Síndrome Vestibular Geriátrica Felina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinário examinando gato com olho dolorido

A Síndrome Vestibular Geriátrica Felina (FGVS) também é conhecida como Síndrome Vestibular Idiopática. Ele afeta o senso de equilíbrio do seu gato e pode ocorrer em gatos de qualquer idade. Aprenda como identificar os sinais e aprender sobre condições médicas com sintomas semelhantes.





Sintomas de doença vestibular em gatos

A Síndrome Vestibular Geriátrica Felina faz com que um gato perca todo o sentido de equilíbrio, como vertigem severa em humanos. A causa é desconhecida, embora possa ser devido a alterações no ouvido interno. Também é possível que a inflamação dos nervos do ouvido interno cause a doença. Durante um episódio de Síndrome Vestibular Idiopática, seu gato ficará tonto e poderá apresentar sintomas adicionais.

Artigos relacionados
  • Sintomas de diabetes felino a serem observados em seu gato
  • Problemas de pele de gato que você não deve ignorar
  • Fatos de saúde sobre gatos gordos

Dificuldade em caminhar

O movimento é adversamente afetado pela FGVS e aumenta com os estágios da doença. Isso também é conhecido como ataxia.



  • Nos estágios iniciais da FGVS, você notará seu gato 'abraçando' as paredes e se movendo incerto como se estivesse incerto e desequilibrado.
  • Conforme a doença progride, isso pode incluir quedas, bater em paredes ou objetos e andar em círculos.
  • No estágio avançado, seu gato vai cambalear e tropeçar e pode ser incapaz de andar.

Movimento anormal dos olhos

Os olhos de um gato se movem, movendo-se rapidamente em todas as direções. Isso é conhecido como nistagmo . Você também pode ver estrabismo, que é um desvio dos globos oculares ou 'olhos cruzados'.

Cabeça Inclinada

Gatos com FGVS podem inclinar a cabeça para o lado da orelha com a lesão. Se ambas as orelhas forem afetadas, o gato balançará a cabeça de lado a lado conforme eles se movem. A inclinação da cabeça pode ser acompanhada pelo gato inclinando todo o corpo para um lado.



Vocalização

Seu gato pode fazer ruídos que soam como se ele estivesse angustiado e chateado.Seus miados normaispode mudar para ser muito mais alto e soar mais urgente.

Perda de apetite

Gatos com FGVS irão tem pouco apetite . Isso pode ser causado por náuseas e também pela dificuldade física de comer e beber, quando eles não conseguem controlar adequadamente os movimentos da cabeça e do corpo. Isso pode levar à perda de peso se não for tratado.

peso médio para um jovem de 16 anos

Problemas de estômago

Como os gatos com FGVS costumam ter náuseas, é provável que você os vejavomitar mais frequentemente. Esta dor de estômago podetambém inclui diarreia.



Letargia

Fraqueza e letargiasão sintomas comuns da FGVS. Como seu gato terá enjôo e náusea, é menos provável que ele queira se levantar e se movimentar, e sua falta de apetite também o levará à fraqueza. Você também pode vê-losescondendo-se com mais frequênciacomo eles não se sentem muito bem e querem ficar em um local tranquilo e com baixo estresse para se sentirem seguros.

Gato Velho Doente Tortie

Episódios semelhantes a convulsões

Gatos com FGVS mais avançado experimentará episódios aquele olharsemelhante a convulsões. Isso pode acontecer quando o gato tem uma coleção de sintomas comuns que ocorrem de uma só vez.

Inclinação facial

Você pode ver caindo de um lado do rosto com alguns gatos com FGVS. Essa queda geralmente ocorre por causa de uma inflamação no ouvido interno e médio daquele lado da face ou, pior ainda, um tumor.

Duração dos sintomas

Isso pode durar alguns dias a alguns meses, dependendo do episódio individual. É interessante notar que esta doença não afeta apenas os gatos.Cachorros mais velhosecoelhostambém parecem ser suscetíveis.

Diagnóstico de doença vestibular felina

Seu veterinário irá verificar seu gato com muito cuidado, primeiro com um exame completo do ouvido. Seu veterinário também examinará os olhos do seu gato e fará exames de sangue. Os testes de imagem podem ser feitos para descartar tumores se os testes iniciais forem inconclusivos. Não é incomum que um veterinário não encontre uma razão definitiva para o problema.

Um gato deitado diante de um veterinário

Tratamento para doença vestibular felina

Se o seu veterinário não conseguir encontrar uma causa clara, ele provavelmente prescrever um antibiótico no caso de haver uma infecção que faltou nos testes.

  • Um antifúngico também pode ser incluído, bem como medicamentos para aliviar os sintomas de náusea e enjôo.
  • Você pode precisar alimentar seu gato manualmente e dar-lhe água. Como os nervos motores finos são afetados, pode ser quase impossível para o seu gato comer sozinho.

Prognóstico de Doença Vestibular Felina

O problema deve começar a limpar em alguns dias , especialmente se não houver uma causa subjacente.

  • Ocasionalmente, um gato com FGVS supera isso apenas para ficar com uma inclinação permanente da cabeça, mas isso não parece impedir um gato afetado de viver uma vida plena e confortável.
  • Normalmente, um gato que teve uma ocorrência da síndrome não a terá novamente. No entanto, existem alguns casos em que houve uma recaída dos sintomas, por isso pode acontecer.

Dicas para cuidar do seu gato durante a recuperação

Embora você não possa acelerar a recuperação, existem alguns coisas que você pode fazer para tornar mais fácil para você e seu gato.

  • Mantenha o gato longe de escadas e outras áreas onde ele possa se machucar.
  • Mantenha seu animal de estimação dentro de casa.
  • Siga exatamente as instruções do seu veterinário.
  • Dê ao seu gato toda a medicação, mesmo que os sintomas terminem antes que a medicação acabe.

Notifique o seu veterinário se ocorrer alguma das seguintes situações:

como limpar tijolos ao redor da lareira
  • Desmaio
  • Convulsões
  • Convulsões
  • Recaída de sintomas
  • Piora dos sintomas

Outras doenças que causam vertigem e sintomas semelhantes em gatos

É importante que você leve seu gato ao veterinário imediatamente se ele apresentar algum desses sintomas. Embora a síndrome vestibular geriátrica felina não seja fatal, há outras razões pelas quais seu gato pode apresentar os comportamentos listados acima. Algumas outras causas possíveis podem ser fatais, por isso é bom que seu animal de estimação seja examinado.

Outras condições que podem ter o mesmo ou sintomas semelhantes são :

  • Infecções de ouvido
  • Câncer
  • Trauma cerebral (ser atropelado por um carro, etc.)
  • Envenenamento
  • Tumores
  • PARA Deficiência de tiamina na dieta do gato

Síndrome vestibular geriátrica felina e seu gato

Os sintomas da síndrome vestibular podem ser assustadores, mas geralmente não representam uma ameaça para o seu gato. Fique calmo, tranquilize seu animal de estimação e leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Um diagnóstico rápido pode ser especialmente importante se os sintomas forem causados ​​por uma doença mais grave.

Calculadora Caloria