Óleo de peixe para bebês: segurança, benefícios para a saúde e efeitos colaterais

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

O óleo de peixe para bebês pode ser uma maneira eficaz de complementar os ácidos graxos ômega-3 em sua dieta. O peixe é uma das fontes mais ricas de ácidos graxos ômega-3. Geralmente, os bebês podem comer peixe assim que começam a comer sólidos. No entanto, se eles não puderem comer por algum motivo, considere dar-lhes óleo de peixe.

Continue lendo para saber mais sobre a segurança do óleo de peixe para bebês, a idade certa em que os bebês podem comer peixe, seus possíveis benefícios à saúde e efeitos colaterais.





O óleo de peixe é seguro para bebês?

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA marcou o óleo de peixe geralmente reconhecido como alimento seguro (GRAS) (1) . O limite de ingestão segura é de três gramas por dia para adultos. Em geral, bebês com menos de um ano precisam de 0,5 gramas de ácidos graxos ômega-3 por dia (dois) .

Consulte um pediatra/dietista para determinar o limite de ingestão segura para bebês.



Quando os bebês podem ter óleo de peixe?

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), alguns meses após o início dos sólidos, a dieta diária de uma criança deve incluir uma variedade de alimentos, incluindo peixes (3) . No entanto, não se sabe se a regra também se aplica ao óleo de peixe. Se o seu bebê consome peixe regularmente e isso combina com ele, o óleo de peixe também pode ser bom para o bebê. O consumo moderado de peixe regularmente deve ser capaz de atender às necessidades nutricionais de ácidos graxos ômega-3 do seu bebê. Mas se você quiser introduzir óleo de peixe, consulte um pediatra.

como namorar uma cadeira de balanço

Quais são os benefícios para a saúde do óleo de peixe para bebês?

O óleo de peixe é obtido a partir dos tecidos dos peixes oleosos. Um exemplo de óleo de peixe é o óleo de fígado de bacalhau, que é extraído do fígado do bacalhau, um peixe oleoso. O óleo é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, como EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico), que não podem ser sintetizados pelo organismo. (4) . Abaixo estão alguns dos benefícios do óleo de peixe.

    Crescimento cerebral e desenvolvimento cognitivo:Ácidos graxos ômega-3, como EPA e DHA, são necessários para o crescimento adequado do cérebro e desenvolvimento cognitivo em bebês (5) . A deficiência de DHA, em específico, está associada a um desenvolvimento cognitivo deficiente, levando a dificuldades de aprendizagem (6) . Portanto, complementar a dieta do seu bebê com óleo de peixe, após consulta médica, pode ajudar.
    Desenvolvimento ocular:Vários estudos de pesquisa mostraram que os ácidos graxos ômega-3, como o DHA, podem ser benéficos para ajudar no desenvolvimento ideal da visão (7) . Além disso, o DHA pode ajudar a preservar a visão e combater a inflamação crônica das pálpebras, a longo prazo (8) .
    Saúde do coração:O consumo regular de óleos de peixe pode ter efeitos protetores do coração. O ômega-3 pode possivelmente diminuir a pressão arterial e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos (9) . Além disso, os ácidos graxos também são conhecidos por reduzir os triglicerídeos e retardar o acúmulo de placa (10) (onze) . Esses benefícios podem ser relevantes para o bebê a longo prazo.
    Imunidade:Descobriu-se que o DHA tem propriedades que aumentam a imunidade (12) . Os ácidos graxos ômega-3 também exibem efeitos anti-inflamatórios que desempenham um papel vital no aumento da imunidade (13) (14) .
    Saúde óssea:Alguns estudos mostram que o consumo regular de óleo de peixe pode ter efeitos protetores dos ossos (quinze) , e suplementos de óleo de peixe podem ajudar a reduzir a dor e a rigidez nas articulações (16) . No entanto, mais ensaios clínicos são necessários para estabelecer o mecanismo exato. O óleo de peixe também contém vitamina D que ajuda a manter a saúde dos ossos.
    Cuidados com a pele:O uso do óleo de peixe tem demonstrado efeitos benéficos no desenvolvimento do sistema cutâneo. É relatado que o óleo de peixe poderia reduzir a gravidade de algumas condições da pele, como eczema e dermatite (17) . Esses benefícios são atribuídos aos PUFAs ômega-3 e ômega-6 presentes nele.
Se inscrever
    Saúde geral:Além dos ácidos graxos ômega-3, o óleo de peixe contém outros micronutrientes como iodo, selênio, vitaminas A e D e compostos bioativos. Esses compostos ajudam a manter a saúde e o bem-estar no consumo regular.

Todos os benefícios do óleo de peixe conferem quando faz parte de uma dieta bem equilibrada para o bebê. Mas, assim como qualquer outro alimento, os óleos de peixe também têm seus efeitos colaterais.



como posso descobrir qual é a raça do meu cachorro

Possíveis efeitos colaterais do óleo de peixe em bebês

A seguir estão alguns dos prováveis ​​efeitos colaterais do óleo de peixe.

