Dicas eficazes de gerenciamento de raiva para crianças

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





Às vezes, quando estou com raiva, tenho o direito de ficar com raiva. Mas isso não me dá o direito de ser cruel. – Anônimo

A raiva é uma emoção normal e saudável em crianças e adultos. No entanto, ensinar algumas dicas de controle da raiva para crianças as ajudará a controlar e expressar sua raiva de uma maneira mais saudável.





Não é incomum que as crianças experimentem ataques ocasionais de raiva, assim como os adultos. No entanto, pais e filhos precisam entender a diferença entre sentimentos de raiva e comportamento violento. Leia este post para conhecer algumas dicas eficazes para ajudar as crianças a controlar a raiva com a ajuda de jogos e planilhas.



Seu filho tem problemas de raiva?

Todo mundo fica com raiva. Até as crianças também, e isso é normal. Mas algumas pessoas não conseguem lidar com sua raiva. Aqui estão alguns sinais que indicam que seu filho tem problemas de raiva.

  • Ficar com raiva com frequência, mesmo pelas menores coisas
  • Perdendo o controle de si mesmo, incapaz de parar a explosão
  • Incapacidade de expressar sentimentos de forma coerente
  • Falha em ver como sua raiva está afetando outras pessoas, não parece se importar com os sentimentos de outras pessoas
  • Comporta-se de forma imprudente
  • Fala ameaçadoramente e desenha ou escreve sobre violência ou agressão
  • Culpa outras pessoas por seu comportamento
  • Fica com raiva por muito tempo, tem dificuldade em se afastar da frustração e da raiva
  • Precisa ser repreendido e lembrado para controlar a raiva

Crianças, que agem sem pensar quando estão com raiva, geralmente acabam se machucando ou machucando os outros. Às vezes, problemas de raiva em crianças são evidentes. Outras vezes, você pode ter que observar de perto o comportamento e a atitude da criança para saber.

Se seu filho está exibindo sinais de raiva, é hora de ensiná-lo a lidar melhor com a raiva.



De volta ao topo

[ Ler: Problemas Comportamentais da Criança ]

O que é gerenciamento de raiva?

O gerenciamento da raiva é um processo de aprendizado que ensina as crianças a canalizar sua raiva de forma saudável e segura. Ele ensina as crianças a identificar sinais de raiva e encontrar maneiras de se acalmar e agir de forma produtiva. Observe que o controle da raiva não é negar como você se sente. Não se trata de segurar ou reprimir sua raiva.

A raiva é normal e deve ser expressa. A raiva reprimida pode ser explosiva, tornando a pessoa agressiva e violenta. O controle da raiva ajuda a evitar ataques explosivos de raiva que podem machucar seu filho e outras pessoas ao seu redor.

As habilidades de controle da raiva são tão essenciais quanto qualquer outra habilidade de vida que seu filho precisa para crescer e se tornar um adulto sensato. Então, como você pode ajudar seu filho?

Dicas para controlar a raiva em crianças

A gestão da raiva não é fácil. E é exatamente por isso que seu filho deve aprender desde cedo. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode ajudar seu filho a controlar melhor a raiva.

1. Dê um tempo

Tempos limite sempre ajudam quando você está com raiva. Quando seu filho estiver com raiva e tiver um acesso de raiva, não reaja ou repreenda. Isso só vai alimentar a raiva. Em vez de discutir e ceder à criança em uma conversa acalorada, dê a ela um tempo limite. Se a criança estiver reclamando com raiva, deixe-a terminar e depois mande-a para o quarto, o mais friamente possível.

Se inscrever

A raiva pode ser bastante assustadora para algumas crianças. Portanto, não os deixe sozinhos em um tempo limite, pois isso pode aumentar sua raiva. Se você observar que seu filho está ficando com medo quando está com raiva, ajude-o a dar um tempo ficando com ele ou perto dele.

Mas se seu filho for agressivo e violento, pare-o imediatamente, faça-o sentar-se em silêncio por um minuto ou dois, até que esfrie.

  • Ensiná-los exercícios de respiração e ioga pode ajudá-los a se acalmar antes que a raiva assuma o controle.
  • Uma caminhada ao ar livre e passar um tempo sozinho pode ajudá-los a reunir seus sentimentos e pensamentos.
  • Contar números de um a dez, enquanto inspira e expira com força, também pode ajudar a criança a esfriar.

