Reflexo de agarrar em bebês: palmar vs plantar, idade e significado

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

Os reflexos em recém-nascidos são respostas involuntárias, sendo o mais comum o reflexo de preensão em bebês. O reflexo de preensão é uma ação involuntária que os recém-nascidos fazem com os dedos. É um reflexo inato que os bebês exibem em resposta a um movimento (1) . Por exemplo, quando você coloca o dedo perto da mão de um recém-nascido, ele a envolve. Esses reflexos também são chamados de reflexos primitivos ou recém-nascidos.

Leia este post para saber mais sobre os reflexos de preensão em bebês, incluindo seu significado e várias preocupações em relação a isso.



O que é o reflexo de agarrar?

O reflexo de preensão é uma ação involuntária em que o bebê envolve os dedos em torno de seu dedo ou de um objeto que acaricia a palma da mão. É uma resposta inata, primitiva e preênsil de recém-nascidos a um estímulo mecânico. (dois) .

O reflexo de preensão também é conhecido como reflexo palmar, reflexo de preensão palmar ou reflexo darwiniano. Você pode examinar o reflexo colocando primeiro o bebê de costas (posição supina) quando ele estiver acordado e alerta. O examinador precisa acariciar a palma da mão do bebê com o dedo indicador. Você notará os seguintes dois s'follow noopener noreferrer'>(3) .



    Fechamento dos dedos:Os dedos do bebê sofrem flexão para envolver o dedo do examinador.Agarrando-se ao objeto/dedo:A pressão aplicada na palma produz tração nos tendões dos dedos, resultando em uma ação de aderência. Pode ser difícil para você puxar o dedo suavemente neste s'follow noopener noreferrer'>(3) (4) .

    Reflexo PalmarReflexo Plantar
    O reflexo palmar é visto nas mãos.O reflexo plantar é visto nos pés.
    O reflexo palmar também é conhecido como reflexo darwiniano ou reflexo de preensão.O reflexo plantar também é conhecido como reflexo de Babinski.
    O reflexo faz com que o bebê envolva os dedos em torno do objeto ou dedo acariciando a palma.O reflexo faz com que o dedão do pé se curve para cima e para trás, enquanto os outros dedos se abrem quando a sola é acariciada do calcanhar aos dedos.
    O reflexo palmar é visto a partir de quatro meses de gestação até seis meses após o nascimento.O reflexo plantar é visto até 9-12 meses, mas pode persistir em alguns bebês por até 24 meses.

    Significado do Reflexo de Agarrar

    A finalidade original do reflexo de preensão é desconhecida. Acredita-se que o reflexo seja vestigial, pois pode ter sido significativo para nossos ancestrais arborícolas e primitivos. No entanto, o reflexo pode facilitar a interação do recém-nascido com o ambiente. Os recém-nascidos não podem organizar movimentos para agarrar um objeto voluntariamente. Portanto, o reflexo palmar cria um padrão motor básico para facilitar a interação com vários objetos.

    substituto não alcoólico para o vinho marsala

    O reflexo de preensão é controlado por regiões do cérebro e da medula espinhal. Um reflexo de preensão saudável, juntamente com outros reflexos primitivos, é frequentemente considerado um indicador positivo de uma boa saúde do sistema nervoso central (SNC) e do sistema nervoso periférico (nervos do cérebro e da medula espinhal). (dois) .



    Se inscrever

    Faixa Etária do Reflexo de Agarrar

    O reflexo de preensão ou palmar aparece durante a 16ª semana de gestação. O reflexo pode ser visível durante exames de ultra-som com o bebê segurando o cordão umbilical. O reflexo de preensão geralmente é visível até os seis meses de idade e pode desaparecer aos cinco meses em alguns bebês (5) . O reflexo geralmente aparece no mesmo período de tempo em bebês prematuros também.

    Por que o reflexo de preensão desaparece?

    O reflexo de preensão desaparece devido à integração reflexa pelos centros cerebrais superiores (6) . A integração reflexa ocorre quando os centros cerebrais amadurecidos inibem o reflexo e o modificam para se tornar uma ação voluntária. Em última análise, indica a maturação do córtex motor do bebê (uma parte do córtex cerebral). Um córtex motor amadurecido eventualmente leva a melhores habilidades motoras e à capacidade de realizar ações voluntárias. Assim, à medida que o bebê cresce, ele não precisa de reflexos primitivos, pois seu sistema nervoso está maduro o suficiente para realizar ações vitais voluntariamente.

    E se o bebê não tiver um reflexo de preensão?

