Experimentos com pipoca

Os Melhores Nomes Para Crianças

Pipoca

Pipoca ou Zea mays everta , é um tipo de milho e, dos quatro tipos mais comuns de milho - doce, dentado, sílex e pipoca - é o único tipo que aparece. A pipoca é diferente dos outros três tipos de milho, pois sua casca é mais fina, razão pela qual pode se quebrar. A pipoca é um ótimo material experimental para crianças porque está prontamente disponível e é fascinante para todos.





Experiência de comparação de temperatura

A maioria das pessoas armazena pipoca em temperatura ambiente em suas despensas ou armários de cozinha, mas o que acontece se você armazena pipoca na geladeira ou no freezer? A temperatura afeta a capacidade de estourar da pipoca?

Artigos relacionados
  • 3 experimentos magnéticos para crianças
  • Como fazer bolo de pipoca doce
  • 3 experimentos científicos simples com plantas

Este experimento é perfeito para crianças de terceiro grau e acima. A configuração da experiência pode levar até uma hora. Em seguida, os sacos precisam permanecer por pelo menos 24 horas. O término do experimento levará cerca de uma a duas horas.



Materiais

Miolo de pipoca
  • 16 sacos da mesma marca e tipo de pipoca para micro-ondas
  • Microondas
  • Popper de pipoca de micro-ondas
  • Copo de medição de dois quartos que é adequado para micro-ondas
  • Assadeira
  • governante
  • Caneta e papel
  • Saquinhos de sanduíche

Instruções

  1. Meça uma pequena amostra de cerca de 50 grãos de cada saco de pipoca. Coloque os grãos em um saquinho de sanduíche. Faça 15 saquinhos.
  2. Etiquete cada saco com um número para que você possa saber qual é qual depois.
  3. Crie um gráfico com uma linha para cada saquinho, assim:
    Volume Número de Kernels Não Estampados Tamanho do kernel estourado
    Bolsa 1
    Saco 2
    Bolsa 3
  4. Coloque cinco sacos no freezer, cinco na geladeira e cinco em temperatura ambiente na bancada da cozinha. Deixe as malas por 24 horas.
  5. Pré-aqueça o microondas aquecendo um copo de água por um minuto. Remova o copo com cuidado. Isso só precisa ser feito antes da primeira bolsa.
  6. Retire uma pequena amostra de grãos do saco de pipoca extra e coloque-os na pipoca de microondas. Defina o cronômetro para cinco minutos. Quando você começar a ouvir a taxa de estalos diminuir para cerca de dois a três segundos entre os estalos, pare o micro-ondas e observe a hora. Defina o cronômetro para este tempo para todo o experimento.
  7. Retire um saco do congelador, coloque todos os grãos no popper e coloque pelo tempo definido a partir da etapa seis.
  8. Remova o popper e espere até que todos os pops parem.
  9. Esvazie a tigela em um copo medidor de dois litros e registre a quantidade na coluna 'Volume' da tabela de dados.
  10. Despeje o conteúdo do copo medidor em uma assadeira e conte o número de grãos não estourados. Registre o número na tabela de dados.
  11. Usando uma régua centimétrica, meça o comprimento de um grão estourado de tamanho médio. Registre o comprimento na tabela de dados.
  12. Repita as etapas de seis a 10 com os sacos restantes do freezer, geladeira e temperatura ambiente. Lembre-se de testar um saco de cada vez para garantir que os grãos permaneçam na temperatura designada pelo maior tempo possível antes do teste.
  13. Compare os dados da tabela e tire conclusões.

A pipoca requer entre 13 e 14,5 por cento de umidade para estourar. Este experimento testará se a temperatura afeta os níveis de umidade dos grãos de pipoca. A geladeira e o freezer reduzem o teor de umidade dos grãos de pipoca para que as crianças vejam menos grãos estourados. Este experimento é ótimo para crianças da quinta à oitava séries. O experimento deve levar menos de duas horas para ser concluído.

Cada grão de pipoca contém uma pequena gota d'água. Conforme a pipoca é aquecida, a água se expande no grão. A gota de água no caroço da pipoca começa a se transformar em vapor por volta de 212 graus, mas o grão não estourou até cerca de 347 graus .



