Ciclo de vida das plantas com flores

Os Melhores Nomes Para Crianças

Ciclo de vida da planta com flor

Ciclo de vida da planta com flor





A pessoa comum pode saber muito pouco sobre o ciclo de vida das plantas com flores, embora as flores tenham sido usadas como símbolos, remédios, ajudas cerimoniais e decorações em todo o mundo e cativassem até o mais endurecido dos corações com sua beleza. Várias partes de plantas com flores também são usadas como alimento. Se você está começando um jardim ou está curioso para saber de onde vêm os alimentos ou as flores em sua mesa, essas informações serão úteis e interessantes.

carta para meu marido durante tempos difíceis

Crescimento Vegetativo

Para visualizar e imprimir todo o ciclo de vida acima, use umPrograma de PDF como Adobe Reader. Combine a imagem correspondente em cada seção, como a seção vegetativa, com sua posição em todo o ciclo. Na primeira metade do ciclo de vida de uma planta com flores, uma semente cresce e se torna uma planta em período de pré-florescimento.



Artigos relacionados
  • Como as plantas sem flores se reproduzem?
  • Planta de feijão do ciclo de vida
  • Partes de uma flor

Semente

sementes de plantas

As sementes vêm em vários formatos e podem variar em tamanho, de quase invisíveis (no caso de orquídeas tropicais) a bastante grandes (como abacates ou coqueiros). Cada semente contém um embrião, ou uma versão em miniatura da planta, pronto para brotar e crescer quando as condições forem adequadas. Além do embrião, as sementes também contêm alimento para a planta começar sua jornada, o início de uma estrutura de raiz e uma camada externa protetora chamada de tegumento.

Algumas sementes, como o lótus, podem permanecer dormentes por muitos anos e ainda germinar quando as condições forem adequadas. Outros, como algumas gramíneas anuais, devem brotar em algumas semanas.



Germinação

a germinação da semente

Quando as condições são adequadas, as sementes germinam, o que significa que começam a crescer. Enquanto diferentes sementes requerem diferentes condições para germinar, as sementes geralmente requerem água e calor. Algumas sementes também precisam de luz, outras precisam passar fogo ou mesmo o trato digestivo de um animal para começar sua germinação.

A germinação começa quando, em condições adequadas, a semente absorve água e incha, rompendo o tegumento. Em seguida, cresce uma pequena raiz chamada radícula, que ancora a planta e absorve água. Com isso no lugar, ele envia um broto (plúmula) que eventualmente brota acima do solo. Quando isso acontece, é chamado de muda.

Crescimento

crescimento da planta

As primeiras folhas da muda são chamadas de cotilédones. Na verdade, não são folhas adequadas, mas reservas de nutrientes que estavam presentes na semente com o embrião. Estes nutrem a planta à medida que ela desenvolve a capacidade de colher nutrientes do ambiente. Algumas plantas, chamadas monocotiledônea , têm apenas um cotilédone, enquanto outros, chamados dicotilédones, têm dois.

A planta então começa a desenvolver suas primeiras folhas próprias, chamadas folhas primárias. Essas folhas iniciam o processo de fotossíntese, ou transformando a energia da luz solar, da água e do dióxido de carbono em açúcares que a planta usa para se alimentar. A planta faz isso usando produtos químicos chamados cloroplastos.



Muitas plantas continuam a crescer para cima e formar novas folhas no topo do caule (meristema), bem como para baixo, gerando mais pêlos nas raízes. Esse crescimento aumenta a quantidade de nutrientes que é capaz de coletar e ajuda a resistir ao clima, perturbações de animais e competição de outras plantas.

Estágio Reprodutivo

Na fase reprodutiva da vida, a planta floresce, é fertilizada e produz sementes.

Floração

floração de planta

No início da fase reprodutiva, a planta desenvolve um pequeno botão. Dentro do botão, uma pequena flor começa a se formar, protegida pelas sépalas ao redor. Eventualmente, o botão se abre para revelar uma flor madura que é a parte reprodutiva da planta . As flores geralmente têm pétalas de cores vivas ou odores fortes para atrair polinizadores.

A parte masculina da flor é chamada de estame e a parte feminina de pistilo. Algumas plantas possuem ambas as partes na mesma flor, enquanto outras possuem apenas uma parte masculina ou feminina por flor. O estame carrega o pólen na antera, uma pequena bolsa que é sustentada por longos filamentos. O pistilo tem três partes:

  • Estigma - pegajoso e prende e retém o pólen
  • Estilo - tubo que mantém o estigma
  • Ovários - Onde as sementes se formam

Polinização

polinização de plantas

Polinização ocorre quando o pólen da antera masculina é transportado para o estigma feminino. Algumas plantas podem se autopolinizar. Outros requerem insetos, vento, chuva, pássaros e outros processos naturais para transportar o pólen.

