Fatos sobre máscaras de teatro grego

Os Melhores Nomes Para Crianças

Greek_mask.JPG

As máscaras usadas no teatro grego antigo eram estilizadas para projetar as emoções de um personagem.





Os famosos rostos do drama, denotando comédia e tragédia, têm suas origens nas máscaras dramáticas gregas, que eram comumente usadas por todos os atores nos tempos antigos. Embora possa parecer contra-intuitivo, as máscaras foram usadas para transmitir emoções e foram consideradas mais eficazes do que um rosto revelado.

Origens das máscaras dramáticas gregas

Embora as origens exatas tanto do drama quanto do uso de máscaras na performance não possam ser identificadas de forma absoluta, geralmente é entendido que derivam da adoração ao deus Dioniso. Como um deus associado ao vinho, seus seguidores eram naturalmente apaixonados e propensos à ação dramática.





Artigos relacionados
  • Imagens do traje da deusa grega
  • Máscaras realmente assustadoras
  • Imagens de fantasias de fadas

A performance musical, a dança e a narração de histórias associadas às festas de adoração a Dioniso podem ser consideradas o início do teatro organizado. Além disso, Dionísio era um deus da 'alteridade' e, portanto, quando era representado artisticamente em vasos ou outras louças, era mostrado usando uma máscara.

Os rostos mostrados para 'comédia / tragédia' representam os dois lados de Dioniso: que ele estava cheio de alegria e folia, mas também sujeito a grande tristeza.



Finalmente, o primeiro escritor e performer conhecido chamava-se Thespis (daí o sinônimo 'thespian' para atores) e ele usava uma máscara, estabelecendo assim uma tendência para os séculos vindouros.

Usos de máscaras dramáticas gregas

Havia várias razões práticas para o uso de máscaras no drama grego. As máscaras permitiam aos atores desempenhar facilmente vários papéis diferentes, incluindo deuses, cujos rostos nunca poderiam ser representados por um rosto humano.

As máscaras também permitiam que os atores representassem personagens femininos de maneira confiável, porque é claro que as mulheres não tinham permissão para atuar no palco quando o teatro começou.



Na Grécia antiga, as peças eram encenadas durante o dia, ao ar livre em grandes anfiteatros. A maior parte do público não conseguia ver os atores muito bem, então uma máscara projetou um personagem para os assentos baratos. Além disso, as máscaras eram altamente estilizadas e exageradas, de modo que um vilão ou amante era facilmente compreendido, mesmo por membros da audiência menos instruídos.

Desafios das máscaras gregas

Por mais libertadoras que as máscaras fossem ao permitir que os atores deslizassem para frente e para trás entre personagens e gênero, elas também representavam um grande desafio para bons performers. Os atores passaram anos aprendendo como usar seus corpos para aumentar o impulso emocional de uma performance e mostrar a amplitude da emoção geralmente expressa no rosto.

Os atores também tiveram que dominar uma variedade de expressões vocais. Por mais difícil que fosse aprender a projetar para um público ao ar livre de 10.000 pessoas sem amplificação, as habilidades de um ator eram avaliadas principalmente pela força emocional de sua voz. Tudo em um personagem e na história tinha que vir das palavras faladas, e se um ator não fosse habilidoso o suficiente, a história não seria bem contada e a peça seria um fracasso. A máscara deu aos atores caracterizações que foram imediatamente compreendidas, mas foram a voz e o corpo que trouxeram os personagens à vida tridimensional.

A construção das máscaras

As opiniões variam, mas é geralmente aceito que as máscaras usadas no teatro antigo eram feitas de argila, madeira, linho e couro. Um modelo de mármore ou pedra foi usado como molde para construir a máscara, que foi assim que eles adquiriram consistência. Uma peruca foi anexada para cobrir a cabeça do ator.

As máscaras tinham grandes bocas abertas para que os atores pudessem falar com facilidade e serem ouvidos em todo o anfiteatro. Os olhos, que tendiam a ser exagerados, estavam totalmente pintados. No entanto, havia um buraco no lugar de uma pupila para o ator enxergar.

Máscaras de Reprodução

Infelizmente, as antigas máscaras gregas não sobreviveram, mas se você quiser tentar fazer uma peça grega com máscaras, Máscaras de Arlecchina , feito pela artista de Los Angeles Wendy Gough, será muito próximo da coisa real. As máscaras são feitas de papel machê e neoprene. Há dezenove para escolher ou, se você quiser algo como uma máscara Medusa, eles podem fazer algo personalizado com base em seu próprio design.

Calculadora Caloria