Popcorn Matters

A matéria está em toda parte e inclui tudo o que ocupa espaço e tem massa. Tudo na Terra é composto de átomos e moléculas. Os átomos e moléculas são feitos de matéria. Existem cinco fases da matéria : sólidos, líquidos, gases, plasmas e condensado de Bose-Einstein. As moléculas podem mudar de estado. Por exemplo, a água pode mudar da forma líquida para a forma sólida congelada quando é colocada no congelador.

A pipoca contém matéria. Ao adicionar calor aos grãos de pipoca, eles estouram e mudam seu estado físico. No caso da pipoca, é uma mudança física permanente, o que significa que você não pode reverter a reação. Esta experiência é uma ótima maneira de introduzir o conceito de matéria e os estados da matéria, mostrando às crianças que, uma vez que a pipoca é estourada, ela não pode voltar aos grãos. O experimento levará menos de uma hora. O experimento é ideal para o conjunto mais jovem de idade elementar.

Materiais

Experimento com matéria de pipoca
  • Sacos de pipoca para micro-ondas ou contêiner de grãos de pipoca não estourados
  • Dois potes Mason ou copo alto e transparente
  • Microondas
  • Popper de pipoca de micro-ondas (necessário apenas para grãos de pipoca não estourados)

Instruções

  1. Peça às crianças que contem dois grupos de 100 grãos de pipoca não estourada. (Observação: as crianças podem querer contar cerca de 120 grãos para o grupo de pipoca estourada para garantir que 100 grãos estourados estejam disponíveis para o experimento)
  2. Coloque um grupo de pipoca não estourada em um frasco de vidro ou copo alto.
  3. Estourar o segundo grupo de grãos de pipoca não estourados usando um popper de pipoca de micro-ondas. Como alternativa, coloque um saco de pipoca para micro-ondas.
  4. Coloque 100 grãos da pipoca estourada em um frasco de vidro ou copo alto.
  5. Compare os dois potes de grãos de pipoca.

Crescer pipoca

A pipoca não cresce em um saco de micro-ondas. É uma forma especial de milho que estourou em alta temperatura. Ela cresce no solo como as plantas normais. As crianças vão adorar o cultivo de uma planta de pipoca. O cultivo de uma planta de pipoca é um experimento simples para apresentar às crianças da segunda à quarta série o conceito de a germinação da semente . Permite que as crianças vejam o que as plantas fazem no subsolo.



Este experimento leva cerca de 30 minutos para ser configurado, mas é um projeto de longo prazo que permanecerá por um tempo enquanto a planta cresce. A planta precisará de rega ocasional e possível replantio após uma semana ou mais. Depois de alguns dias, as crianças devem ver uma raiz começar a emergir da semente, seguida por um broto em alguns dias. Com luz solar adequada e água, a semente deve crescer e se tornar uma planta de pipoca totalmente crescida.

Materiais

Experimento de germinação de sementes de pipoca
  • Sementes de pipoca (Observação: a maioria dos grãos de pipoca vendidos no supermercado não crescem, então as sementes devem ser adquiridas por meio de um catálogo de sementes)
  • Copo de plástico transparente
  • Toalhas de papel
  • Marcador permanente
  • Copo de medição
  • Água

Instruções

  1. Dobre uma toalha de papel, de modo que seja tão larga quanto o copo é alto.
  2. Coloque a toalha de papel, de forma que fique bem alinhada com o interior do copo.
  3. Coloque duas a três sementes de pipoca no copo entre as toalhas de papel e as paredes do copo.
  4. Marque a data do plantio no copo e o nome da criança (opcional) com um marcador.
  5. Adicione um pouco de água no fundo do copo. A toalha de papel deve absorver a água.
  6. Coloque o copo em uma janela onde a planta possa receber alguma luz solar.
  7. Observe o que acontece com a planta nas próximas semanas.

Notas Experimentais

  • As sementes de pipoca podem precisar ser embebidas em água por 24 horas antes do plantio. Leia as notas dos fabricantes de sementes para recomendações.
  • A toalha de papel deve permanecer úmida o tempo todo, não pingando.
  • Se a planta ficar muito grande para o copo, ela pode ser replantada em um vaso com terra.

Popping Science Fun

A pipoca pode ser usada em muitos experimentos científicos para crianças. É um material simples e barato que pode ser usado de várias maneiras para introduzir conceitos científicos básicos como matéria, germinação de sementes e design de experimentos científicos. Esses são apenas vários experimentos que podem ser feitos com crianças pequenas. Seja criativo e faça o seu!

Calculadora Caloria