Movimentos fetais a serem esperados em cada trimestre

Os Melhores Nomes Para Crianças

Movimento Fetal

Um dos melhores momentos da sua gravidez provavelmente será a primeira vez que você sentir o bebê se mexer dentro de você na metade do segundo trimestre. A partir deste período emocionante, por volta das 16-20 semanas, você ficará cada vez mais ciente dos movimentos do seu bebê conforme ele se desenvolve e seus sistemas amadurecem. Sentir o bebê se mexer pode garantir que ele está bem.





O que as mães sentem

As mães usam uma variedade de termos para descrever os diferentes tipos de movimentos fetais que experimentam:

  • No início, os movimentos podem ser parecidos com batidas leves, bolhas, ondas, borboletas ou um movimento de montanha-russa.
  • Mais tarde, essas vibrações fugazes se tornarão chutes, rolar, cutucar e jabs que às vezes podem ser desconfortáveis.
Artigos relacionados
  • Coisas a fazer quando você está grávida de 9 meses
  • 28 ideias de flores e presentes para gravidez
  • 5 DVDs de parto que realmente valem a pena assistir

Você provavelmente notará os leves movimentos fetais com mais facilidade quando estiver em repouso ou após comer. A maioria dos primeiros movimentos do bebê pode ser mais irregular do que suave. Por volta das 28 semanas até o terceiro trimestre, os movimentos mais suaves e coordenados tornam-se mais comuns à medida que o sistema nervoso e os músculos se desenvolvem.



Seu bebê desenvolve movimento desde o primeiro trimestre

Seu bebê começa a se mover no primeiro trimestre, entre a sétima e a oitava semana de gravidez. Embora você não possa sentir os movimentos tão cedo, seu médico pode vê-los no ultrassom.

É interessante imaginar a jornada de seu bebê através do desenvolvimento do movimento. De uma revisão de Manual de Cérebro e Comportamento no Desenvolvimento Humano (páginas 416 a 418):



  • Tudo começa com o seu embrião sendo capaz de inclinar a cabeça para o lado em 7 a 8 semanas.
  • Movimentos generalizados de todo o corpo, incluindo arcos das costas e sobressaltos, ocorrem em 9 a 10 semanas.
  • Os soluços, que podem mover todo o feto, também ocorrem por volta das 9 a 10 semanas.
  • Movimentos isolados de braços e pernas surgem em torno de 10 a 11 semanas.
  • Outros tipos de movimentos da cabeça, movimentos da mão no rosto, respiração, alongamentos e bocejos ocorrem em 10 a 11 semanas.
  • A seguir, a deglutição, os movimentos da boca e a sucção aparecem por volta das 12 semanas.

À medida que o cérebro, o sistema nervoso, os músculos e as conexões do bebê amadurecem, seus movimentos se tornam mais definidos e mais fortes, até você começar a notá-los pela primeira vez.

Movimento no segundo trimestre

No segundo trimestre, seu bebê refina seus movimentos e continua a adicionar outros ao seu repertório, incluindo:

  • Capacidade de mudar de posição no útero por volta das 13 semanas; isso envolve giros, cambalhotas e movimentos alternados de pernas semelhantes a passos
  • Movimentos oculares e sorriso, começando cerca de 20 semanas

Na 20ª semana, todos os tipos de movimentos são desenvolvidos e as atividades do seu bebê ficam mais fortes.



Quickening

Quickening descreve o primeiro momento em que você se dá conta dos movimentos do bebê no segundo trimestre. Isso geralmente ocorre em torno de 16 a 20 semanas de gravidez. Se houver alguma discrepância ou preocupação com o tempo de aceleração, o médico solicitará um ultrassom para verificar como está o bebê.

Alguns fatores influenciam o quão cedo você se torna consciente dos movimentos do seu bebê:

o que vai bem com jack daniels
  • As mães que já estiveram grávidas tendem a perceber a aceleração mais cedo do que as mães pela primeira vez (entre 13 e 14 semanas).
  • Se você está grávida de gêmeos ou outros múltiplos, pode sentir os primeiros tremores mais cedo do que se tivesse um bebê solteiro.
  • Se você estiver acima do peso, pode não sentir aceleração antes das 20 semanas de gravidez.
  • A data que você deu ao seu médico sobre sua última menstruação pode não ser precisa; você pode não estar no início da gravidez para sentir o movimento.

No início, você pode não ter certeza se está realmente sentindo seu bebê se mexer. Fique atento e em pouco tempo, você perceberá que aqueles primeiros pequenos tremores e borboletas são, na verdade, movimentos fetais. Este é geralmente um grande momento de vínculo para mães e seus bebês. Em breve, seu parceiro e sua família também poderão sentir e ver seu bebê se mexer.

Meio para o final do segundo trimestre

Por volta das 24 semanas, seu bebê está se movendo muito. Ele pode mover as pernas e mudar de posição com mais frequência. À medida que os movimentos dele ficam mais fortes, você pode começar a senti-los com mais certeza e com mais frequência, e pode ou pode começar a notar um padrão.

Na 28ª semana, você estará ainda mais ciente das fortes viradas, chutes, cutucadas e golpes de seu bebê nos pés, e os soluços que podem mover todo o seu corpo. Seus sorrisos, caretas, pés e movimentos de mão no rosto também são mais definidos.

Movimento no Terceiro Trimestre

Depois das 28 semanas, agora no terceiro trimestre, conforme seu bebê fica maior, você provavelmente tentará adivinhar quais partes estão se movendo contra sua barriga enquanto ele se alonga, arqueia, nada e muda de posição. O seu parceiro e outras pessoas agora poderão sentir e ver melhor o seu bebê se mexer.

