Sintomas e tratamento da síndrome de hiperestesia felina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato se preparando para atacar sua cauda

Os veterinários não têm certeza do que causa a síndrome de hiperestesia felina (FHS), mas têm certeza de uma coisa. Isso causa comportamentos bastante estranhos e episódicos em gatos que às vezes alarmam seus donos. Estar ciente dos sinais de hiperestesia em gatos pode lhe dar uma ideia melhor se o seu próprio gato a tem ou se ele está apenas sendo um gato normal e peculiar.





Reconhecendo a hiperestesia em gatos

De acordo com Dra. Karen Becker, DVM , o termo hiperestesia significa essencialmente 'sensibilidade cutânea anormalmente alta'. Gatos com essa síndrome parecem apresentar sensibilidade anormal ao longo das costas e da coluna quando tocados. Normalmente, os músculos abaixo da pele se contraem e fazem a pele 'rolar' ao longo da coluna.

Artigos relacionados
  • Exagero em gatos e o que isso significa
  • Sintomas e tratamento do herpes felino
  • Síndrome Vestibular Geriátrica Felina

O vídeo a seguir mostra um dos episódios mais extremos da ESF, também conhecido como 'síndrome do gato nervoso' ou 'síndrome do gato nervoso'.



Sinais da hiperestesia felina

A pele enrolar ou ondular é apenas a ponta do iceberg. Gatos com essa síndrome apresentam uma variedade de comportamentos estranhos, muitas vezes semelhantes aos associados à epilepsia psicomotora.

  • O gato frequentemente olha para o rabo em um estado de transe com pupilas dilatadas.
  • O animal então se ataca repentinamente, mordendo a cauda, ​​as costas, os lados ou outras partes do corpo.
  • Alguns gatos vão rasgar pela casauivando e assobiando.
  • Alguns felinos podem apresentar um comportamento completamente oposto à sua disposição normal.

Dr. Becker observa sintomas adicionais, como



o que fazer em uma festa do pijama de 16 anos
  • Cauda tremendo
  • Espasmos musculares
  • Auto-mutilação; mastigando e puxando o cabelo
  • Lesões de pele no local do desconforto

A hiperestesia felina é dolorosa?

Gatos com FHS podem sentir dor leve a forte, dependendo de sua condição e distúrbios associados, como artrite. Alguns gatos que sofrem da doença podem até mutilar-se para aliviar as sensações associadas à condição.

Diagnosticando Síndrome de Hiperestesia Felina

Diagnosticar um caso de ESF é um processo de eliminação. Uma vez que os sinais deste distúrbio são semelhantes a muitas outras condições que causam coceira e mordida, um veterinário deve descartar problemas mais comuns, comoinfestação de parasitasedermatite alérgica a pulgas.

Os distúrbios neurológicos também devem ser excluídos antes de se determinar a hiperestesia como causa dos sintomas. De acordo com Pet MD , isso normalmente é feito por meio de uma ressonância magnética do cérebro.



Tratamento para a hiperestesia felina

De acordo com a Cornell University's Faculdade de Medicina Veterinária , o tratamento para esta síndrome inclui as seguintes medidas:

  • Modificação comportamental para aliviar a ansiedade
  • Estabelecer um cronograma regular para as mamadas ehora de brincar para reduzir o estresse
  • Abster-se de qualquer atividade que desencadeie um episódio de hiperestesia

Os tratamentos médicos podem incluir a administração de:

  • Amitriptilina ou fluoxetina como estabilizador de humor
  • Fenobarbitol para prevenir convulsões
  • Prednisolona para aliviar a inflamação
  • Gabapentina para aliviar a dor e prevenir convulsões

Cura para hiperestesia felina

Não há cura específica para a ESF no momento. O tratamento, conforme descrito acima, se concentra principalmente no alívio dos sintomas por meio de medicamentos e mudanças ambientais. Um veterinário trabalhará para encontre um plano para cada gato que usa a dosagem mais eficaz de medicação regular, ao mesmo tempo que a mantém o mínimo possível.

Medidas preventivas

Como não há uma causa estabelecida para a ESF no momento, as medidas preventivas são basicamente as mesmas utilizadas no plano de tratamento para modificar o comportamento de um gato. Basicamente, isso significa reduzir o estresse ambiental e evitar qualquer coisa que tenha desencadeado um episódio anteriormente.

o peróxido de hidrogênio é um bom desinfetante

A hiperestesia felina afeta todos os gatos?

Todos os gatos, independentemente da raça, podem ser afetados pela ESF. Também pode afetar qualquer idade, embora tenda a aparecer mais em gatos adultos. Existem algumas raças que parecem ter um maior incidência da FHS incluindoAbissínio,birmanês,Himalaia, eSiamês.

Prognóstico para gatos com FHS

Na maioria dos casos, a ESF é um distúrbio relativamente leve que só causa perturbações ocasionais na vida diária do gato. A síndrome não é fatal, mas é possível que um gato desenvolva uma infecção se ele se mutilar a ponto de criar feridas abertas. Se seu gato for diagnosticado com FHS, trabalhe junto com seu veterinário para reduzir os sintomas associados ao distúrbio para que seu animal de estimação possa ter uma vida o mais normal possível.

Calculadora Caloria