    Desconforto geral:O óleo de peixe tem alguns efeitos colaterais gerais, como gosto desagradável na boca, mau hálito, suor fétido e dor de cabeça. (18) . Esses efeitos colaterais são leves e podem ou não acontecer com todos os bebês. Alguns bebês também podem apresentar problemas gastrointestinais, como azia, náusea e diarréia.
    Possível interação medicamentosa:O óleo de peixe pode ter algumas possíveis interações medicamentosas. Portanto, se o seu bebê estiver tomando medicamentos, certifique-se de discutir com o pediatra a segurança do óleo de peixe (19) .
    Ingredientes nocivos:Alguns suplementos de óleo de peixe podem conter substâncias adicionadas que podem não ser adequadas para bebês. Portanto, a seleção de um suplemento de óleo de peixe deve ser feita em consulta com um pediatra.
    Alergia:Uma criança que é alérgica a frutos do mar também pode ser alérgica a peixes. Alguns sintomas básicos da alergia a peixes são dor de cabeça, náusea, cólicas estomacais, indigestão, nariz entupido ou escorrendo e anafilaxia. (vinte) . Se o seu bebê tiver alergia a frutos do mar ou qualquer outra alergia existente, consulte um pediatra antes de dar óleo de peixe ou suplemento de óleo de peixe.
    Sobredosagem:Altas doses de suplementação de óleo de peixe estão associadas à diminuição da imunidade, aumento da anticoagulação e toxicidade.

Se o seu bebê apresentar quaisquer sintomas incomuns após consumir um suplemento de óleo de peixe, interrompa o uso e procure atendimento médico imediato.

Quando evitar óleo de peixe para bebês?

Evite óleo de peixe se o bebê.

  1. Tem uma condição médica, especialmente um distúrbio do sangue.
  2. É alérgico a peixe ou marisco.
  3. Está tomando medicamentos antiplaquetários ou outros medicamentos que podem ser menos eficazes na presença de óleo de peixe

Consulte um pediatra, pois pode haver exceções em que o bebê pode ingerir óleo de peixe com segurança.

Como fazer seu bebê consumir óleo de peixe?

Pode não ser fácil introduzir óleo de peixe para bebês, pois eles podem não gostar do sabor. A seguir estão algumas dicas para introduzir o óleo de peixe para um bebê.

  1. Tente oferecer óleo de peixe aromatizado. O sabor pode ajudar a mascarar o cheiro do peixe.
  2. Você pode misturar o óleo de peixe aromatizado com molho de maçã ou qualquer uma das guloseimas favoritas do seu bebê. Adicione óleo de peixe a uma garrafa de leite, mingau macio, smoothie ou iogurte.
  3. Polvilhe óleo de peixe sobre vegetais purê.
  4. Quando seu bebê começar a mastigar, você pode optar por suplementos de óleo de peixe mastigáveis.

Você também pode experimentar alimentos para bebês fortificados com óleo de peixe quando seu bebê ficar mais velho. Consulte um pediatra para saber a idade e a dosagem certa de óleo de peixe para o seu bebê. O consumo excessivo de óleo de peixe pode ser prejudicial. Quando administrado na quantidade certa, o óleo de peixe pode ajudar a fornecer uma dieta bem equilibrada ao seu bebê.

Você tem algo para compartilhar sobre óleo de peixe para bebês? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

1. Óleos Marinhos ; Base de Dados de Medicamentos e Lactação; Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia
dois. As crianças precisam de gorduras ômega 3 ; Coma direito; Academia Americana de Nutrição e Dietética
3. Iniciando Alimentos Sólidos ; Crianças Saudáveis; Academia Americana de Pediatria
Quatro. Óleo de peixe: amigo ou inimigo? ; Publicação de saúde de Harvard
5. Ácidos gordurosos de omega-3 ; Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA
6. Benefícios para a saúde do ácido docosahexaenóico (DHA) ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
7. Efeitos dos ácidos graxos ômega-3 na saúde ocular: resumo ; Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia
8. Ômega-3 para seus olhos ; Publicação de saúde de Harvard
9. Alimentos ricos em ômega-3: bons para o coração ; Publicação de saúde de Harvard
10. Gorduras ômega-3 – boas para o coração ; Medline Plus; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
onze. A verdade sobre o óleo de peixe, ácidos graxos ômega-3 e saúde do coração ; Penn Medicine
12. Nada de suspeito: o óleo de peixe pode impulsionar o sistema imunológico ; Ciência diária
13. Janice K. Kiecolt-Glaser et al.; Ácidos graxos ômega-3 e desregulação imunológica induzida por estresse: implicações para a cicatrização de feridas ; Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia
14. Óleo de peixe pode melhorar a imunidade ; Michigan State University
quinze. Estudos da NASA descobrem que ômega-3 pode ajudar a reduzir a perda óssea ; Ciência diária
16. Os ácidos graxos ômega-3 são importantes para sua saúde; Fundação Internacional de Osteoporose
17. Tse-Hung Huang et ai.; Aplicações cosméticas e terapêuticas dos ácidos graxos do óleo de peixe na pele ; Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia
18. Suplementos de ômega-3: em profundidade ; Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa; Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA
19. Você deve considerar tomar um suplemento de óleo de peixe? ; Publicação de saúde de Harvard
vinte. Alergia a Peixes ; Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia

Calculadora Caloria