Cada bebê e cada gravidez são diferentes, então não se preocupe se o bebê de sua amiga estiver se movendo mais ou menos que o seu. Desde que não haja diminuição significativa ou outras mudanças nos movimentos, é provável que seu bebê fique bem.

Final do terceiro trimestre

Com 36 semanas ou mais, seu bebê começa a ficar sem espaço. Ele não consegue realizar a ginástica frequente de antes, mas você ainda sentirá seus alongamentos e arcos, bem como cutucadas de cotovelos, mãos, joelhos e pés. Você também pode ver essas partes móveis empurrando sua barriga.

Se ele parece estar se movendo menos, geralmente não há motivo para preocupação. No entanto, seu bebê ainda deve estar dando em média cerca de 10 chutes por hora. Se você estiver preocupado, entre em contato com seu provedor de OB.

Movimento antes do parto

Por volta das 35 a 38 semanas, conforme você se aproxima da data do parto, seu bebê pode estar se virando para se posicionar, geralmente com a cabeça primeiro, em direção ao colo do útero para o trabalho de parto e parto.

Embora tenha menos espaço, ele ainda está ativo e você deve sentir seus movimentos. De acordo com um 2016 BMC Gravidez e Parto artigo, os movimentos permanecerão fortes e enérgicos. Fique atento a qualquer diminuição perceptível na atividade.

Movimento durante o trabalho de parto

Durante o trabalho de parto, seu bebê ainda se moverá, embora com diferentes tipos de movimento. A força das contrações o move contra o colo do útero, que apaga e dilata. Ele pode ficar quieto durante suas contrações. Conforme ele se move para baixo no canal do parto (vagina), ele gira para se alinhar, colocando-se na melhor posição para o parto.

Interpretando os movimentos do seu bebê

O movimento fetal regular é um reflexo do bem-estar do seu bebê. Uma mudança repentina e dramática nos movimentos do bebê pode ser um sinal de que ele está sofrendo ou em risco de morte antes ou no nascimento. Você deve entrar em contato com seu especialista em OB ou ir ao hospital imediatamente.

Movimentos Jerky

Um aumento perceptível nos movimentos bruscos sobre a linha de base no final do segundo ou durante o terceiro trimestre também pode sinalizar um bebê em dificuldade. Existem alguns relatos de que movimentos repetitivos e bruscos podem ser causados ​​por convulsões ou outras anormalidades cerebrais.

Períodos de descanso

Observe que seu bebê tem ciclos de descanso, portanto, a diminuição dos movimentos pode significar apenas que ele está dormindo. Os períodos de sono duram de 20 a 90 minutos, e ele estará mais quieto durante o dia e ativo à noite a partir das 21h.

Se você acha que ele é muito quieto, coma um lanche ou caminhe para tentar fazê-lo se mover. Uma fonte de ruído aplicada à sua barriga também pode acordá-lo. Se você ainda estiver preocupada por ele estar se movendo menos do que o normal, entre em contato com o seu médico obstetra ou parteira para obter aconselhamento.

Monitorando o movimento do seu bebê

Dependendo de sua descrição das mudanças nos movimentos de seu bebê, seu especialista em obstetrícia pode fazer um ultrassom para verificar seus movimentos e bem-estar. No terceiro trimestre, ele pode pedir vigilância fetal eletrônica testando ou pedir que você faça contagens de chutes mais frequentes.

Kick Counts

Os médicos obstetras consideram a contagem dos chutes do seu bebê em teste padrão para ter certeza de que ele está se movendo o suficiente. Você deve fazê-los cerca de duas vezes ao dia durante o terceiro trimestre ou sempre que achar que seu bebê não está tão ativo quanto o normal.

Registro de contagem de chutes

Para contar os chutes do seu bebê:

  1. Beba um copo d'água.
  2. Sente-se em uma cadeira confortável ou relaxe na cama à sua esquerda.
  3. Concentre-se nos movimentos do bebê.
  4. Observe e registre qualquer tipo de movimento que seu bebê fizer no espaço de uma hora.
  5. Se você der menos de 10 chutes ou outros movimentos em uma hora, coma um lanche ou beba um copo de suco e conte novamente.
  6. Registre suas observações em um diário.

Se em duas horas de contagem, seu bebê se mover menos de 10 vezes, entre em contato com seu provedor de obstetrícia. Lembre-se de que substâncias, como remédios, álcool e drogas recreativas, também podem retardar as atividades do bebê.

Dicas para fazer seu bebê se mexer

Os bebês no útero respondem ao som, ao toque, à luz e às suas atividades. Além de um lanche ou uma bebida açucarada, outras dicas para fazer seu bebê responder e se mover incluem:

  • Caminhe ou faça uma corrida leve no local.
  • Coloque os pés para cima ou deite-se e descanse.
  • Gentilmente cutuque sua barriga.
  • Coloque uma lanterna em sua barriga.
  • Fale ou cante para seu bebê, ou toque uma pequena campainha; após cerca de 24 semanas, sua audição está desenvolvida o suficiente e ele se moverá em resposta ao som.

Seu bebê também responde ao hormônio do estresse adrenalina. Ele se moverá mais se você estiver se sentindo ansioso ou estressado. No entanto, tente não ficar nesses estados para testar a reação do seu bebê.

A alegria de sentir seu bebê se mexer

Seu bebê começa a desenvolver a capacidade de se mover algumas semanas após a concepção. Depois de começar a sentir seus movimentos, você pode ficar sintonizado com a alegria dessa evidência de que ele provavelmente está indo bem. Traga quaisquer preocupações sobre o bem-estar dele ao seu médico ou parteira.

Calculadora Caloria