseguiu produzir uma ninhada de sua cadela campeã - às vezes, as coisas simplesmente não acontecem conforme o planejado. A criação bem-sucedida de cães depende do momento certo, então observe mais de perto as questões biológicas por trás do processo.
O ciclo de calor do cão indica quando procriar
Estro
Simplificando, o estro é o período fértil da cadela, geralmente referido como ciclo de calor ou 'temporada'. O primeiro ciclo de cio normalmente ocorre entre 6 e 9 meses de idade, mas raças que amadurecem mais lentamente podem não experimentar o primeiro cio antes dos 12 a 18 meses de idade.
Artigos relacionados- 16 candidatos à maior raça de cães do mundo
- Fatos e estatísticas comoventes sobre fábricas de filhotes
- 11 fotos de cachorros grandes: gigantes gentis que você vai querer levar para casa
Duração do ciclo
Um ciclo de cio canino normal dura aproximadamente três semanas, período durante o qual o cão liberará uma secreção que contém sangue. Existem numerosos sinais e sintomas que indicam quando um cachorro está no cio. No estágio inicial, conhecido como proestro, a vulva da cadela começa a inchar e você pode notá-la se lambendo mais do que o normal. Os cães machos também começarão a cheirá-los mais quando seus hormônios produzirem um cheiro que sinaliza que eles estão prontos para procriar.
Gráfico do ciclo de calor para cães
Semanas de calor | Estágios, sinais e sintomas do calor |
---|---|
Semana um | Assim que a vulva começar a inchar, a cadela começará a produzir secreção sanguinolenta. A quantidade varia de um cão para outro, por isso pode ou não ser perceptível. |
Segunda semana | Por volta de nove a 12 dias, a cor da secreção clareia para um tom rosado. Geralmente é nessa época, chamada de estro, que a vulva amolece e os óvulos são liberados dos ovários. Neste ponto, você pode notar sua cadela flertando com outros cães; isso é um sinal de que eles estão prontos para aceitar um cão reprodutor avança. |
Semana Três | Se o ciclo de cio da fêmea continuar ininterrupto, a secreção começa a parecer sangrenta novamente na terceira semana. A quantidade diminuirá até que o ciclo seja concluído com o anestro. |
Ciclos anuais, semestrais ou trimestrais
Em média, uma cadela saudável e intacta entra na temporada a cada seis meses. No entanto, isso pode variar – alguns cães circulam apenas uma vez por ano, enquanto outros entram na temporada trimestralmente. Muitas vezes, as cadelas que experimentam cio trimestralmente não são férteis em todas as estações.
Sinais de que é hora de procriar
Então, quando é o melhor momento para criar um cão em seu ciclo de cio? Procure estes sinais de que seu cão está pronto para ser criado:
- Comportamento geral de flerte/afetuoso
- Cauda erguida e sinalizando
- Empurrando a parte traseira para cima quando acariciado nas costas
- Disposição para ficar de pé e apresentar a vulva
- Mudança de cor na secreção de vermelho para bronzeado rosado
Como rastrear o ciclo de cio de um cachorro
Embora você não possa prever o dia exato ou mesmo a semana em que um cão entrará em seu ciclo de cio, existem maneiras de rastreá-lo e obter uma estimativa. ideia geral de quando isso pode ocorrer. No primeiro dia em que seu cão entrar no cio, use um calendário para contar os próximos oito a 10 dias - isso compreenderá o ciclo completo. A partir daí, use o calendário para acompanhar os próximos cinco a oito meses. Os meses cinco, seis e sete são períodos em que seu cão pode entrar no cio.
Infelizmente, você precisará monitorar os ciclos de cio do seu cão por algum tempo antes de compreender seu padrão normal. Também é possível determinar o quão próximo um cão está de seu ciclo de cio usando teste hormonal , mas isso pode ter um custo proibitivo, pois você precisará fazer isso regularmente para estabelecer um padrão. Outra opção é usar um aplicativo de calculadora do ciclo térmico para cães, como O planejador de cachorrinhos , que está disponível para dispositivos iOS e Android.