2. O vocabulário do sentimento

As crianças geralmente tendem a gritar, gritar, socar, chutar e jogar coisas quando estão com raiva porque não sabem expressar sua raiva verbalmente. Um vocabulário de sentimento é uma lista de palavras de sentimento que a criança pode usar para mostrar suas emoções. Ensine-lhes diferentes palavras de emoção que eles podem usar para dizer como se sentem.

  • Algumas palavras com as quais você pode começar são: irritado, feliz, assustado, furioso, nervoso, ansioso, irritado e aborrecido.
  • Depois de fazer isso, incentive a criança a usá-las em frases como Estou com tanta raiva agora! ou estou bravo com você ou ela está me irritando.
  • Falar é sempre uma maneira melhor de se expressar do que chutar, socar, morder, jogar e quebrar coisas!
  • Ler livros sobre emoções pode ajudar as crianças a entendê-las melhor e normalizar todas as emoções para elas.

3. Deixe a raiva sair do corpo

A raiva é desencadeada pela amígdala – a parte do cérebro que controla seu instinto de luta ou fuga (1) . Uma vez que a emoção é desencadeada, a adrenalina é bombeada pelas glândulas supra-renais e os níveis de testosterona no corpo, a frequência cardíaca e a tensão arterial aumentam. Quando os níveis de adrenalina aumentam, nos sentimos mais enérgicos e fortes e também tendemos a falar mais alto.

Essas mudanças no corpo aumentam o risco de agressão e violência. Para evitar isso, é importante redirecionar toda essa adrenalina para algo mais produtivo e menos prejudicial.

Socar um saco de boxe, gritar em um travesseiro, cortar papel de karatê ou apenas praticar uma atividade física como correr, nadar ou praticar um esporte são algumas das atividades de controle da raiva mais eficazes para as crianças.

[ Ler: Maneiras de lidar com uma criança teimosa ]

4. Empatia

A empatia pode fazer maravilhas na gestão de crianças com raiva. Se seu filho estiver com raiva, incentive-o a falar sobre isso, mas não o corte. Reconheça seus sentimentos. Se eles estão com raiva, frustrados ou apenas irritados com alguma coisa, reconheça o sentimento.

Mostre ao seu filho que você se importa. Muitas vezes as crianças ficam com raiva quando são decepcionadas, decepcionadas ou se sentem negligenciadas. Eles podem sentir que a raiva é a única maneira de serem ouvidos ou levadosa sério. Tente ver o que você fez de errado para deixar seu filho com tanta raiva.

Após uma explosão de raiva, sente-se com seu filho e pergunte-lhe de forma muito sincera, o que o está incomodando e como você pode ajudá-lo.Pergunte se eles gostariam de sair e tomar um café ou um sorvete. Sair de casa os ajuda a recuperar a compostura. Não faça questão de seus erros. Permita que eles cometam erros. É uma forma deles crescerem. Deixe-os saber que você ainda os ama. Nãofaça oerro de atormentá-los com palestras prolixas. Apenas fique em silêncio e mostre-lhes alguma compaixão.

5. Elogie o bom comportamento

O comportamento de uma criança depende de sua reação a ela. As crianças prosperam com a atenção e tendem a fazer coisas que chamam a atenção de seus pais. Portanto, quando seu filho apresentar bom comportamento, elogie-o e aprecie seus esforços. Mas não exagere. Muito elogio pode ser ruim, pois eles esperam apenas apreciação e podem ter dificuldade em lidar com críticas.

Embora elogiar o bom comportamento seja importante, apontar o comportamento errado de maneira sutil e ajudá-lo a corrigi-lo é igualmente importante.

[ Ler: Comportamento Positivo em Crianças ]

6. Dê um bom exemplo

Seja um pai exemplar e dê um bom exemplo de como você pode administrar ou controlar sua raiva. Os pais precisamao controlesua própria raiva, aprendendo a se comunicar uns com os outros. Se os pais não podem se comunicar civilmente, há pouca esperança de queseusas crianças vão aprender a arte da boa comunicação. A boa comunicação é uma arte e deve ser aprendida.

Nunca seja orgulhoso demais para admitir quando estiver errado. Quando você admite suaerros, você ganhará o respeito de seus filhos e familiares e estará ensinando seus filhos a serem humildes.Paisdevem aprender a resolver seus problemas de maneira civilizada sem fazer um espetáculo feio de si mesmosem frentede seus filhos. Quando você fizer isso, seus filhos irão imitá-lo e tentar lidar com a raiva deles sem agressão ou violência.