    A ausência do reflexo de preensão em recém-nascidos pode indicar uma anormalidade subjacente no sistema nervoso central ou no sistema nervoso periférico. Os seguintes problemas e questões podem levar a um reflexo de preensão ausente (dois) .

    • Lesão, como lesão de nascimento, no cérebro
    • Lesão na medula espinhal
    • Danos aos nervos (sistema nervoso periférico)
    • Compressão prolongada e danos subsequentes aos nervos
    • Lesões na cabeça acidentais ou concussões graves durante a fase de recém-nascido

    O bebê pode apresentar um reflexo de preensão palmar fraco se tiver distúrbios de movimento, como paralisia cerebral. O médico do seu bebê avaliará a presença do reflexo no nascimento ou durante os exames subsequentes. Se o seu bebê de repente parar de mostrar o reflexo de agarrar, consulte um médico imediatamente.

    E se o reflexo de preensão persistir?

    A retenção de reflexos primitivos, como o reflexo de preensão, além da faixa etária normal, indica falha na integração dos reflexos pelos centros cerebrais superiores. Abaixo estão alguns dos problemas neurológicos e condições que podem causar a persistência do reflexo de preensão além de seis meses (7) .

    • Paralisia cerebral espástica
    • Distúrbios neuromusculares, como hemiplegia espástica
    • Lesões corticais, como devido a lesões cerebrais
    • Atividade cortical diminuída devido a lesão ou doença grave

    Muitas dessas condições causam outros sintomas e podem ser diagnosticadas à medida que o bebê cresce. Fale com um pediatra se o bebê continuar a mostrar reflexo de preensão após os seis meses de idade.

    Outros reflexos do recém-nascido

    Abaixo estão alguns dos outros reflexos primitivos presentes em recém-nascidos (8) (9) (10) .

      Reflexo tônico cervical assimétrico:Também é conhecido como o reflexo de esgrima. Quando o bebê é colocado de costas, sua cabeça gira com o braço e a perna de um lado estendidos. Enquanto isso, o outro braço e a perna estarão flexionados. Este reflexo desaparece com a idade de sete meses.
      Reflexo mourisco:Também é conhecido como reflexo de sobressalto. O reflexo faz com que o bebê jogue a cabeça para trás enquanto estende os braços e as pernas quando ouve um som alto ou experimenta um movimento súbito. O reflexo dura até dois a seis meses.
      Reflexo de enraizamento:Se a bochecha do recém-nascido for acariciada, o bebê abrirá automaticamente a boca e virará a cabeça para o lado que foi acariciado. Esse reflexo ajuda o bebê a encontrar e agarrar o bico do seio ou da mamadeira. O reflexo de enraizamento dura até quatro a seis meses.
      Reflexo do passo:Segure o bebê na posição vertical com as solas tocando o chão. O bebê começa a mover os pés um após o outro, assemelhando-se à ação de pisar. O reflexo do passo desaparece com a idade de dois a três meses.
      Reflexo de sucção:Se o palato do bebê (céu da boca) e os lábios são tocados com um dedo, mamilo ou chupeta, o bebê começa a fazer movimentos de sucção. O reflexo de sucção geralmente desaparece em quatro meses.

    O reflexo de preensão é um reflexo primitivo que fornece ao bebê habilidades motoras básicas básicas. Você pode facilmente provocar o reflexo acariciando as palmas das mãos do bebê com o dedo ou qualquer objeto. À medida que o bebê cresce, ele se torna adepto de voluntariamente agarrar e soltar objetos com os dedos. Se você notar problemas com o reflexo de preensão ou persistir por muito tempo, fale com o pediatra em sua próxima consulta.

    1. Reflexos infantis ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
    2. Aabha A. Anekar e Bruno Bordoni, Reflexo de preensão palmar ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
    3. Yasuyuki Fu'follow noopener noreferrer'>O Reflexo de Agarrar e o Reflexo Moro em Bebês: Hierarquia de Respostas Reflexas Primitivas ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
    Quatro. Reflexo de Babinski ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
    5. Reflexos do recém-nascido ; Academia Americana de Pediatria
    6. Reflexos motores primitivos e seu impacto na função de uma criança ; Ferramentas para crescer
    7. Samuel R. Falkson e Bruno Bordoni, Reflexo de Agarrar ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
    8. Reflexos do recém-nascido ; Saúde Infantil de Stanford
    9. Gabriela Beltre e Magda D. Mendez, Desenvolvimento infantil ; Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
    10. Desenvolvimento de habilidades de alimentação infantil ; USDA

    Calculadora Caloria