As plantas também podem fazer polinização cruzada, o que significa que o pólen de uma planta é levado para outra planta da mesma espécie. Isso é benéfico porque cria diversidade genética, o que torna as gerações subsequentes mais fortes e mais adaptáveis. Insetos como as abelhas desempenham um papel importante na polinização, polinizando as plantas enquanto coletam pólen para sua alimentação.

Sementes maduras e liberadas

vagem de semente madura com sementes

Após a polinização, as sementes tornam-se reprodutivamente viáveis. Uma camada protetora, chamada de fruta, se forma ao redor das sementes. Algumas frutas são grandes e carnudas como uma maçã, outras são secas como o paraquedas branco de uma dente-de-leão .

As sementes podem ser dispersas de diversas maneiras.

  • A maneira mais simples é cair no chão. Muitos são comidos por animais pássaros e transportados em seus tratos digestivos.
  • Outros, como a bardana, são estruturados para ficarem com os transeuntes.
  • Outros ainda, como o dente-de-leão, flutuam facilmente com o vento por longas distâncias.

O objetivo de todas as plantas é criar novos descendentes viáveis ​​por meio da dispersão de sementes. Assim que a semente chega a um local onde pode germinar, o ciclo de vida está pronto para recomeçar.

jogos de digitação mavis beacon online grátis

Variações

Embora o processo geral possa ser semelhante, algumas plantas com flores se reproduzem por outros métodos.

Reprodução assexuada (vegetativa)

Algumas plantas com flores podem reproduzir um clone genético exato de si mesmas por meio de um processo chamado Reprodução vegetativa . As novas plantas que se formam são organismos independentes, capazes de reproduzir novos descendentes. Plantas diferentes têm métodos diferentes de reprodução vegetativa, como:

  • Formando novos bulbos - Plantas como alho , que crescem a partir de bulbos, produzem mais bulbos na maturidade, a partir dos quais crescem plantas novas e independentes.
  • Corredores - Morangos, por exemplo, mandam corredores ao longo do solo ao longo do qual os nós se formam. Cada nó tem a oportunidade de crescer e se tornar uma planta completa com sistema radicular, folhas e capacidade reprodutiva. Os morangos também usam a reprodução sexual.
  • Tubérculos - uma batata é na verdade um tubérculo que é a parte da planta usada para a reprodução vegetativa. O tubérculo forma brotos, que depois se transformam em estolhos, que se projetam lateralmente no subsolo e formam novos tubérculos.
  • Ventosas - as bananeiras se reproduzem de maneira simples, cultivando um novo caule na base do caule existente. Este novo caule é chamado de 'otário.'
  • Cormos - essas estruturas semelhantes a raízes são aglomerados de células a partir das quais as plantas crescem. Cada cormo forma novos cormos e se reproduz vegetativamente dessa maneira. Açafrão é uma planta que se reproduz desta forma.
  • Folhas - algumas plantas, como as begônias, se formam botões adventícios em suas folhas. Quando os botões entram em contato com o solo, eles desenvolvem raízes e ganham vida própria.

Anuais, bienais e perenes

Plantas diferentes completam seus ciclos de vida em taxas diferentes.

  • Os anuais completam seu ciclo de vida em um ano ou menos (milho, dente de leão).
  • As bienais completam seu ciclo de vida em dois anos, muitas vezes armazenando energia em seu porta-enxerto durante o inverno e disparando para o céu na primavera do segundo ano (beterraba, bardana). Essas plantas geralmente começam a parte reprodutiva de seu ciclo de vida no segundo ano.
  • As plantas perenes vivem por muitas estações de cultivo. Muitos produzem sementes em cada estação após atingirem a maturidade (mirtilos, flor roxa).

Observe e aprenda

Cada uma das plantas com flores tem variações exclusivas na maneira como crescem, florescem e se reproduzem. A melhor maneira de aprender sobre o ciclo de vida das plantas com flores é observá-lo pessoalmente. Observe as diferentes fases do ciclo de vida em seu jardim ou em ervas daninhas comuns e observe as diferenças que você vê. Tente registrar o que você observa em um diário. Não importa o quanto você o estude, porém, o ciclo de vida das plantas com flores nunca perde a magia e o mistério que estão presentes em todas as coisas vivas.

Calculadora Caloria