7. Tenha regras de raiva

As regras são importantes para disciplinar uma criança. Uma das regras mais importantes deve ser sobre seu comportamento quando estão com raiva. Deixe seu filho saber que não há problema em ficar com raiva. A raiva não é uma palavra ruim. Mas ficar agressivo ou violento não é bom. Tenha regras simples como:

  • Não bater, chutar, morder, beliscar ou usar qualquer tipo de violência física.
  • Sem gritos – conversamos com calma para resolver problemas.
  • Nada de chamar nomes ou dizer coisas ruins.
  • Nunca fale quando estiver com raiva. Em vez disso, adie para quando os ânimos estiveremresfriadofora.Quando alguém na casa grita, o resto deve ouvir até que os gritos se acabem.
  • Aborde o problema quando todos estiverem calmos.
  • Nunca discuta para marcar pontos, mas para resolver um problema.
  • Aprenda a apertar as mãos, abraçar e fazer as pazes depois de um desabafo.
  • Parecarregandocomo um disco travado ao relembrar constantemente o passado.

Adicione mais regras que você achar necessárias, tendo em mente o comportamento do seu filho. A parte mais importante é garantir que você e seus filhos cumpram essas regras e lidem com as consequências quando forem violadas. Não há duas maneiras sobre isso.

8. Encontre uma alternativa

Se as crianças não devem gritar, chutar ou bater quando estão com raiva, o que devem fazer? Bem, aqui estão algumas alternativas que você pode fazer seu filho fazer para liberar sua raiva com segurança.

  • Use um saco de pancadas para liberar sua raiva. Bater em um saco de pancadas ou em um travesseiro é bom. Bater nas pessoas não é.
  • Escreva sobre o que você está com raiva em um pedaço de papel e rasgue-o em tantos pedaços quanto puder.
  • Respirar. Faça com que a criança respire fundo sempre que sentir que a raiva está aumentando. A respiração do dragão é melhor – inspire pelo nariz e expire a raiva pela boca, assim como um dragão respira fogo.
  • Ir para um lugar calmo, longe do que está causando a raiva, também pode ajudar a criança a se acalmar.
  • Desenhe ou pinte suas emoções. Usar cores pode ser uma ótima maneira de acalmar a mente e transformar a raiva em algo criativo.
  • Descubra ou faça seu filho descobrir o que o acalma e lembre-o dessas coisas quando você vê-lo começando a ficar com raiva.
  • Ensine seus filhos a dormir sobre isso e discuta as questões que sãoincomodandoeles de manhã depois de uma boa noite de descanso.
  • Há muitas maneiras de abordar um problema. Ajude seu filhoprocesse o problema em sua mente, tome uma pílula e volte ao problema quando estiver calmo.

As crianças mais velhas devem ser informadas sobre a diferença entre sentimentos e comportamento por meio de atividades de controle da raiva, sobre as quais falaremos a seguir.

De volta ao topo

[ Ler: Dicas para entender a psicologia infantil ]

Planilhas de gerenciamento de raiva

Você pode baixar planilhas de gerenciamento de raiva para crianças da Internet ou fazer algumas por conta própria. Idealmente, é melhor criar folhas personalizadas para obter melhores resultados. Aqui estão alguns exemplos do tipo de planilhas que você pode fazer.

1. Planilha de como se sente a raiva

Esta planilha se concentra em como a criança se sente física e emocionalmente quando está com raiva. Também ajuda a criança a nomear e identificar diferentes sensações que sente em várias partes do corpo. A planilha também incentiva a criança a falar sobre seu comportamento quando está com raiva e se existe uma alternativa para isso.

Planilha sobre como a raiva se sente em dicas de gerenciamento de raiva para crianças

2. O que posso fazer? Planilha

As crianças pequenas sentem raiva, mas não sabem como expressá-la. Então eles choram, gritam, jogam coisas e batem porque é isso que eles sabem fazer. Esta planilha oferece mais opções de como canalizar sua raiva com segurança.

Planilha para canalizar a raiva: dicas de gerenciamento de raiva para crianças

3. Planilha de Expressão da Raiva

Esta ficha de trabalho ensina-os a expressar os seus sentimentos a um pai ou a um cuidador. O exercício enfoca a causa da raiva, como a criança se sente quando está com raiva e o que ela quer que seja feito de forma diferente para evitar ficar com raiva.

Planilha para expressar raiva: dicas de gerenciamento de raiva para crianças

As planilhas podem parecer trabalhos escolares às vezes e podem não funcionar bem para ensinar as crianças a controlar a raiva. Nesse caso, você pode experimentar esses jogos para ensinar as crianças sobre a raiva e como elas podem expressá-la.