O processo de acasalamento de cães
Reprodução geralmente ocorre de forma natural, sem qualquer intervenção humana, além da introdução da potencial barragem no garanhão. No entanto, um pouco de orientação pode ser necessária se um ou ambos os cães envolvidos nunca tiverem sido criados antes.
- Normalmente, o cão macho fica muito excitado quando apresentado a uma cadela receptiva e começa a cheirar e lamber sua vulva. Muito rapidamente, eles montarão por trás e começarão a atacar.
- Quando tudo correr como a natureza pretende, o garanhão penetrará na vulva da cadela; isso faz com que duas glândulas diretamente atrás do pênis inchem consideravelmente.
- Em resposta, a vulva do cão irá apertar esse inchaço, o que é conhecido como gravata, momento em que os cães ficam “presos” uns aos outros.
- Esse período normalmente dura de 15 a 30 minutos, e é nesse ponto que os espermatozoides são entregues aos óvulos que aguardam.
Se o acasalamento tiver sido bem sucedido e a cadela conceber, eles irão entregar filhotes entre 58 e 63 dias depois. Você pode encontrar facilmente a data de nascimento do seu cão consultando um calendário de gravidez canina .
Melhor hora para acasalar
Não há uma maneira específica de determinar quando a ovulação ocorrerá em casa. Normalmente, seu cachorro estará mais fértil entre nove a 10 dias após entrarem no cio, podendo permanecer férteis por até cinco dias. De acordo com Hospitais VCA , o sinal mais comum é a cor do corrimento, que se torna mais rosado, “salmão”, em vez de vermelho sangue. Você também pode levar seu cachorro ao veterinário para fazer testes de progesterona sérica realizado, o que pode lhe dar uma ideia de quando é o melhor momento para o acasalamento, mas exige que você leve seu cão para uma série de testes todos os dias ou em dias alternados durante o ciclo. Kits de teste faça você mesmo também estão disponíveis para compra, embora possam não ser tão confiáveis quanto os testes realizados pelo seu veterinário.
Idade e Acasalamento
Um cachorro pode criar primeira vez que eles entram no cio . No entanto, um criador responsável terá critérios importantes em mente antes de permitir a criação de um cão. De acordo com Clube Americano de Canil , você não pode registrar ninhadas de mães com menos de 8 meses ou mais de 12 anos. Além disso, eles recomendam fortemente que os criadores considerem vários fatores não relacionados à idade antes da criação. Os possíveis criadores devem se fazer as seguintes perguntas.
- Você está pronto para ter uma ninhada? Isso inclui não apenas o conhecimento do processo, mas também ter os equipamentos e suprimentos, como uma caixa de parto adequada, um local tranquilo para sua mãe e a capacidade de cuidar dela e dos filhotes.
- Seu cão promoverá a raça? AKC desaconselha 'cegueira do canil .' Se o seu cão tem falhas médicas, comportamentais ou outras falhas genéticas, você não deseja transmiti-las. Da mesma forma, você escolheu um cão macho que também mereça ser criado e possa promover as boas qualidades da raça?
- Você está pronto para as despesas de muitos exames de saúde pré-reprodução e testes que você deve realizar antes de criar um cão, como Fundação Ortopédica para Testes em Animais e um teste de DNA de polineuropatia ? Se algo der errado durante o gravidez, você pode pagar financeiramente por serviços veterinários adicionais, como uma cesariana, que pode custa até US$ 5.000 ?
- Você está comprometido com o tempo e as despesas para cuidar de uma cadela grávida e dos filhotes recém-nascidos, bem como para entrevistar possíveis lares e colocar os cães de forma responsável? Isso pode incluir concordar em aceitar qualquer um dos cães de volta no futuro, se algo acontecer em sua nova casa e os donos não puderem mais cuidar deles.
O tempo vai dizer
Depois que a criação for concluída, levará algum tempo para descobrir se foi um sucesso. Você será capaz de saber se uma ninhada está a caminho muito mais cedo se aprender a identificar o sinais de gravidez .
Tópicos relacionados- 16 candidatos à maior raça de cães do mundo
- Fatos e estatísticas comoventes sobre fábricas de filhotes
- 11 fotos de cachorros grandes: gigantes gentis que você vai querer levar para casa