Cinco tipos de estressores

Os Melhores Nomes Para Crianças

Word_Stress.jpg

Entenda seus fatores de estresse!





Os cinco tipos de fatores de estresse podem dizer muito sobre por que você sempre parece estar no limite. Um estressor nem sempre precisa ser algo que, de repente, o deixa desconfortável ou chateado; ele também pode ser algo que vem fermentando dentro de você há anos.

Os cinco tipos de estressores

Os cinco tipos de estressores são:



  • Agudo com limite de tempo
  • Breve naturalista
  • Sequências de eventos estressantes
  • Crônica
  • Distante
Artigos relacionados
  • Alternativas de terapia para controle da raiva
  • Maiores causas de estresse
  • Causas de Ataques de Ansiedade

Estressores agudos com limite de tempo

Os estressores agudos com limite de tempo são aqueles aplicados em um ambiente controlado, como um laboratório. Se você faz parte de um estudo, o técnico pode apresentar a você um estímulo que causa certo nível de ansiedade em você. Isso pode apresentar algo de que você tem fobia ou fazer com que você faça algo que não se sente confortável para fazer. O estressor provoca um estresse intenso, mas apenas durante o tempo que leva para iliciar uma resposta.

Breves estressores naturalistas

Estressores naturalistas breves são aqueles que ocorrem naturalmente em seu ambiente, como fazer um teste. O estresse que você experimenta geralmente dura apenas o tempo em que você está na situação estressante.



Sequências de eventos estressantes

As sequências de eventos estressantes acontecem quando há um evento traumático que causa estressores adicionais. Um exemplo disso é se você for vítima de um desastre natural e, em seguida, tiver que lidar com a perda de entes queridos e pertences, e com a recuperação de sua vida.

Estressores crônicos

Estressores crônicos são situações que acontecem e o forçam a mudar sua identidade ou papéis sociais. Se você ficar incapacitado, precisará ajustar sua vida para acomodá-lo.

Estressores distantes

Estressores distantes são o estresse que aconteceu há muito tempo, mas continua a afetar seu sistema imunológico negativamente por causa de problemas emocionais e cognitivos. Alguns exemplos de fatores de estresse distantes incluem:



  • Abuso infantil
  • Prisioneiro de guerra
  • Perda de um amado
  • Trauma de guerra

Conhecimento é poder no gerenciamento de estresse

Agora que você entende os cinco tipos de fatores de estresse, pode entender por que se sente tão ansioso, oprimido e exausto. Você pode controlar facilmente alguns fatores de estresse, enquanto outros precisam de um pouco mais de trabalho para superar. Os estressores agudos com limite de tempo e os estressores naturalísticos breves duram pouco tempo e geralmente não têm efeitos negativos duradouros. No entanto, sequências de eventos estressantes, estressores crônicos e estressores distantes podem afetar sua saúde ao longo do tempo. É importante saber que você pode não ser capaz de controlar a ocorrência de estressores, mas é capaz de controlar sua reação a eles.

A razão pela qual os estressores são um problema para as pessoas é que fazem com que se sintam fora de controle. Se alguém próximo a você morre ou sofre um ferimento que causa uma deficiência ou você se torna vítima de um desastre natural, você não fez nada para causar essas situações e isso o assusta, o que o deixa estressado. A chave para superar esse estresse é fazer coisas que o façam sentir que está no controle. É por isso que as pessoas costumam mudar a maneira como comem e se exercitam quando alguém próximo a elas morre ou tomam precauções extras quando alguém se machuca. Em um desastre natural, você frequentemente verá pessoas se reunindo para ajudar os outros a se recuperarem, enquanto se ajudam tirando proveito dos recursos disponíveis.

Se você está passando por muito estresse, é hora de retomar o controle. Aceite a fonte de seu estresse e pergunte-se o que pode fazer para evitá-lo. As etapas que você seguir o ajudarão a sentir que pode controlar sua vida e seu estresse.

Calculadora Caloria