De volta ao topo

Jogos e atividades de gerenciamento de raiva para crianças

Jogos e atividades são divertidos, mas também podem ajudar seus filhos a aprender alguma coisa. Aqui estão alguns jogos que você pode jogar com as crianças para ensiná-las uma ou duas coisas sobre como controlar seu temperamento.

fazendo sexo com uma mulher mais velha

[ Ler: Maus hábitos em seus filhos ]

1. Não fique bravo

Este jogo ensina habilidades de inteligência emocional, permitindo que as crianças escolham como reagir a uma situação que provavelmente as frustrará ou as deixará com raiva.

Você vai precisar de:

  • Lista de possíveis situações que deixam a criança com raiva
  • Papel
  • Uma bolsa

Como:

  • O jogo é melhor jogado com um grupo de cinco a oito pessoas. Antes de começar o jogo, escreva diferentes cenários que possam deixar as crianças com raiva. Aqui estão alguns exemplos.
  • Você se sente muito mal, mas sua mãe faz você ir para a escola. Você sente vontade de gritar com sua mãe. O que você acha que deveria fazer em vez disso?
  • Você quer andar de bicicleta, mas tinha um pneu furado. Você sente vontade de derrubar a moto de raiva. O que você acha que deveria fazer em vez disso?
  • Sua mãe fez peixe para o jantar, mas você odeia peixe. Você sente vontade de se afastar da mesa e ir para o seu quarto. O que você acha que deveria fazer em vez disso?
  • Seu amigo acidentalmente derrama suco em sua camisa favorita. Você está chateado e sente vontade de derramar um pouco de suco na camisa dela. O que você deve fazer em vez disso?
  1. Reúna as crianças e coloque-as sentadas em círculo.
  1. As crianças se revezam para escolher um cenário da sacola.
  1. Eles têm que ler a situação e encontrar respostas para as perguntas no papel.
  1. Deixe a criança responder e, em seguida, inicie uma discussão perguntando o que as outras crianças pensam.

Se a criança não entendeu direito, você sempre pode falar sobre maneiras melhores de lidar com uma situação quando ela a deixa com raiva.

2. O jogo da raiva

Este é um jogo multi-jogador simples que pode ser jogado com um único dado.

Você vai precisar de:

  • Um único dado
  • Uma tarefa para cada número nos dados

Antes de começar o jogo, crie um tópico para cada lado dos dados. Por exemplo, toda vez que você joga um

  • um, diga uma coisa que te deixa com raiva
  • dois, diga uma coisa que você pode fazer para se acalmar quando estiver com raiva
  • três, uma maneira de controlar seu temperamento na escola
  • quatro, uma coisa que você fez quando estava com raiva e se arrependeu
  • cinco, uma vez em que foi difícil para você controlar seu temperamento
  • seis, uma vez em que você tomou uma boa decisão quando estava com raiva
  • Você também pode alterar as ideias com base em sua necessidade.

Como:

  1. Faça com que as crianças se sentem em círculo e joguem os dados.
  1. As crianças devem mencionar apenas uma coisa para cada rolo.
  1. Ninguém mais julgará ou comentará as respostas dos outros jogadores.

Este jogo pode ser jogado na sala de aula ou em casa com a família.

[ Ler: Maneiras de gerenciar crianças fora de controle ]

3. O balão zangado

Isso é mais como uma atividade, do que um jogo, que objetiva a raiva e se concentra em expressar a raiva. Baseia-se na analogia de que a raiva é como um balão. Veja como você pode transformar essa atividade em um jogo divertido. Mas antes de fazer isso, aqui estão algumas coisas que você deve dizer às crianças.

  • O balão é uma pessoa.
  • O ar que você sopra no balão são as palavras e os sentimentos, como a raiva.

Você pode experimentar este jogo com uma criança ou um grupo de crianças.

Você vai precisar de:

  • Um pacote de balões, grande
  • Espaço para jogar

Como:

  1. Dê a cada criança um balão e peça-lhes para soprar ar (raiva) nele e segurá-lo, sem amarrá-lo com barbante ou amarrá-lo.
  1. Agora pergunte às crianças: O que acontecerá quando você adicionar mais palavras e sentimentos de raiva ao balão? Vai estourar? Espere por suas respostas antes de contar a eles sobre isso.
  1. Explique como o acúmulo de sentimentos pode ser perigoso para nós e como é importante liberar ou expressar sua raiva de maneira segura. Em seguida, pergunte como eles expressam sua raiva. Mais uma vez, aguarde a resposta deles.
  1. Em seguida, peça-lhes que soltem o balão de uma vez e vejam como ele voa e zune pela sala, atingindo tudo o que estiver em seu caminho.
  1. Em seguida, sopre ar nos balões novamente e, desta vez, solte o ar lentamente, soltando-o aos poucos esticando um pouco a boca do balão.

Este exercício ensina às crianças o que acontece quando elas reprimem sua raiva, atacam a raiva de uma vez e a liberam lentamente usando palavras ou arte. Além desta, você pode experimentar mais algumas atividades também.

Em seguida, temos atividades que ajudarão seu filho a se afastar da agressão por meio de estimulação física e mental.

1. Atividades físicas

Além do exercício, seu filho também pode experimentar essas atividades físicas para liberar a raiva com segurança.

[ Ler: Ciúmes em crianças ]

  • A dança é uma forma melhor de exercício que seus filhos podem praticar quando estão com raiva. Basta tocar alguma música no player ou encontrar um vídeo de dança divertido no YouTube que seu filho possa ver e dançar. Verifique os vídeos antes de reproduzi-los para garantir que não haja conteúdo explícito ou impróprio para crianças.
  • Andar de bicicleta ou patinar é divertido e afasta a criança da pessoa/situação que a deixa com raiva. No entanto, deve-se tomar cuidado para garantir que a criança tenha todos os equipamentos de segurança no lugar e não ande precipitadamente com raiva.
  • Pular corda é outra atividade física que pode esgotar a adrenalina e acalmar a criança. É melhor quando jogado com mais pessoas.
  • Praticar um esporte ao ar livre, como basquete ou frisbee, também pode ajudar a queimar a energia que a adrenalina dá à criança.
  • A jardinagem pode ser reconfortante se a criança ama a natureza. Quando a criança estiver com raiva, peça para ela regar as plantas, arrancar as ervas daninhas ou plantar algumas mudas. Ou ele pode simplesmente ir sentar-se no jardim e respirar para lidar com a raiva.
  • Animais de estimação podem ser terapêuticos. Uma maneira de vencer a raiva é brincar com um cachorro ou gato de estimação, se você tiver um. A criança pode simplesmente brincar com o cachorro, ler um livro para ele (crianças mais novas), ou as crianças mais velhas também podem passear com os animais de estimação.
  • Às vezes, tudo o que você precisa é deixar os pensamentos de raiva saírem da sua cabeça. Mandar a criança para um lugar calmo para reunir seus pensamentos pode ser uma boa ideia nesse caso.
  • Ouvir música suave e relaxante pode ajudar a acalmar a mente.
  • Quando estiver com raiva, o riso e a raiva se dissiparão.

2. Atividades criativas

  • Entregar a criança a algo criativo como pintar, escrever histórias ou esculpir também pode ser eficaz.
  • Emoções intensas, como raiva, podem despertar o melhor da criatividade em algumas pessoas (dois) . Quando a criança ficar com raiva, peça-lhe para escrever uma história, um poema ou uma peça de teatro. Eles poderiam até escrever uma música.
  • Pintar, desenhar e esboçar também agem como saídas criativas para a raiva. Deixe a criança pintar sua raiva com sua escolha de cores. As figuras ou imagens que as crianças desenham quando estão infelizes, frustradas e zangadas também podem nos dar uma visão de seu temperamento.
  • Colorir imagens impressas também pode ser uma ótima maneira de se acalmar quando as crianças ficam com raiva.
  • Outra maneira de lidar com a raiva é fazer uma colagem – você pode dizer à criança para coletar fotos de pessoas, coisas e lugares que ela gosta e fazer uma colagem.
  • Você também pode ser musical – peça à criança para cantar sua raiva, tocar um instrumento ou apenas cantarolar algo até se sentir mais calma.
  • Você também pode tentar fazer fantoches de meia e usá-los para expressar raiva de uma maneira engraçada, mas criativa.

De volta ao topo

A raiva não é uma emoção fácil de dominar. O fato de que a maioria dos adultos tem que fazer um esforço para manter seu temperamento sob controle fala por si. Portanto, não espere que seus filhos aprendam a controlar a raiva da noite para o dia. Seja paciente enquanto eles aprendem as habilidades e implementam suas técnicas de controle da raiva. Com algum apoio e compreensão de você, seus filhos podem melhorar sua inteligência emocional e aprender a dominar seus sentimentos, sem ter que reprimi-los ou jogá-los nos outros.

Você tem alguma sugestão sobre como podemos ajudar as crianças a controlar sua raiva? Compartilhe-os em nossa seção de comentários.

Calculadora Caloria